quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nintendo não entrará na caríssima disputa pela corrida tecnológica com o Wii U, afirma Iwata

Segundo o presidente, “gráficos extraordinariamente ricos, um volume maciço de jogo e um astronômico [uso] de efeitos não são necessariamente o ponto chamativo. Na verdade, é importante para nós que os nossos jogos sejam atraentes também de outras formas.”


A Nintendo quer evitar se atolar na caríssima corrida tecnológica entre as plataformas Playstation 4Xbox 720, com o presidente Satoru Iwata confirmando que o Wii U não entrará nesta disputa contra as fabricantes rivais pelo hardware mais potente do mercado.


Numa seção de perguntas e respostas realizada semana passada com os investidores, Iwata sugeriu que, embora o novo console esteja apto a oferecer visuais em alta definição, os planos da empresa é de competir com os concorrentes em outras áreas.

Como nós demonstraremos o Wii U na E3 em Junho deste ano, os detalhes do anúncio deverão ser aguardados até lá, mas nós estamos focados em criar um sistema que não seja obrigado a competir com os outros quando os competidores usam como suas únicas armas enormes recursos dos desenvolvedores e longos períodos de desenvolvimento,” disse ele.

Iwata adicionou que a Nintendo sempre adotou a ideia de que ‘tamanho não é tudo’ no que se refere ao desenvolvimento dos softwares, e que esta forma de pensar continuará com o Wii U.

Olhando para os softwares [voltados para] os sistemas de consoles caseiros, há certamente os títulos de softwares nos quais riquíssimos gráficos precisam ser reproduzidos nos televisores HD, que exigem um maior número de desenvolvedores e um maior período gasto para desenvolvê-los.”

Esta é uma das verdades, de que um certo número de títulos de softwares desse tipo devem ser preparados, ou os consumidores não ficarão satisfeitos. Mas nós não acreditamos que todo e qualquer software precise ser criado dessa forma.”

Quando você olha para os softwares da Nintendo, gráficos extraordinariamente ricos, um volume maciço de jogo e um astronômico [uso] de efeitos não são necessariamente o ponto chamativo. Na verdade, é importante para nós que os nossos jogos sejam atraentes também de outras formas.”

Ele citou o jogo Rhythm Heaven para o 3DS como um exemplo, insistindo que “se nós tivéssemos adotado gráficos foto-realísticos, ele teria perdido muito de seu apelo.” 

Não é necessário para nós montarmos um grupo enorme de pessoas para desenvolver tais jogos,” continuou ele, adicionando que, mais do que nunca, a Nintendo estará contratando estúdios terceiros quando houver a necessidade de se desenvolver títulos com gráficos mais complexos.

Quando nós precisarmos de um poder [gráfico] maciço e estivermos com falta de recursos internos, nós faremos parcerias com recursos externos e adequaremos os recursos necessários para aonde for preciso. Nós estamos aumentando a frequência de trabalhos com os desenvolvedores externos [em etapas] aonde o Sr. Miyamoto e os nossos desenvolvedores internos costumavam desenvolver sozinhos.”

O importante aqui é que não [se trata de] restringir o que nós poderemos fazer,” continuou ele. “Ao invés, nós temos que criar um leque dinâmico de opções que os consumidores possam apreciar.”

Como eu mencionei, é verdade que, em algumas áreas de software, nós precisamos nos engajar no poder [gráfico] dos jogos,” reafirmou ele.

Pegue a franquia The Legend of Zelda, por exemplo, os fãs devem estar ansiosos pelas representações gráficas que eles não as enxergaram como pobres, quando o título foi mostrado no Wii U. Quando é necessário, nós não hesitamos em utilizar os nossos recursos.”

Conforme revelado semana passada, o Wii U chegará às lojas antes do final do ano nas principais regiões do globo. Já em relação à Sony e Microsoft, nenhuma das duas anunciaram ainda quando que seus novos sistemas chegarão ao mercado.



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