Pesquisa da revista Game Informer com 5000 proprietários de consoles mostra que cerca de metade dos aparelhos da Microsoft apresentou problemas uma vez, 41,2% duas vezes; 10,6% de PS3 e 6,8% de Wiis também se mostraram com defeito.
Todo mundo se lembra – especialmente os proprietários do Xbox 360 – dos problemas do “Círculo Vermelho da Morte” (Red Ring of Death) e do erro E74 (também conhecido como Tela Preta da Morte - Black Screen of Death) que os consoles da Microsoft apresentaram especialmente nos primeiros anos de seu lançamento. Tanto que a própria Microsoft estendeu a garantia do Xbox 360 para três anos, garantia essa que cobria estes dois erros. Porém, nunca foi conhecido exatamente qual era a proporção destes problemas.
Mas a edição de Setembro da revista Game Informer mostrou o resultado de uma pesquisa realizada entre 5000 assinantes para saber com que freqüência os consoles apresentam problemas. O número que mais chama atenção é a porcentagem de problemas que o console da Microsoft apresentou: 54,2% dos proprietários do Xbox 360 informaram que tiveram problemas com o aparelho uma vez. Isso significaria que, da base instalada total de trinta milhões de unidades, cerca de 15,72 milhões de aparelhos apresentaram problemas.
d
Talvez ainda mais problemático, 41,2% dos proprietários do 360 disseram ter problemas de mal funcionamento do aparelho uma segunda vez. Isso representaria cerca de 12,6 milhões de pessoas que tiveram problemas em seu aparelho por duas vezes.
d
A pesquisa mostrou ainda que cerca de 36,4% dos proprietários do X360 disseram ter comprado um segundo novo console, contra 13,4% de proprietários do Playstation 3, e 8,4% de proprietários do Wii. Além disso, a pesquisa também mostra que 69,9% dos pesquisados disseram que conhecem pelo menos um amigo que já teve problemas com o Xbox 360. Entretanto, apenas 3,8% dos pesquisados disseram que os problemas apresentados pelo 360 os convenceram a não comprar um console de reposição da Microsoft.
d
Com relação aos outros consoles, em comparação, 10,6% dos proprietários de Playstation 3 disserem ter tido problemas com o console, e 14,7% disserem ter tido problemas uma segunda vez. O Wii foi o que menos apresentou problemas, com uma taxa de problemas de 6,8% e uma taxa de um segundo problema de 11%. Entretanto, o baixo número do Wii pode ser pelo fato de o aparelho ser o menos usado dos três consoles. Cerca de 41,4% dos proprietários do Wii disseram que jogam numa média de uma hora por dia. Em contrapartida, 40,3% dos proprietários do 360 jogam de três a cinco horas por dia, e 37,3% dos proprietários do PS3 jogam também de três a cinco horas por dia.
d
A pesquisa da Game Informer também perguntou aos pesquisados sobre as experiências que eles tiveram com serviço de suporte de suas plataformas. Novamente, a Nintendo foi a primeira com 56,1% dos pesquisados dizendo que estavam “muito satisfeitos” com o suporte. A Sony aparece logo atrás com uma taxa de satisfação de 51,1%, e em terceiro a Microsoft com uma taxa de satisfação de 37,7%
Segue abaixo o resultado da pesquisa realizada:
TAXA DE PROBLEMAS DOS CONSOLES
PlayStation 3 - 10.6%
Wii - 6.8%
Xbox 360 - 54.2%
TAXA DE UM SEGUNDO PROBLEMA DOS CONSOLES
PlayStation 3 - 14.7%
Wii – 11%
Xbox 360 - 41.2%
JOGADORES COM AMIGOS QUE TIVERAM PROBLEMAS COM CONSOLES
PlayStation 3 - 12.4%
Wii – 6%
Xbox 360 - 69.9%
TAXA DE SATISFAÇÃO COM O SUPORTE AO CLIENTE
Sony - 51.1%
Nintendo - 56.1%
Microsoft - 37.7%
Fonte: GameSpot
Nenhum comentário:
Postar um comentário