Sony estaria em parceria com a fabricante de chips para
fornecer o processador gráfico de seu futuro console, abandonando assim o
complexa tecnologia de processadores usada atualmente no Playstation 3.
Quando o Playstation 3 foi lançado no mercado em 2006, ele
foi equipado com o processador Cell, um chipset projetado pela Sony que tinha o
objetivo de proporcionar o que havia de mais avançado na criação de jogos de
vídeo game caseiros até então. Devido a uma série de razões, os resultados
nunca estiveram no mesmo nível das altas expectativas da empresa, e agora
parece que a Sony decidiu mudar para uma arquitetura diferente de processadores
em seu futuro console.
De acordo com a Kotaku, o Playstation 4 abandonará os atuais
processadores Cell em favor de um chip fabricado pela AMD. Segundo a publicação
do site, “fontes da indústria dos games” revelaram que a Sony não estará mais
usando o Cell em sua nova plataforma, e nem mesmo uma possível versão mais
aperfeiçoada do atual processador do Playstation 3. A escolha da Sony para um
chip fabricado pela AMD poderia significar um estremecimento na atual parceria
da fabricante japonesa com a NVIDIA, rival da AMD.
“Uma colaboração da AMD com a CPU chama muito a atenção,”
escreveu Leadbetter em sua coluna na GamesIndustry.biz. “Pela primeira vez
desde o lançamento do Xbox original, nós poderemos muito bem ver um processador
x86 em um console. Pode ser difícil de imaginar que a empresa que nos trouxe o
Cell esteja abraçando por inteiro a tecnologia dos PCs, mas uma análise na
versão final do Vita pode sugerir uma mudança fundamental na forma de como a
Sony [está] construindo os seus consoles após a saída de Ken Kutaragi”.
“Não se trata mais de um hardware exótico e [o mais poderoso
possível]”, expressou ele. “É sobre criar a melhor máquina de jogos possível
com um conjunto de ferramentas de desenvolvimento [que seja] viável – e esta é
uma abordagem que já vem mostrando resultados.”
“Apesar de faltar talvez para o Playstation Vita um
aplicativo (jogo) arrasador, eu ainda acho que ele definiu um novo patamar em
termos de qualidade e quantidade no geral, e [ficou] acima de qualquer
lançamento de console que eu já vi em mais de 21 anos no mercado. Extrapolando
esta mesma filosofia para o Playstation 4 faz da ideia de se fazer do novo
console da Sony [uma plataforma] mais próxima a um PC parecer algo bem provável
na verdade.”
Já o artigo da Forbes declara que existe atualmente uma
colaboração não divulgada ao público entre Sony e AMD para que a fabricante de
chips trabalhasse no novo console. Em uma parte da publicação, que é inteiramente
voltada no novo diretor geral da AMD, Rory Read, o site escreveu: “É função de Read
assegurar que a AMD não estrague a sua leva de novos produtos, que inclui um
esforço secreto de colocar os seus chips gráficos no novo console ainda não
anunciado da Sony...”.
A Forbes comenta ainda que a AMD já cedeu a sua tecnologia
gráfica para o Xbox 360 com o processador gráfico Xenos, que é uma GPU
modificada. Mas a Nvidia, rival da AMD no mercado de placas gráficas, é a que
atualmente fornece o chip gráfico do Playstation 3 (o RSX 'Reality Synthesizer’),
e este novo acordo da Sony com a AMD irá “derrubar potencialmente” a Nvidia,
escreveu o site.
Tanto a Sony quanto a AMD se recusaram a comentar sobre o
assunto que, segundo a Forbes, surgiu de informações obtidas de “ex-empregados
da AMD”. Se provado verdadeiro, isto poderia significar que a AMD estaria
envolvida na fabricação de todos os aparelhos da próxima geração de consoles
das três grandes fabricantes de videogames.
A Sony tem declarado repetidamente que o PS3 estava “chegando
ao seu auge” durante os últimos cinco anos do clico de vida do console, mas
isto não impediu o surgimento de rumores sobre uma possível revelação do PS4 na
E3 em Junho.
Caso os rumores da Kotaku e da Forbes se mostrem verdadeiros, os
desenvolvedores já poderiam começar a criar desde já jogos para a próxima geração
de consoles usando a atual arquitetura da AMD, ao invés de terem que esperar
que a Sony lance a sua nova tecnologia. Além disso, isso faria com que os
desenvolvedores não ficassem amarrados a um determinado software de programação
específico para cada plataforma, o que resultaria em adaptações de melhor
qualidade entre as diferentes plataformas, algo que tem sido um grande problema
para os títulos do Playstation 3.
Mas apesar do abandono da arquitetura Cell representar um
grande ganho para os estúdios que tem tido dificuldades em trabalhar com um
chipset tão complexo, esta iniciativa da Sony poderia ser vista também como a
admissão de um erro.
