sábado, 11 de fevereiro de 2012

Conversor de UMDs para o PS Vita não será disponibilizado nos EUA

Sony restringe a retrocompatibilidade do novo sistema no continente americano e não oferecerá o programa UMD Passport na região; Sony Europa ainda não tem uma posição oficial.


A Sony possui uma bela peça de hardware com o Vita que estará sendo lançada nas próximas semanas. O sistema possui uma grande linha de jogos para o lançamento e muitas coisas à seu favor, mas para cada ponto positivo, ele também trás consigo um ponto negativo: os caros cartões de memória, a confusa exigência de cartões de memória para alguns jogos do varejo, o limite de um usuário da PSN por sistema e um desconto irrisório para os jogos digitais. E agora você também pode adicionar à lista a impossibilidade de transferir os seus jogos do PSP em UMD para o novo portátil.


A Sony confirmou que os donos do Playstation Portable não serão capazes de transferir os seus jogos em formato físico para o sistema do Vita. Conforme publicado pela Kotaku, o programa UMD Passport não será disponibilizado nos EUA, o que significa que você só será capaz de jogar os seus jogos do PSP que foram originalmente baixados da Playstation Network.

Nenhuma explicação foi dada para a decisão.

O programa UMD Passport, que foi disponibilizado no Japão, permite aos jogadores a inserirem os seus jogos em UMD dentro do PSP e registrá-los em sua conta da PSN, e então os títulos poderão ser baixados para o Vita em troca de uma pequena taxa adicional. Mas agora, dada esta decisão, os jogadores no ocidente serão obrigados a comprar novamente qualquer jogo de PSP que eles já haviam adquirido (e que esteja disponível para compra na PSN) caso eles queiram experimentá-lo na nova tela de 12,7 cm.

A Sony na Europa não confirmou se o serviço irá ou não estar disponível no continente, com um representante dizendo á Eurogamer que “Nós não fizemos nenhum anúncio sobre o programa no Reino Unido e na Europa até o momento. Nós os avisaremos se e quando isto mudará.”

Esta não é a primeira vez que a América do Norte deixa de receber a opção de converter jogos em UMD no formato digital. Na época do lançamento do PSP Go, a Sony riscou dos planos um programa de transferência de títulos no formato físico que permitiria aos donos do PSP a aumentarem as suas bibliotecas de jogos digitais no Go que, assim como o Vita, não possui um drive de UMD. Devido a isto, a Sony chegou a oferecer três jogos grátis para os consumidores na Europa.

Não que o programa de conversão lançado para o Vita no Japão seja uma solução perfeita. Embora a opção de poder jogar os jogos de UMD na nova plataforma seja muito bem vinda, nem todos os títulos estão elegíveis no programa, e os jogadores ainda precisam pagar para fazê-lo. E não se trata de apenas alguns poucos dólares – os preços variam entre $6,50 (R$ 11,7) até $31 (R$ 55,8), dependendo do jogo. O processo de conversão envolve baixar um aplicativo para o PSP, inserir o jogo que você já possui e pagar a taxa exigida.

Para falar a verdade, a Sony sempre teve dificuldades em apresentar um método eficaz que permitisse que os UMDs fossem convertidos em cópias digitais. A conversão em si não anula o uso do UMD, o que significa que os donos dos discos físicos estão livres para venderem as suas cópias. Uma das preocupações da empresa deve ser o fato de que um único disco de UMD poderá ser passado de mãos em mãos para múltiplas pessoas, permitindo que elas consigam baixar a versão digital do jogo com o desconto mesmo com elas não tendo adquirido o título original antes.

Dito isso, é também uma situação frustrante para os donos do PSP que esperavam jogar seus jogos no PS Vita. Mas ao invés, eles só poderão rodar os jogos comprados anteriormente em formato digital na PSN. O que poderia ser mais um motivo para que os donos do PSP migrassem imediatamente para a nova plataforma – a opção de jogar sua biblioteca de jogos com dois controles analógicos e em uma tela muito melhor – acabou se tornando num motivo para estes mesmos consumidores não se interessarem no novo sistema logo de imediato.



..............................................................................................................
Outras notícias:
Sony sobre as vendas do Vita: ‘Nós não achamos que temos algum problema’
Playstation Vita terá a ‘Maior Campanha’ de marketing da Sony durante seu lançamento no Ocidente
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário