sábado, 7 de janeiro de 2012

Playstation 4 e o novo Xbox serão revelados durante a E3?

Se o mais novo rumor sobre os consoles da próxima geração estiverem certos, nós teremos uma das melhores E3 de todos os tempos. 


De acordo com os mais novos rumores a respeito dos inevitáveis sucessores do Xbox 360 e do Playstation 3, não apenas um mas os DOIS serão revelados durante a Electronic Entertainment Expo deste ano. Segundo fontes, a Sony também estará “mostrando” o seu novo console – que deve ser chamado de Playstation 4 – durante o evento que acontecerá em Junho.


A notícia foi dada pelo site MCV que afirmou ter ficado sabendo disso por uma fonte “exemplar” e de um “cargo altíssimo.” Nenhum outro detalhe mais específico foi divulgado em relação ao que exatamente Sony e Microsoft mostrarão, e nem se sabe também qual a quantidade de informações que elas estão planejando divulgar.

Posteriormente, Ben Parfitt da MCV reafirmou as suas declarações por meio do Twitter: “Obviamente que nós não podemos revelar as nossas fontes. Mas vocês têm a minha palavra sobre isso – a fonte é exemplar, 100% concreta, de um cargo altíssimo." E adicionou depois: “Eu realmente, realmente gostaria de dizer o nome dele/dela/deles/disso, mas é óbvio que não posso.

Entretanto, isto pode não se tratar exatamente de uma revelação completa; talvez nós só vejamos o anúncio e mais nada. Conversando mais tarde com o site IGN, Michael French da MCV disse: “É bastante confiável. Mesmo que nós não vejamos o hardware em si, ou fiquemos sabendo de seu preço e data, as distribuidoras e desenvolvedoras chaves estão aguardando algum sinal em relação a que direção o PS4 tomará na E3 deste ano. A Sony não é estúpida – ela sabe que se a Microsoft está planejando também falar algo sobre o seu próximo console, ela não pode ficar para trás.

Não é a primeira vez que uma publicação cita fontes com informações do tipo, mas desta vez não se trata de um desconhecido blog europeu sobre jogos qualquer; a credibilidade da MCV no mercado torna este rumor ainda mais relevante.

Enquanto que a Nintendo estará detalhando ainda mais as informações sobre o Wii U em vista de seu lançamento no final do ano (visto que até o presidente Satoru Iwata reconheceu erros na apresentação do console durante a E3 de 2011), nós ainda nem tivemos uma confirmação oficial sobre a existência de um terceiro Xbox ou do Playstation 4. Isto significa que as duas fabricantes ainda possuem muito tempo para revelarem aos poucos todos os aspectos de seus respectivos sistemas caso elas decidam por divulgarem apenas informações iniciais durante a E3.

Entretanto, muitos estão esperando que a Microsoft suba ao palco da E3 para mostrar um novo Xbox – ou dois novos Xboxes. E o anúncio pode acontecer até mesmo antes disso, mais precisamente na semana que vem durante a Consumer Electronics Show (CES). Já uma revelação da Sony seria uma surpresa maior, já que um novo console neste estágio do ciclo de vida do Playstation 3 não se enquadraria no “plano de dez anos” para cada um de seus aparelhos.

Poderiam os rumores de um novo Xbox estar sendo supostamente revelado este ano ter mudado o planejamento da Sony de um clico de vida de dez ano para o Playstation 3? Ao que parece, a resposta é sim. Em Novembro, o presidente da Sony na Europa, Jim Ryan, disse à Eurogamer que seria “indesejável” conceder um outro ano de vantagem para a Microsoft na próxima geração de consoles.

O mais curioso ainda é que tudo isso poderia se tornar num efeito cascata: A Sony apressando os seus trabalhos com o novo console por causa da Microsoft, apenas para descobrir depois que a Microsoft apressou os seus trabalhos com o novo console por causa do Nintendo Wii U, que por sua vez parece ter apressando os seus trabalhos com o novo console para anunciá-lo. Que resultado maquinário nós não teríamos no final: três consoles mal acabados lançados no mercado.

