Segundo diretor da empresa, o novo portátil será “o maior
lançamento de uma plataforma em termos de investimentos de marketing que nós já
tivemos.”
Com o PS Vita vendendo pouco no Japão, e com o seu lançamento
no Ocidente estando para acontecer nos próximos dias, a Sony quer se assegurar
de que a estreia do tecnológico aparelho nos EUA e na Europa seja um sucesso,
motivo pelo qual a empresa já declarou que o Playstation Vita terá a “maior campanha”
de marketing já feita pela companhia quando ele for lançado por estes lados.
E para ajudar a tornar isso realidade, a Sony estará
investindo $50 milhões (R$ 90 milhões) em campanhas de marketing para promover
o novo portátil nos EUA. Conversando com o The New York Times, o diretor sênior
para consoles portáteis da Sony, John Koller, declarou que a campanha representa
“o maior lançamento de uma plataforma em termos de investimentos de marketing
que nós já tivemos.”
Nos Estados Unidos, o tema da campanha será “Never Stop
Playing” (Nunca Pare de Jogar), e a Sony contratou a empresa de marketing Deutsch
para criar anúncios e promover o Vita, com a fabricante japonesa prometendo investir
em programas de TV, em lojas físicas, nos sites de comunidades, e também na
criação de eventos em lugares específicos para que as pessoas possam
experimentar o Vita.
“Jogos não significam mais jogar sozinho em um porão com uma
pessoa com um aparelho; tudo está interconectado,” disse Jason Elm, vice-presidente
executivo e diretor de criação da Deutsch, que terá a função também de promover
o Vita nas redes sociais como o Twitter. A hashtag #gamechanger será usada para
reproduzir comerciais, painéis publicitários e banners digitais na tentativa de
centralizar as discussões online sobre o aparelho em um só lugar e tornar o
Vita bastante comentado até a data de lançamento no dia 22 de Fevereiro.
Ao usar a hashtag citada acima no Twitter, a empresa
direcionará os consumidores à página da web do Vita (playstation.com/psvita)
aonde eles poderão aprender mais sobre o sistema e fazerem a compra dele. O uso
uma única hashtag agregará todas as conversações que as pessoas estiverem
fazendo sobre o Vita em um único lugar. Mas a Sony não estará apenas no Twitter. Na
página da Playstation no facebok, os usuários encontrarão uma aba do Vita que
mostrarão vídeos tutoriais explicando o aparelho.
Outra ideia da campanha será a de colocar o Vita nas mãos
dos consumidores. Obviamente que a empresa quer que os consumidores
experimentem o aparelho, algo que pode persuadi-los a adquirirem uma unidade. Desde
o mês passado, a Playstation Access iniciou um tour de pré-lançamento do PlayStation
Vita, levando os chamados “Vita Rooms” à várias cidades do Reino Unido. Estes
Vita Rooms possuem dezenas de unidades do Vita e todos os melhores jogos
disponíveis para serem experimentados pelos usuários. Na América, a Sony estará
chamando estes tours de “Vita Social Clubs,” e ele possuirá o mesmo objetivo de
apresentar o portátil à possíveis compradores.
Já os comerciais de TV nos EUA estão sendo projetados para demonstrar
como o Vita “afeta você socialmente” e como você será capaz de continuar com o
seu jogo quando você estiver fora de casa. Os comerciais irão ao ar durante
programas populares como Os Simpsons, South Park e os jogos de basquete. Propagandas
online também serão colocados nos maiores sites como Yahoo, ESPN, CNN e YouTube.
Grandes cidades dos Estados Unidos como Nova Iorque, Chicago e São Francisco
possuirão outdoors e banners gigantescos.
A Sony Computer Entertainment Europe também está se
preparando para o lançamento do Vita no Reino Unido. O portátil já possui
várias unidades espalhadas pelas lojas GAME e Gamestation em toda a região que
podem ser experimentadas pelos consumidores, além dos tours citados acima em
todo o país.
Apesar dos pesados investimentos da Sony, entretanto, alguns
analistas têm expressado preocupações com o sucesso da plataforma ao longo
termo, citando os fortes competidores que disponibilizam jogos baratos nos aparelhos
celulares e tablets.
Mas Independentemente de qualquer coisa, uma coisa é certa: a
Sony precisa fazer com que o Playstation Vita tenha sucesso nos EUA e Europa. Apesar
da grande expectativa criada em cima da plataforma, as vendas do aparelho têm
estagnado no Japão.
FONTE: Industrygamers.com / Eurogamer.net / Gamezone.com
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