O Cell era a menina dos olhos do criador do Playstation, Ken
Kutaragi, que imaginou que o chip – um ‘Power Processing Element’ em conjunto
com seis ‘Synergistic Processing Elements’ - faria do PS3 o mais impressionante
console de jogos já feito. Ele falava de uma residência equipada com múltiplos
aparelhos equipados com o Cell, todos eles conectados uns aos outros com o
objetivo de aumentar o poder computacional de qualquer um destes dispositivos.
Mas o Cell não se transformou na revolução que a Sony esperava, e
nem mesmo conseguiu fazer o PS3 parecer significantemente mais potente do que o
Xbox 360, que foi lançado um ano antes. A culpa disso possa talvez ser
atribuída ao próprio Cell, ou simplesmente às decisões dos estúdios de criarem
os seus jogos num nível não mais superior do que um certo ponto para que eles
pudessem rodar tanto no PS3 quanto no Xbox 360, considerado levemente mais
popular por possuir uma base mundial instalada maior.
A arquitetura do Playstation 3 com o Cell resultou em
desenvolvedores rotulando o sistema como uma plataforma difícil de se
trabalhar. O resultado é que os jogos multiplataforma tendem a se saírem melhor
no Xbox 360 que, embora perceptivelmente mais fraco, é um sistema mais amigável
e fácil de lidar. Apenas estúdios da Sony exclusivamente dedicados ao Playstation
3, como a Naughty Dog com a sua série Uncharted, conseguiram realmente demonstrar
do que o Playstation 3 é capaz de fazer.
Por isso parece ser improvável que nós ouçamos novamente o
futuro presidente da Sony, Kaz Hirai, dizer algo desse tipo:
“Não é fácil trabalhar com o PS3. Eu não diria que é
interminável em termos do que o console é capaz de fazer, mas nós adicionamos
[tanta complexidade] em nosso console que leva um certo tempo para que qualquer
um, incluindo os [nossos] estúdios internos, possa realmente explorar o seu
poder,” declarou Hirai em 2009 à Official PlayStation Magazine.
“Nós não fornecemos o console de fácil programação que eles
queriam, porque uma fácil programação significa que qualquer um é capaz de tirar
vantagem de tudo o que o hardware pode fazer, então a questão é o que você fará
pelo resto dos nove meses e meio?”
A Sony ainda não fez nenhum tipo de anúncio e nem
sequer confirmou a existência do Playstation 4, mas os rumores sobre a nova
geração de consoles tem surgido aos montes nos últimos tempos. Apesar de a
empresa parecer não estar com pressa para entrar logo na próxima geração e
declarar que ela provavelmente será a última a anunciar um novo console, a
Microsoft parece já ter iniciado as conversações com os desenvolvedores para
criarem títulos para o Xbox 720 (ou Durango), embora a empresa já tenha declarado
que nenhum novo console será lançado neste ano.
No final do ano passado, a Edge afirmou que um estúdio
interno da Sony já havia encerrado as suas atividades com o PS3 para dar início
ao desenvolvimento do PS4. A revista declarou ainda que a desenvolvedora anônima
também estaria participando da construção da tecnologia gráfica do novo console
da fabricante japonesa, e que a Guerrilla Games estaria preparando um novo
título Killzone. Seria para o
Playstation 4?
E a Naughty
Dog? Com o seu mais novo projeto, The Last of Us, sendo lançado para o
Playstation 3, estará ela planejando levar Uncharted 4 para o PS4?
Hirai já declarou enfaticamente que a Sony não estará anunciando nenhum novo console caseiro na E3 deste ano – comentários ecoados posteriormente
pelo presidente Sony Computer Entertainment America, Jack Tretton, que declarou
no mês passado que ele ficaria “muito perturbado” caso o anúncio do PS4
fosse feito neste ano.
Durante o lançamento do PS Vita na Europa à duas semanas
atrás, a Eurogamer perguntou ao diretor administrativo da Sony Computer
Entertainment do Reino Unido e Irlanda, Fergal Gara, se o PS4 seria anunciado
na E3 deste ano.
“Não tenho ideia”, disse ele. “Eu acho que Kaz já disse que
vocês não estarão vendo-o. O PS3 está vivo e bem e o PS3 ganhou o seu melhor
acessório: o PS Vita. Então vida longa ao PS3.”
Apesar de a Sony continuar investindo no PS3, ela está
ciente da necessidade de evitar sair atrás de seus rivais no mercado mais uma
vez. Já tendo dado um ano de vantagem para a Microsoft nesta atual geração de
consoles, o presidente da Playstation na Europa, Jim Ryan, disse que ele
consideraria “indesejável” repetir esta mesma situação com o PS4.
Enquanto isso, a Nintendo é a única das três fabricantes de
consoles a confirmar a existência e o lançamento de um novo aparelho para 2012. Com o Wii U estando para ser lançado no final deste ano, e com a
expectativa de ver a Microsoft anunciando um novo Xbox entre 2012 e 2013, é
esperado que a Sony não demore muito para também revelar algo.
FONTE: IGN / Industrygamers / Kotaku /
Eurogamer (aqui e aqui)
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