Esta não é a primeira vez que nós ouvimos rumores afirmando que tais anúncios acontecerão na E3 deste ano, especialmente se tratando do sucessor do Xbox 360. Tirando o fiasco do “Red Ring of Death”, que trouxe um prejuízo muito grande para a empresa, a Microsoft obteve um ótimo sucesso com o 360 devido à diferença de um ano de vantagem que a empresa estabeleceu – o console foi lançado nos EUA em Novembro de 2005, um ano inteiro à frente dos concorrentes Playstation 3 e Nintendo Wii. É seguro apostar que a Microsoft gostaria de manter esta vantagem de um ano, enquanto que a Sony preferirá que isto não aconteça.

Notícias afirmavam ano passado que fontes ligadas à Crytek (criadora da série Crysis) haviam indicado que o novo Xbox estava em desenvolvimento e seria revelado durante a E3 de 2012. Paralelamente, haviam surgido alguns rumores de que a Electronic Arts e outros estúdios já estariam desenvolvendo jogos em cima de uma versão inicial do hardware do novo Xbox, algo sempre negado pelas empresas.

Um possível lançamento do sucessor do Xbox em 2012 (algo que tem sido mencionado com bastante freqüência nos últimos tempos) não é visto por todos como uma possibilidade muito válida. O famoso analista da Wedbush Securities, Michael Pachter, está entre aqueles que não acreditam nesta ideia, chamado estes rumores de “bobos.”

Seu ponto é que não faz muito sentido a Microsoft prejudicar a si mesma, pelos menos considerando o mercado nos EUA, aonde ela passa por um grande momento e tem superado constantemente os seus concorrentes em vendas. Durante a semana Black Friday, o Xbox 360 conseguiu obter a sua maior semana de vendas em toda a sua história, tendo comercializado quase 1 milhão de unidades em 7 dias apenas nos EUA.

Já os rumores sobre um possível Playstation 4 tem sido mais escassos, tanto porque o PS3 é um ano mais novo do que o 360 quanto por causa da decisão da Sony de trabalhar com um ciclo de vida de 10 anos. Surgiram notícias de que alguns estudos internos já estariam preparando jogos para o PS4, enquanto que outras sugeriam que o sistema poderia sair em 2012 com um sistema de controles do tipo do Kinect.

Em Maio do ano passado, quando perguntado pelos acionistas qual era o motivo pelo aumento nos custos de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Masaru Kato da Sony respondeu que “o PS3 ainda tem um ciclo de vida, mas isto é um mercado de consoles, então para a futura plataforma... quando nós iremos introduzir este produto eu não posso conversar sobre isso.. mas nossos trabalhos de desenvolvimento já estão em curso, então os custos estão contabilizados ai.

O que se pode afirmar com certeza é que a Sony – pelo menos publicamente – não se sente pressionada a correr com o desenvolvimento do PS4 por causa do Wii U, mas ela será (e provavelmente já está sendo) solicitada pelos estúdios criadores de jogos a dar um feedback sobre como será o novo sistema.

É esperado que a Microsoft lance o seu próximo Xbox na época do Natal de 2013. Já o PS4 poderá sair bem depois disso, a julgar pelo comprometimento da Sony para com The Last of Us, a mais nova exclusividade do PS3 que está sendo feita pela Naughty Dog, criadora de Uncharted, e que muito provavelmente será lançado em 2013.

Mas caso aconteça de Sony e Microsoft vierem a revelarem seus novos consoles no mesmo ano em que a Nintendo divulgará novos detalhes como preços e datas para o Wii U, então nós poderemos ter em 2012 a maior E3 de toda a história. A E3 está previsto para acontecer entre os dias 5 e 7 de Junho em Los Angeles.


FONTE: IGN.com / Eurogamer.com / 1up.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
Próximo Xbox poderá permitir que os jogadores gravem partidas de seus jogos
Sony considera ‘indesejável’ lançar o PS4 muito tempo depois dos seus competidores
..............................................................................................................