sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nintendo: ‘O mercado agora está esperando por uma nova oferta de consoles caseiros’

Citando um desempenho abaixo do normal nas vendas do PS3, X360 e Wii em Dezembro, Presidente Satoru Iwata diz acreditar que o console da empresa chegou ao seu pico, e que os consumidores estão agora esperando por algo novo.


O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, acredita que o mercado está pronto para novos consoles caseiros. Em conversa com investidores sobre o resumo dos resultados financeiros do 3º trimestre fiscal da empresa, ele reconheceu que a adoção do Wii por parte dos consumidores chegou ao seu pico. Atualmente, as vendas mundiais do console estão na casa de modestas 95 milhões de unidades desde o lançamento.

Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, mostrando o Wii U.


Citando um declínio nas vendas de Playstation 3, Wii e Xbox 360 nos Estados Unidos em Dezembro, Iwata disse que ele acredita que “o mercado agora está esperando por uma nova oferta de consoles caseiros.”

Em 2011 nos EUA, o Xbox 360 da Microsoft obteve um “grande momento,” disse ele. E, apesar de o Wii ter superado o Playstation 3 da Sony em termos de vendas, a Nintendo não obteve o mesmo desempenho nas vendas que a plataforma costuma apresentar em Dezembro.

Geralmente, o Wii usufrui de grandes vendas em Dezembro, mas no ano passado, mesmo com The Legend of Zelda: Skyward Sword tendo recebido grandes elogios, nós não fomos capazes de expandir suficientemente a nossa audiência alvo, e embora o Wii tenha sido a plataforma que mais vendeu softwares em Dezembro, nós não fomos capazes de oferecer novos títulos Nintendo à nossa ampla audiência,” disse Iwata.

Portanto, com exceção de Just Dance 3 da Ubisoft, não houve nenhum outro título para o Wii com grandes vendas durante o período de final de ano. E juntamente com os efeitos de nossas atividades comerciais de marketing em Dezembro que estiveram focadas especialmente no Nintendo 3DS, nós não fomos capazes de vender o Wii como costumávamos fazer.”

Entretanto, não apenas o Wii, mas o desempenho geral dos consoles caseiros em Dezembro esteve abaixo do que o ano anterior, e eu acho que o mercado agora está esperando por uma nova oferta de consoles caseiros.”

Na Europa,” continuou Iwata, “o resultado foi que, dos consoles domésticos, o Wii foi o que mais vendeu em Dezembro; entretanto, nós podemos enxergar que o começo das vendas de final de ano esteve menor, e o pico esteve menor quando comparado com os [picos] dos anos anteriores.” Foi anunciado em Janeiro que as vendas do Wii na Europa chegaram agora a marca de 30 milhões de unidades vendidas, fazendo dele o console da atual geração mais bem vendido no velho continente.

Apesar da enxurrada de rumores sobre o Xbox 720 e o PS4, a Nintendo é atualmente a única fabricante que de fato revelou os seus planos da próxima geração. A empresa entrará no mercado dos novos consoles à frente de Sony e Microsoft com o lançamento do Wii U, que está agendado para estrear nos mercados chave no final deste ano.

Ele será o primeiro console em alta definição da Nintendo, e possuirá um controle ultratecnológico que se assemelha a um tablet. As especificações técnicas, entretanto, ainda não foram divulgadas, muito provavelmente devido ao fato de que a plataforma “ainda está mudando constantemente,” segundo declarou a Team Ninja.

Já os planos de Microsoft e Sony ainda permanecem um mistério. Embora se esperasse que os novos consoles das duas fabricantes fossem apresentados na E3 deste ano e que, no caso do Xbox 720, fosse lançado em 2013, tanto Sony quanto Microsoft tem negado constantemente qualquer novidade para este ano.



..............................................................................................................
Outras notícias:
Nintendo não entrará na caríssima disputa pela corrida tecnológica com o Wii U, afirma Iwata
Wii U poderá ter o seu nome alterado antes da E3, segundo rumores
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário