sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sony se diz encorajada pelas vendas do 3DS

O bom desempenho nas vendas do console da Nintendo é visto pela gigante dos eletrônicos como um bom prospecto do mercado de portáteis; empresa afirma ainda não estar preocupada com o rendimento do Vita no Japão.


Com o PS Vita tendo um começo difícil no Japão e o 3DS sumindo das prateleiras nas lojas, alguns poderiam imaginar que a Sony estaria chateada pelo sucesso de seu competidor. Mas o presidente da Sony Computer Entertainment Europa, Jim Ryan, afirmou que isso é na verdade algo encorajador para o futuro do seu portátil.


Em entrevista concedida ao site MCV, Ryan explicou que o sucesso da Nintendo é um sinal de que ainda existe espaço no mercado para os aparelhos portáteis dedicados aos jogos.

Uma das coisas encorajadoras em relação à performance das vendas do 3DS no Natal é que isto está confundindo os pessimistas que diziam que não havia espaço no mercado para um aparelho portátil de jogos dedicado,” disse ele. “E neste sentido nós somos encorajados pelo resultado que o 3DS alcançou no último mês.”

Ryan disse ainda que o sucesso do 3DS – pra não dizer a atual expansão dos smartphones – não significa necessariamente que os consumidores não comprarão um Vita porque ele acredita que os dois aparelhos não compartilham do mesmo mercado, então a Sony não teria com o que se preocupar.

São dois mercados distintos. A qualidade, a imersão, a riqueza da experiência que nós acreditamos oferecer com o Vita excede e muito tudo o que nós acreditamos estar disponível em qualquer smartphone.”

O 3DS vendeu muito pouco no começo por causa de uma série de razões, incluindo o fato de que ele foi lançado a um alto preço ($250, R$ 455) e possuía muito poucos jogos que valiam a pena jogar. A situação mudou na segunda metade de 2011 devido a redução de preço em Agosto e ao lançamento de jogos como Super Mario 3D Land e Mario Kart 7.

O resultado foi que, no começo de Dezembro, o 3DS já havia ultrapassado as vendas do primeiro ano do DS original e, no começo deste mês, o sistema ultrapassou a marca de 4 milhões de unidades vendidas tanto nos EUA quanto no Japão.

O Vita se encontra no que alguns poderiam considerar como uma situação parecida. Após uma boa estreia de 325.000 unidades em vendas no Japão, o mais novo portátil da Sony não tem obtido bons resultados, sendo constantemente ultrapassado pelo 3DS e até mesmo pelo Playstation Portable.

Mas Ryan não enxerga o fato de as vendas do Vita terem estagnado no Japão como um indicativo válido para saber o que acontecerá com ele nos outros mercados. Com o portátil estando para ser lançado no Ocidente no dia 22 de Fevereiro, o presidente afirmou que ainda é muito cedo para se tirar conclusões.

Uma das coisas que nós temos aprendido nesse longo período de tempo é que, seja ele o PS1, o PS2, o PSP ou o PS3, é perigoso ao ponto de ser impossível tirar qualquer experiência do mercado japonês e tentar extrapolá-lo, e propor a partir daí o que acontecerá na Europa e na América do Norte.”

Sem contar o fato de que ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão. Os mercados hoje estão tão diferentes, eu realmente penso que eles estão divergindo numa extensão maior do que no passado – se é que isso é possível.”

É impossível projetar qualquer conclusão significativa do lançamento japonês no contexto do que acontecerá na Europa. Nós estamos mais focados nas reações dos nossos parceiros, seja dos especialistas da imprensa ou reações vindas do varejo; na tarefa chave de alocar o fornecimento que nós temos a uma demanda considerável, e apenas em assegurarmos que tudo esteja no lugar para o dia 22 de Fevereiro.”

Graças ao sucesso de smartphones como o Phone e tablets como o iPad, se tem ouvido muitas pessoas questionando o futuro dos portáteis dedicados a jogos nos últimos anos. Perguntas como, ‘Quem vai querer um sistema com jogos a $40 que faz muito pouco além de rodar jogos quando você pode ter um telefone que tem jogos muito mais baratos e faz muitas outras coisas?’ têm sido feitas inúmeras vezes, embora isto não tenha impedido Sony e Nintendo de continuarem seguindo com os seus consoles portáteis.

Enquanto que o 3DS teve dificuldades no começo, ele acabou se saindo muito bem no final, especialmente durante as férias de final de ano, e até mesmo a Sony está vendo isso como um sinal de promessa de um bom futuro.

O fato de o Vita não estar se saindo tão bem quanto o seu predecessor neste momento não é necessariamente um sinal de fracasso – o sucesso do PSP se deu em grande parte aos jogos Monster Hunter que são bastante populares no Japão.

Com o 3DS recebendo Monster Hunter 3G e o recém-anunciado Monster Hunter 4, e com este último não saindo para o PS Vita, são coisas que conduzem o portátil da Sony a uma situação de não possuir grandes vendas.

Por sorte para a Sony, um rumor surgido semana passada sugere que um jogo Monster Hunter estaria sendo preparado para o Vita no final do ano, algo que, caso se prove verdadeiro, iria com certeza impulsionar as vendas do aparelho no país.


FONTE: Eurogamer.net / 1up.com / Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
Playstation Vita chega a marca de 500 mil unidades vendidas
Playstation Vita terá a ‘Maior Campanha’ de marketing da Sony durante seu lançamento no Ocidente
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário