sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Novo Xbox virá com drive de Blu-ray e poderá não rodar jogos usados, segundo rumores

Novas fontes revelam que o Xbox da próxima geração substituirá o atual formato de DVD presente no Xbox 360, mas poderá não permitir que jogos usados rodem no sistema; Microsoft estaria preparando ainda uma nova versão mais aperfeiçoada do Kinect e um controle menor.


É incrível como esta semana tem sido repleta de fortes rumores sobre a próxima geração de consoles, mais especialmente sobre o Xbox 720. E como se as histórias que nós já ouvimos (indo desde aos chips Oban já estando em produção, passando pelo processador gráfico do novo Xbox ser 6 vezes mais potentes do que o Xbox 360, até aos rumores do poder de processamento do Wii U) não fossem o bastante para deixar a semana agitada, surge agora mais um rumor a respeito do novo console da Microsoft.


De acordo com a Kotaku, fontes da indústria revelaram ao site que a Microsoft passará a usar a tecnologia de discos Blu-ray no console da próxima geração, substituindo assim os atuais discos no formato em DVD utilizados no Xbox 360 e se igualando à rival Sony.

Com muitos acreditando que o modelo de distribuição de jogos apenas no formato digital ainda não é algo possível para este momento, os discos de Blu-ray acabam se tornando na melhor opção. Atualmente, o Playstation 3 da Sony dá suporte ao Blu-ray, que contem 25 ou 50Gb de espaço de gravação ao invés dos 9Gb do DVD. Isto ajuda a evitar situações como o caso do jogo L.A. Noire que quase foi lançado para Xbox 360 com cinco ou seis discos.

Mas enquanto que a notícia é certamente interessante, talvez ela não seja tão impactante quanto o fato de que o novo console poderá ser capaz de detectar e negar a reprodução de jogos usados. Segundo fontes, a Kotaku publicou que a Microsoft está com a intenção de implementar algum tipo de sistema “anti-jogos usados” no chamado Xbox 720.

Não está claro se isto significa que de fato o aparelho não reproduzirá jogos usados, e nem como este sistema funcionaria. Uma possível teoria poderia ser amarrar a cópia de um jogo com a conta do usuário da Xbox Live, mas isto poderia ser facilmente burlado pelo jogador mantendo o sistema fora da rede. Enfim, a fonte não soube dizer como a Microsoft estaria planejando implantar tal sistema no novo console.

Uma iniciativa dessas seria amplamente comemorada pelas distribuidoras cansadas de verem lojas como a Gamestop lucrando com a venda de seus jogos usados. Por outro lado, isto poderia enfurecer os consumidores que optam por comprar jogos mais baratos ou mesmo trocá-los entre amigos e parentes.

Outra fonte ligada aos planos da Microsoft para o novo Xbox disse que a fabricante planeja lançar o seu próximo console com uma nova versão do sensor por movimentos Kinect. A nova versão do aparelho teria um processador on-board, algo que estava previsto anteriormente para ser implementado no primeiro Kinect. Este processador tornaria o Kinect mais eficiente na detecção de movimentos dos usuários.

Este rumores vêm em concordância com os rumores publicados anteriormente pela Eurogamer em Novembro do ano passado sobre o Kinect 2 ser tão preciso que ele poderia ler até lábios.

A Kotaku publicou ter ficado sabendo ainda que a Microsoft está pensando em criar um controle menor para o próximo Xbox.

E com relação aos rumores da IGN sobre o novo Xbox ser 6 vezes mais potente do que o Xbox 360, a Kotaku declarou ter ouvido de fontes ligadas à indústria que esta estimativa está correta, e de que a Microsoft poderia até mesmo chegar ao ponto de conseguir um desempenho 8x melhor do que o atual console.

Entretanto, uma outra fonte explicou ao site que ninguém na indústria possui os kits de desenvolvimento ainda, então qualquer conversa neste sentido seria hipotética. Quando solicitada pela Kotaku para comentar sobre o assunto, a Microsoft retornou com a seguinte declaração:

Como inovadores nós estamos sempre pensando sobre o que virá a seguir e como nós podemos atravessar os limites da tecnologia, como fizemos com o Kinect. Nós acreditamos que a chave para estender o ciclo de vida de um console não está relacionado apenas ao hardware do console, mas sobre os jogos e a experiência de entretenimento que está sendo entregue aos consumidores. Fora isso, nós não comentando sobre rumores ou especulações.”


FONTE: Kotaku.com / Gamezone.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
Novo Xbox será 6 vezes mais potente do que a atual geração, segundo rumores 
CPU do novo Xbox fabricado pela IBM já estaria em produção, segundo rumores
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário