terça-feira, 13 de março de 2012

Próximo Xbox não terá drive de disco, segundo rumores

Site afirma ter ouvido de fontes que a Microsoft estará abandonando a distribuição de jogos por meio de disco físicos, mas dará suporte a algum tipo de cartão de memória; publicação declara ainda que o novo console será lançado no ano que vem.


Um novo rumor relacionado ao próximo Xbox surgiu na internet e está alegando que a Microsoft abandonará a distribuição de jogos no formato de discos físicos em seu futuro console, criando assim uma certa preocupação de que a fabricante poderia estar planejando lançar um sistema baseado apenas na distribuição digital.


A informação é do site britânico MCV, que publicou ter ouvido de fontes que as informações já foram passadas aos desenvolvedores sob restritas condições de acordo de não divulgação, avisando a eles que qualquer que seja o próximo Xbox, ele não possuirá mídia baseada em disco.

O que não é explicitamente confirmado na publicação, entretanto, é que a Microsoft esteja abandonando totalmente a distribuição por mídia física. A notícia cita o abandono dos discos físicos, mas não está claro se esta iniciativa – se verdadeira – significa que o novo Xbox não dará suporte a nenhum tipo de mídia física, ou se os jogos serão comercializados em cartões de memória, que é mencionado no artigo.

A MCV alega ter ouvido das fontes que o sistema “oferecerá compatibilidade com algum tipo de cartão de memória física intercambiável.” Se for este o caso, é bem provável que isto represente algum meio alternativo de vender jogos no formato físico ao invés de apostar única e exclusivamente em um sistema inteiramente digital. Segundo o site, não se sabe ainda se este cartão seria um novo tipo de formato feito exclusivamente para o console ou um formato padrão mais comumente usado no mercado.

Atualmente, incluir um drive de Blu-ray ou DVD em um projeto significa produzir mais calor, barulho, espaço, consumo de energia e ficar vulnerável a falhas mecânicas. E com o mercado se aproximando cada vez mais de um futuro totalmente digital, faz sentido a Microsoft estar levando em consideração abandonar o mercado de discos físicos, embora ainda não se tenha a quantidade de infraestrutura necessária para trafegar jogos com tamanhos tão grandes como os de hoje.

A Sony tem feito experimentos desse tipo com os seus hardwares nos últimos anos, lançando o PSP Go (que não continha nenhum drive de UMD) e mais recentemente o PS Vita, que abandonou a mídia física de disco e optou por um sistema que dá suporte a conteúdos digitais e também a um tipo de cartão de memória feito especificamente para o aparelho.

E embora a Sony tenha reconhecido que este ainda “não é o momento certo” para um console sem mídia física, estas investidas experimentais revelam muito sobre a forma como as fabricantes estão enxergando a distribuição por meio de mídias físicas.

Os cartões de memória que usam a tecnologia de armazenamento eletrônico são tecnicamente viáveis, relativamente baratos e difíceis de piratear. Eles não possuem partes móveis, o que elimina os diversos problemas citados anteriormente. Além disso, muitos dos mercados em que a Microsoft atua não possuem a infraestrutura suficiente para dar conta de um sistema totalmente digital.

A publicação da MCV escreve ainda que o console será mesmo lançado em 2013. A transição da Microsoft para uma abordagem 100% digital poderia marcar uma nova era na história dos consoles de videogame caseiros, e representaria uma mudança significativa na forma de trabalhar o mercado, pois afetaria diretamente os lojistas.

Já um lançamento para 2013 é algo definitivamente possível de acontecer. A Microsoft tem afirmado repetitivamente que nenhum hardware será revelado neste ano, negando os rumores de que o Xbox 720 seria apresentado na próxima E3 em Junho, mas ainda sobrará tempo suficiente para que a fabricante preparasse a nova plataforma para chegar ao mercado no ano que vem. No final do mês passado, um designer técnico da Crytek acabou revelando inadvertidamente uma reunião secreta sobre o Xbox 720 que aconteceria em Londres.

Enquanto isso, o especialista em marketing e analista da indústria na TechSavvy Global, Scott Steinberg, disse à Industry Gamers que os consumidores “provavelmente” começarão a ver novos consoles da Microsoft entre 2013 e 2014.

Devido a atual geração de consoles já estar se aproximando de seu fim, muitos rumores têm surgido a respeito de um possível novo Xbox, indo deste a datas de lançamento até a características do aparelho. E a ideia de lançar um console apenas digital não é impossível, mas pode também não ser algo tão provável assim, já que o mercado de distribuição de jogos no formato físico, embora estando em transição para o formato digital, ainda está longe de morrer.  

Outro ponto a destacar é que este rumor da MCV entra em contradição com os rumores trazidos anteriormente pela Kotaku, que afirmou que o novo Xbox rodaria discos de Blu-ray. Isto pode sugerir ainda que a Microsoft esteja planejando de fato lançar duas versões do novo console, conforme disse a Digital Foundry em Novembro de 2011.

Na época, o site publicou que a fabricante estaria preparando o lançamento de dois modelos diferentes do novo Xbox. Um deles seria uma máquina simples, apenas com conexões de entrada e saída de sinal, voltado para o Kinect e projetado para ser o mais barato possível; o segundo, dedicado aos jogadores ‘core’, viria repleto de funcionalidades, como drive de disco, HD e retrocompatibilidade, para ser comercializada a um alto preço.

Quando solicitada a comentar sobre o assunto, a Microsoft retornou com a seguinte declaração:

O Xbox 360 encontrou novas formas de estender o seu ciclo de vida, como apresentar ao mundo experiências livres de controles com o Kinect e reinventar o console com uma nova dashboard e uma nova parceria de conteúdo de entretenimento,” pode ser lido no comunicado. “Nós estamos sempre pensando sobre o que virá a seguir e como nós continuaremos desafiando a convenção do ciclo de vida. Fora isso, nós não comentando sobre rumores ou especulações.”



..............................................................................................................
Outras notícias:
Novo Xbox se chama Durango... no codinome, segundo rumores 
Xbox 720 terá controles com tela sensível ao toque como o Wii U, segundo rumores
.............................................................................................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário