sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vendas no Japão - Resultado anual 2011: Indústria fecha o ano com queda de 8% apesar do lançamento do 3DS

Mercado japonês fecha o seu quinto ano seguido no negativo, com o setor de softwares sofrendo a maior queda (13,7%); hardware fecha no positivo graças ao lançamento do 3DS que fechou o ano com mais de 4 milhões de unidades vendidas no país; Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land são os mais vendidos com mais de 1 milhão cada.


O histórico do mercado de jogos nos EUA tem estado em declínio constante desde 2008, e a NPD já antecipou que 2011 não será diferente, prevendo uma redução de 3% nas vendas em relação ao ano passado. Mas, embora negativo, a indústria no Japão teria considerado tal resultado como muito bom, já que os novos dados recém divulgados mostram que a indústria dos games no país fechou o quinto consecutivo no negativo com fortes quedas nas vendas.

A boa performance do 3DS não foi o suficiente para evitar que a indústria dos games no Japão fechasse mais um ano no negativo.


De acordo com a Famitsu (via Andriasang), a empresa japonesa de acompanhamento de mercado Enterbrain publicou o resultado financeiro da indústria no Japão em 2011, com o mercado fechando com queda de 8% em relação à 2010. O maior problema foram as vendas de softwares que fecharam o ano com quase 14% a menos do que o ano anterior, apesar do ano ter contado com o lançamento de dois novos portáteis: o Nintendo 3DS e, mais para o final do ano, o PlayStation Vita.

Em 2011, o mercado japonês arrecadou um total de $5,9 bilhões (R$ 10,7 bilhões) em receitas. As vendas de hardware foi o ponto positivo do ano, subindo 2,4% em relação à 2010, graças em grande parte ao Nintendo 3DS, que ajudou a indústria a gerar $2,3 bilhões (R$ 4,18 bilhões) em vendas de consoles e portáteis.

Já pelos lados dos softwares, o ano fechou com uma queda brusca de 13,7%, com o mercado tendo arrecadando $3,6 bilhões (R$ 6,55 bilhões).

O grande vencedor do ano foi o 3DS. O novo portátil da Nintendo assegurou a primeira colocação no quadro de vendas de hardware com 4,1 milhões de unidades, ultrapassando facilmente o segundo colocado, o PSP, que comercializou 1,9 milhões. O Playstation 3 e o Nintendo Wii vêem em seguida na terceira e quarta posição, respectivamente.

Estes números mostram a importância do mercado Norte Americano para as fabricantes japonesas; apenas para efeitos de comparação, as vendas do PS3 nos EUA são 4 vezes maiores do que as vendas no Japão. Mais curioso ainda, as vendas do 3DS nos Estados Unidos acabaram de alcançar a mesma quantidade de vendas do aparelho no Japão, e isso sem levar em conta que a adesão do portátil nos EUA tem sido muito mais lenta do que no mercado japonês.

Em relação aos softwares, os números mostram que os interesses dos consumidores japoneses são quase que inteiramente pelos jogos japoneses. Nesta área, o 3DS também se sobressaiu sobre as outras plataformas, conquistando três das primeiras quatro posições no quadro de vendas. Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land (primeiro e segundo, respectivamente) venderam cada um mais de 1 milhão de unidades, mesmo com eles estando disponíveis nas lojas apenas nas últimas semanas do ano.

É interessante notar também que as duas gigantes dos softwares voltadas para o mercado de celulares no Japão, DeNA e Gree, combinadas, arrecadaram cerca de $3 bilhões (R$ 5,46 bilhões) em vendas de softwares em 2011, ou, se preferir, quase que o mesmo montante arrecadado por toda a indústria dos games no Japão.

Tanto a DeNA quanto a Gree obtiveram uma margem de lucro em torno de 50%, um resultado que as outras empresas que vendem discos no varejo só podem sonhar em ter. Ao que parece os consumidores japoneses estão rapidamente migrando as suas compras para o mercado de celulares na aquisição de programas e ´tens virtuais, enquanto que o tradicional mercado de videogames tem ficado para trás.


VENDAS TOTAIS DA INDÚSTRIA DOS GAMES NO JAPÃO – Ano de 2011 
  • Hardware: $2,3 bilhões (R$ 4,18 bilhões) / 2,4%
  • Software: $3,6 bilhões (R$ 6,55 bilhões) / -13,7%
  • Vendas Totais: $5,9 bilhões (R$ 10,7 bilhões)  / -8%


VENDAS TOTAIS DE HARDWARE

Plataforma: vendas em 2011 (vendas totais desde o lançamento) 
  • Nintendo 3DS: 4,135,739 unidades
  • Sony PSP: 1,960,177 (18,237,108)
  • Sony PlayStation 3: 1,467,261 (7,417,148)
  • Nintendo Wii: 937,451 (12,167,743)
  • Nintendo DS (total, all models): 711,204 (32,835,502)
  • PlayStation Vita: 402,794
  • Xbox 360: 114,075 (1,520,738)


VENDAS TOTAIS DE SOFTWARE

Nome (Plataforma): vendas em 2011 ((vendas totais desde o lançamento). 
  • Mario Kart 7 (Nintendo 3DS): 1,082,391 unidades
  • Super Mario 3D Land (Nintendo 3DS): 1,042,511
  • Monster Hunter Portable 3rd (Sony PSP): 1,021,457 (4,502,446)
  • Monster Hunter 3G (Nintendo 3DS): 809,322
  • Final Fantasy XIII-2 (Sony PS3): 697,146
  • Final Fantasy Type-0 (Sony PSP): 696,428
  • Rhythm Heaven Forever (Nintendo Wii): 633,429
  • Tales of Xillia (Sony PS3): 632,151
  • Wii Sports Resort (Nintendo Wii): 612,807 (2,732,655)
  • Wii Party (Nintendo Wii): 584,545 (2,123,773)


FONTE:
Industrygamers.com / Eurogamer.net

..............................................................................................................
Outras notícias:
Vendas da indústria dos games no Japão tem redução de 6,9% em 2009
Vendas do Playstation Vita estagnam no Japão
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário