domingo, 15 de janeiro de 2012

Vendas nos EUA - Resultado Anual 2011: Ano fecha com quedas de 8%; Xbox 360 e Modern Warfare 3 são os mais vendidos do ano

Indústria dos games arrecadou em 2011 nos EUA $17,2 bilhões, hardware e acessórios caem 11% e softwares, 6%; Modern Warfare 3, Just Dance 3, Elder Scrolls V: Skyrim e Battlefield 3 são os mais vendidos do ano.


2011 foi mais uma vez um ano de fortes quedas para a indústria dos games no mundo todo. Depois dos mercados no Japão e no Reino Unido terem publicado os seus resultados financeiros anuais com prejuízos de 8% e 13%, respectivamente, agora foi a vez do mercado nos Estados Unidos que, assim como em 2010 e 2009, fechou o ano de 2011 com resultados nada bons.


A NPD Group divulgou na última quinta-feira os números das vendas para todo o ano de 2011, o que culminou em grande parte com o que pode ser considerado um ano ruim para o mercado de jogos no varejo, e com Dezembro fechando com resultados tão negativos, isto certamente não ajudou em nada no resultado final do último ano.

A indústria varejista dos games nos EUA em 2011 fechou com prejuízos de 8% em relação a 2010, arrecadando um total de $17,2 bilhões (R$ 31,3 bilhões), um valor inferior aos $18.59 bilhões (R$ 33,8 bilhões) arrecadados no ano passado. As vendas de hardware e acessórios fecharam com quedas de 11%, enquanto que os softwares se saíram um pouco melhor com um declínio de 6%.

O ponto positivo vem dos consoles de sistema HD,” declarou a analista da NPD, Anita Frazier. “As vendas em todas as categorias para o Xbox 360 e o PS3 ficaram em 5% em 2011. Combinados, as duas plataformas representaram um aumento de 9% da fatia do total das vendas em relação a 2010.”

O Xbox 360 foi o console mais bem vendido do ano. “Apesar da enorme queda percentual em relação ao ano passado, o Wii e o PS3 ficaram cabeça a cabeça [na disputa] pelo segundo lugar no ano de 2011,” comentou Frazier. Entretanto, todos os setores da indústria – hardware, software e acessórios – fecharam o ano de 2011 com resultados negativos comparados com 2010.

Mas o resultado real, como nós sabemos, não está refletido totalmente apenas no mercado varejista, ou seja, no mercado de vendas físicas da indústria, que é o mercado que a NPD cobre atualmente. De uma perspectiva total de gastos na categoria de softwares levantada pela empresa, o resultado mostra que as vendas ficaram em apenas -2% em relação a 2010. A NPD frisa que este é apenas um levantamento preliminar, e que o resultado final do gasto total dos consumidores com os jogos será divulgado em Março.

Apesar de o mercado digital continuar em ascensão, as vendas de jogos no varejo ainda representam a força dominante na indústria. A NPD estimou que o gasto com novos produtos no varejo, incluindo jogos para portáteis, consoles e PCs, geraram receitas de $9,3 bilhões (R$ 16,9 bilhões), o que representa uma redução de 8% em relação ao arrecadado em 2010. Dito isso, houve também um aumento no gasto dos consumidores em jogos usados, jogos completos no formato digital, conteúdos adicionais para download e aplicativos de jogos para celulares, que em partes compensou o declínio no gasto com produtos do varejo.

Os resultados da indústria no geral não são totalmente surpreendentes, dado que nós estamos no final do ciclo de vida dos atuais consoles combinado com a crescente ascensão dos jogos digitais. Os jogadores ‘core’ continuam compromissados e gastando em franquias reconhecidas tanto no formato digital quanto no formato físico através de diversos tipos de dispositivos e em diferentes ocasiões de jogos,” disse Frazier.

Nossas estimativas gerais do mercado continuam indicando um aumento imperativo em torno de uma visibilidade mais profunda na distribuição digital do que o atualmente disponível hoje, não apenas nos EUA mas em todo o mundo. Este é objetivo de nossa parceria com a EEDAR, e [o ponto] central de nossas discussões com distribuidoras e outros na comunidade dos jogos,” declarou David McQuillan, da NPD Group.

A NPD divulgou também os 10 jogos mais bem vendidos de todo o calendário de 2011. Assim como o quadro de vendas de Dezembro, Call of Duty: Modern Warfare 3 foi o título mais comercializado de todo o ano nos EUA. Call of Duty é de fato um monstro em vendas, e era esperado que ele alcançasse a primeira colocação.

Conforme citado acima, a NPD só acompanha as vendas no varejo (vendas no formato físico), incluindo as vendas de jogos para PC. Então qualquer jogo vendido através do serviço online Steam ou cópias usadas vendidas em lojas como a GameStop não são contabilizadas. Em seu primeiro dia de vendas, Modern Warfare 3 comercializou 6,5 milhões de unidades entre os mercados americanos e inglês, e ele precisou apenas de algumas semanas para ultrapassar a marca de $1 bilhão em vendas.

Embora tenha conquistado muitos prêmios como o melhor jogo do ano, The Elder Scrolls V: Skyrim foi apenas o terceiro jogo mais bem vendido em 2011. Foi Just Dance 3 quem ficou na segunda posição, mas isso não impediu que seu antecessor também marcasse presença no quadro anual de vendas, com Just Dance 2 vendendo o suficiente para se tornar no novo jogo mais bem vendido de 2011. Just Dance e Call of Duty são as duas únicas franquias a colocarem mais de um jogo na lista dos 10 jogos mais vendidos.

É de se notar também que Battlefield 3 conseguiu um ótimo resultado ao assegurar o status de o quarto jogo mais bem vendido de 2011; ele pode não ter superado Call of Duty, mas a EA deve estar contente com o resultado que ele obteve. Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land, quarto e nono no quadro de vendas de Dezembro, respectivamente, não conseguiram entra na lista dos 10 jogos mais vendidos de 2011

VENDAS ANUAIS DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA EM 2011

VENDAS GERAIS
  • Vendas totais no varejo: $17,02 bilhões (-8%)
  • Total de hardware: $5,58 bilhões (-11%)
  • Total de software: $8,83 bilhões (-6%)
  • Acessórios: $2,61 bilhões (-11%)

JOGOS MAIS VENDIDOS DE 2011
  1. Call of Duty: Modern Warfare 3 (360, PS3, Wii, PC)**
  2. Just Dance 3 (Wii, 360, PS3)
  3. Elder Scrolls V: Skyrim (360, PS3, PC)**
  4. Battlefield 3 (360, PS3, PC)**
  5. Madden NFL 12 (360, PS3, Wii, PSP, PS2)**
  6. Call of Duty: Black Ops (360, PS3, Wii, NDS, PC)**
  7. Batman: Arkham City (360, PS3, PC)**
  8. Gears of War 3 (360)**
  9. Just Dance 2 (Wii)
  10. Assassin's Creed: Revelations (360, PS3, PC)

** (Inclui edições de colecionador, edições GOTY, combinados, etc., mas não inclui os jogos vendidos em conjunto com consoles)


FONTE: Eurogamer.net / 1up.com / Industrygamers.com aqui e aqui

.............................................................................................................
Outras notícias:
Vendas nos EUA – 2010: ano fecha com queda de 6%; Black Ops é o mais vendido  
Vendas nos EUA - 2009: NPD divulga o resultado das vendas da indústria dos games no ano    
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário