sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sony nega mais uma vez os rumores de que nenhum PS4 será lançado neste ano

Empresa insiste que o foco e o compromisso para 2012 é com o Playstation 3 e o Playstation Vita.


Está ficando cada vez mais improvável de vermos o anúncio de algum Playstation 4 ainda para este ano. Depois dos rumores que garantiam que o novo console seria anunciado na próxima E3 agora em junho, a Sony tem negado constantemente as especulações, com a empresa afirmado que ela provavelmente será a última a anunciar o console da próxima geração.


E agora, em uma outra entrevista relacionada à iminente revelação de um novo console, a Sony reafirmou mais uma vez que ela não possui planos de anunciar o Playstation 4 em 2012, e disse que ela tem estado ocupada demais com o PlayStation 3 e com o lançamento do PS Vita que a empresa nem sequer pensa em lançar uma nova tecnologia.

Conversando com a IGN, Jack Tretton, presidente e diretor geral da Sony Computer Entertainment America, negou os rumores e reafirmou o compromisso com as atuais plataformas da empresa. Em relação a quando se vai falar sobre (a próxima geração) e quando se vai anunciá-la, isso depende realmente da saúde da plataforma existente e de outras coisas que você tem acontecendo,” disse Tretton.

E neste momento, nós estamos focados no Playstation 3, e eu tenho uma outra plataforma [Vita] saindo pela porta em sete dias, então eu não quero ficar pensando sobre tentar lançar uma nova tecnologia em nenhum futuro próximo. Eu quero focar toda a nossa energia em nosso mercado de consoles, que está na verdade apenas chegando ao seu auge, e o Vita, que realmente merece [uma atenção especial] de nossa parte.”

Tretton terminou dizendo que ter que fazer malabarismos para cuidar de uma outra plataforma neste ano seria “perturbador”, sugerindo que nós não veremos nenhum PS4 neste ano. Eu, bem francamente, ficaria muito perturbado se eu tivesse que falar sobre um hardware da próxima geração neste ano,” disse ele.

Desde a segunda metade de 2011, tem surgido cada vez mais rumores sobre a Microsoft e a Sony estarem se preparando para revelarem os seus consoles da próxima geração. No começo de janeiro, a MCV declarou que as duas fabricantes fariam o anúncio na E3 deste ano. Daí em diante tem surgido um turbilhão de notícias sobre a próxima geração.

É claro que toda essa quantidade de rumores obrigou a Sony a dar alguma resposta, com o futuro presidente da Sony, Kaz Hirai, deixando claro que a empresa não faria nenhum anúncio na E3 deste ano. Hirai enfatizou o plano original da Sony de fazer com que o Playstation 3 possua um ciclo de vida de 10 anos. Um pouco antes, Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, que também discursou em favor do PS3, declarou que o foco principal da Sony para 2012 era o lançamento do Playstation Vita.

E apesar de Tretton não dizer exatamente as palavras, ele praticamente descartou qualquer possibilidade de um anúncio do PS4 para 2012, o que vem em concordância com os todos os outros discursos anteriores da Sony. Sendo esta estratégia a mais correta ou não, o fato é que parece que a fabricante não está mesmo interessada em entrar na próxima geração de consoles neste momento.

É curioso notar que esta não é a primeira vez que Tretton menciona o fato de o Playstation 3 estar “chegando ao seu auge.” Ele já usou esta expressão inúmeras outras vezes durantes os anos, conforme comentado pelo usuário Kobun Heat da NeoGAF.

Tretton mencionou esta frase primeiro em uma resposta às vendas do PS3 estar superando as do Xbox 360 em Fevereiro de 2008, quando ele falou sobre o desenvolvimento do sistema. Depois, ele declarou ao Washington Post de que o PS3 estava “chegando ao seu auge” em Julho de 2008.

Nós acabamos de passar do terceiro ano do Playstation 3 e nós estamos apenas chegando ao nosso auge,” disse Tretton à Fast Company em Fevereiro de 2010. E repetiu estes mesmos dizeres ao site Bloomberg em Março de 2011, novamente à Fast Company em Abril, e à Forbes em Junho do mesmo ano.



..............................................................................................................
Outras notícias:
Sony: ‘Nós provavelmente seremos os últimos a anunciar’ o console da próxima geração
Sony gastará $50 milhões em campanhas de marketing nos EUA para promover o PS Vita
..............................................................................................................