segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Iwata: Nintendo ‘provou’ que as opiniões pessimistas sobre o mercado de portáteis estavam erradas

Presidente Satoru Iwata diz que o bom desempenho do 3DS mostra que aqueles que achavam que os smartphones acabariam com o comércio de aparelhos portáteis dedicados a jogos não estavam corretos em suas afirmações.


Muitos esperavam que o Nintendo 3DS não vendesse por causa da ascensão dos smartphones como uma plataforma de jogo – especialmente devido à enorme popularidade dos jogos para iOS e Android. O famoso discurso de Iwata na GDC de 2011 foi visto por muitos como um ataque pouco velado aos aplicativos encontrados nestas plataformas, com o presidente da fabricante japonesa culpando a enorme quantidade de conteúdos baratos e geralmente gratuitos de desvalorizarem o valor dos jogos e prejudicar a indústria como um todo.


Porém, apesar de o 3DS não ter vendido bem no começo - principalmente nos EUA e na Europa – o portátil acabou engrenando e passou a vender bastante desde então. E o ótimo desempenho atualmente apresentado é uma resposta aos críticos, e provou que aqueles que achavam que os consoles de jogos portáteis estavam fadados à falência estavam errados em suas opiniões, assim afirmou o presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

No verão passado, quando o ritmo de vendas do Nintendo 3DS estava lento, surgiram [algumas] declarações duras que diziam, ‘Com a penetração dos smartphones, haverá ainda um mercado para os hardwares portáteis?,’ que era quase igual a ‘Os hardwares portáteis não são mais necessários,’” disse ele em uma reunião com investidores. “Acredito que nós provamos que tais opiniões estavam incorretas.”

As vendas do 3DS alavancaram principalmente na época do Natal, impulsionada pela redução no preço do aparelho e pelo lançamento de jogos como Mario Kart 7, Super Mario 3D Land e, em especial no Japão, Monster Hunter 3G.

O 3DS alcançou a marca de 4 milhões de unidades comercializadas no Japão no final do ano passado, e esta marca foi obtida num período de tempo menor do que o Wii e o Nintendo DS conseguiram. Iwata também comentou que, apesar do sucesso do 3DS, a Nintendo não conseguiu alcançar a meta de vendas estipulada em Outubro de 2011, e isto foi um dos motivos pela revisão nas suas previsões financeiras – a empresa espera terminar o ano fiscal de 2012 com enormes prejuízos.

Por causar do começo das vendas na temporada de final de ano terem sido mais fracas tanto nos EUA quanto na Europa em comparação aos últimos anos recentes, e porque nós não pudemos cobrir a falta de vendas mesmo depois das vendas terem se recuperado, as vendas totais não alcançaram as nossas previsões,” explicou Iwata.

Considerando que, no final, o [montante] no final do ano foi quase igual ao que tínhamos esperado, nós temos que olhar para trás para o fato de que nós não conseguimos alavancar as vendas um pouco antes.”

A Nintendo afirmou que a expectativa com o hardware do 3DS é de lucros nas vendas durante o 1º Semestre do próximo ano fiscal da empresa, que se iniciará em 1 de Abril de 2012. As previsões de lucros financeiro da fabricante foram afetadas consideravelmente por causa a redução no preço do portátil em Agosto, mas as coisas agora estão caminhando bem para a plataforma, segundo Iwata.





..............................................................................................................
Outras notícias:
Nintendo: ‘O mercado agora está esperando por uma nova oferta de consoles caseiros’
Nintendo Network é anunciado para o Wii U e o 3DS
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário