O novo formato de medição da NPD Group mostra o mercado de softwares inalterado; no padrão antigo as vendas de hardware, software e acessórios no varejo apresentam queda; Call of Duty: Black Ops é o jogo mais vendido do ano.
Semana passada a NPD publicou o relatório anual de 2010 das vendas de jogos no EUA, e os resultados estão divididos. De acordo com o novo padrão de medição da empresa, adotado desde Junho, cerca de 15,4 – 15,6 bilhões (R$ 26,1 – R$ 26,5 bilhões) em jogos foram comprados no ano passado nos EUA, uma diferença entre 0 e -1%.
Black Ops foi o jogo mais vendido de 2010. Surpresa?
O novo formato inclui as vendas físicas de jogos de PCs e não PCs, jogos usados, jogos alugados, assinaturas, compras de jogos completos no formato digital, jogos de redes sociais, conteúdos para download e jogos para celulares. Considerando apenas os jogos físicos para PCs e consoles (portáteis incluso), as vendas totalizaram em 2010 $10,06 bilhões (R$ 17,1 bilhões), uma redução de 5% em relação à 2009.
As vendas gerais de hardware, software e acessórios não PC caíram 6% em 2010, indo para $18,58 bilhões (R$ 31,58 bilhões). Apesar do grande aumento nas vendas do Xbox 360, as vendas de hardware foi o setor que mais sofreu, apresentando queda de 13% com $6,26 bilhões (R$ 10,6 bilhões) arrecadados. Jogos não PC também tiveram uma redução, mas menor, de 6%, comercializando 9,36 bilhões (R$ 15,9 bilhões) em softwares.
Já os acessórios apresentaram um aumento considerável de 13%, indo para $2,93 bilhões (R$ 4,98 bilhões), graças à inclusão dos novos sistemas de controles por movimentos Playstation Move e Kinect.
Em relação aos jogos mais vendidos de 2010, Call of Duty: Black Ops (PC, PlayStation 3, Xbox 360, Wii, DS) assegurou a primeira posição, seguido por Madden NFL 11 (360, PS3, Wii, PS2, PSP). Halo: Reach (360) ficou em terceiro, seguido por New Super Mario Bros. Wii (Wii) em quarto, e Red Dead Redemption (360, PS3) em quinto. A sexta colocação ficou com o lançamento de 2009, Wii Fit Plus (Wii), com Just Dance 2 (Wii) e Call of Duty: Modern Warfare 2 (360, PS3, PC) vindo logo em seguida. Fechando a lista dos 10 jogos mais vendidos de 2010 estão Assassin's Creed: Brotherhood (360, PS3) e NBA 2K11 (360, PS3, PS2, PSP, Wii, PC).
Diferentemente dos outros anos, a NPD Group não mais divulga os números das vendas de hardware e acessórios e nem separa os títulos por plataformas.
VENDAS DA INDÚSTRIA DOS GAMES EM 2010
VENDAS GERAIS EM DOLLAR
Total no varejo: 18,58 bilhões (-6%)
Hardware não PC no varejo: $6,29 bilhões (-13%)
Acessórios não PC no varejo: $2,39 bilhões (+13%)
Software não PC no varejo: $9,36 bilhões (-6%)
Software no varejo (PC incluso): $10,06 bilhões (-5%)
Software (incluso PC, digital, cellular, social, locação e usados): $15.4-$15.6 bilhões (0 to -1%)
JOGOS MAIS VENDIDOS DE 2010
Título (Plataforma) – Distribuidora
1. Call of Duty: Black Ops (360, PS3, Wii, PC, DS) - Activision
2. Madden NFL 11 (360, PS3, Wii, PS2, PSP) - Electronic Arts
3. Halo: Reach (360) - Microsoft
4. New Super Mario Bros. Wii (Wii) - Nintendo
5. Red Dead Redemption (360, PS3) - Rockstar Games
6. Wii Fit Plus (Wii) - Nintendo
7. Just Dance 2 (Wii) - Ubisoft
8. Call of Duty: Modern Warfare 2 (360, PS3, PC) - Activision
9. Assassin's Creed: Brotherhood (360, PS3) - Ubisoft
10. NBA 2K11 (360, PS3, PS2, PSP, WII, PC) - 2K Sports
FONTE: GameSpot.com
.............................................................................................................
Outras notícias:
- Vendas nos EUA - 2009: NPD divulga o resultado das vendas da indústria dos games
- Vendas nos EUA – Dezembro: Black Ops é o mais vendido, mês tem queda de 9%
..............................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário