quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sony declara que nenhum Playstation 4 será anunciado na E3 de 2012

Segundo Kaz Hirai, levar o PS3 a um ciclo de vida de 10 anos é o atual pensamento da empresa.


A Sony não anunciará nenhum Playstation 4 durante a E3 deste ano. Jogando um balde de água fria nos rumores da semana passada que dizia que o sucessor do PS3 (e o novo Xbox) seria anunciado no mega evento deste ano, Kaz Hirai - atual diretor da Sony Computer Entertainment (que inclui a marca Playstation) e cujos rumores afirmam ser o próximo presidente da Sony - negou enfaticamente que a Sony esteja planejando fazer tal anúncio em Junho.


Conversando com uma roda de repórteres durante a CES (conforme publicado pela Wall Street Journal), Hirai respondeu a uma questão feita a ele sobre o Playstation 4 estar aparecendo na E3 deste ano. “Andy (House) está absolutamente certo em que nós não faremos nenhum anúncio durante a E3. Eu tenho falado sempre de um ciclo de vida de 10 anos para o PS3, e não há motivo algum para fugir disso.”

Hirai adicionou que a Sonynão estará falando sobre nenhum novo console caseiro agora,” e reiterou novamente a posição atual da empresa de dar ao PS3 um ciclo de vida de 10 anos. Ele declarou ainda que a Sony não está “com pressa de substituí-lo por um novo sistema.”

Seu discurso vem em concordância com as declarações de Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, que afirmou recentemente que a Sonytinha acabado de entrar neste grande momento do PS3,” adicionando que “Eu não acho que nós estaremos considerando falar sobre nada que esteja relacionado à futura iteração do console para este momento.”

Foi uma publicação da MCV divulgada semana passada que deu início aos rumores sobre um possível Playstation 4 estar sendo mostrado na E3 de 2012. O site bancou publicamente a informação de sua fonte por meio do Twitter. Desde então, entretanto, começaram a surgir rumores e especulações dizendo exatamente ao contrário, incluindo a opinião do analista da indústria, Michael Pachter, que declarou que ele acreditava que “havia zero chances de uma apresentação da Sony sobre o Playstation 4 na E3.

De fato, não se sabe quem são as fontes do rumor PS4/E3, e é claro que é esperado que a Sony declare exatamente o que ela declarou mesmo que um anúncio esteja realmente sendo planejado. De qualquer forma, ainda há muito tempo até Junho, e as coisas podem mudar até lá.

Vale lembrar que a Sony já comentou anteriormente que ela consideraria “indesejável” lançar o PS4 muito tempo depois, e se um novo Xbox chegar ao mercado no final deste ano, então a Microsoft teria conseguido uma vantagem sobre o seu concorrente outra vez.

Independentemente do que aconteça em relação ao anúncio na E3, parece ser muito improvável que o PS4 seja lançado num futuro próximo. Mas se alguma vez alguma geração da Sony efetivamente durou 10 anos antes da chegada de um novo console, esta atual geração foi a que chegou mais próxima disso.

Apesar de a fabricante japonesa citar constantemente o tal ciclo de 10 anos, ela nunca esperou mais de seis anos para lançar no mercado um novo sistema: o Playstation Original foi lançado em 1994 (1995 na América do Norte), seguido pelo Playstation 2 em 2000 e pelo Playstation 3 em 2006.

O comportamento padrão sugere que o PS4 seja lançado neste ano. Mas ao que parece, é provável que nós vejamos apenas o Wii U como o novo console caseiro a ser lançado neste ano, já que a Sony já declarou que ela não correrá com o PS4 por causa do novo sistema da Nintendo.


FONTE: IGN.com / 1up.com / Eurogamer.net / Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
Playstation 4 e o novo Xbox serão revelados durante a E3?
Playstation 4 é difícil de se imaginar para este momento, diz a EA
..............................................................................................................