domingo, 15 de janeiro de 2012

Vendas nos EUA - Dezembro: Vendas despencam 21% e Modern Warfare 3 é o mais vendido

Mês apresenta forte queda de dois dígitos em todos os setores (hardware, software e acessórios) e arrecada $3,99 bilhões; novo título do arrasa-quarteirões da Activision, Just Dance 3 e Elder Scrolls V: Skyrim são os jogos mais vendidos.


A NPD Group publicou na última quinta-feira os números das vendas da indústria dos games em Dezembro. No mês, as vendas totais fecharam em -21%, caindo para $3,99 bilhões (R$ 7,26 bilhões) em relação aos $5,07 bilhões (R$ 9,22 bilhões) de Dezembro do ano passado. As vendas de hardware ficaram em -28% e as de software em -14%

Call of Duty: Modern Warfare 3 mira longe e conquista mais um mês no topo do quadro de vendas. 


Na verdade, todos os setores – hardware, software e acessórios – fecharam no negativo durante o mês em relação ao mesmo período de 2010, com a queda mais significativa sendo as vendas de hardware, muito provavelmente pelo fato de que o final do ano passado contou com a redução de preço dos consoles.

A analista da NPD, Anita Frazier, informou que as únicas plataformas a presenciarem um aumento nas vendas em Dezembro em relação a Novembro foram o 3DS e o DS, “o que é bem atípico, já que normalmente todas as plataformas alcançam o seu pico no maior mês [do ano] no varejo,” com ela se referindo às vendas no mês de Novembro.

A NPD também divulgou a lista dos 10 jogos mais bem vendidos em Dezembro. E, sem surpresa alguma, Modern Warfare 3 assegurou (assim como no mês anterior) a posição mais alta do quadro de vendas, com Just Dance 3 da Ubisoft ficando em segundo e Skyrim em terceiro.

Mario Kart 7 foi o melhor estreante do mês com a quarta posição, enquanto que Super Mario 3D Land ficou em nono depois de ter estreado em Novembro fora da lista dos 10 mais vendidos. The Legend of Zelda: Skyward Sword teria entrado na lista de Dezembro como o 10º jogo mais vendido se o quadro não fosse baseado nos números acumulado de vendas de um jogo em todas as plataformas em que ele foi disponibilizado, como é o caso de Batman: Arkham City, cujas vendas foram contabilizadas combinando as plataformas PC, PS3 e X360.

Skylanders teria ficado em quarto se as vendas de softwares considerassem os combinados do jogo com os pacotes de personagens que entraram na categoria de acessórios.

Nós fomos muito perguntados sobre como Skylanders estava se saindo,” disse Frazier. “Se você combinar as vendas dos combinados do software com os pacotes de personagens que são contabilizados na categoria de acessórios, o título teria ranqueado em 4º em Dezembro, e em 10º nas vendas anuais de 2011.”

Star Wars: The Old Republic, o MMO exclusivo para os PCs que estreou em Dezembro, foi o 14º jogo mais vendido do mês, embora é preciso levar em consideração que a NPD não não contabiliza as vendas da versão digital que está disponível apenas no serviço Origin.

VENDA DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA - DEZEMBRO DE 2011

VENDAS GERAIS
  • Vendas totais no varejo: $3,99 bilhões (-21%)
  • Total de hardware:  $1,32 bilhões (-28%)
  • Total de software:  $2,04 bilhões (-14%)
  • Acessórios:  $628,7 milhões (-27%)


10 JOGOS MAIS VENDIDOS EM DEZEMBRO:
  1. Call of Duty: Modern Warfare 3 (360, PS3, Wii, PC)**
  2. Just Dance 3 (Wii, 360, PS3)
  3. Elder Scrolls V: Skyrim (360, PS3, PC)**
  4. Mario Kart 7 (3DS)
  5. Battlefield 3 (360, PS3, PC)**
  6. Madden NFL 12 (360, PS3, Wii, PSP, PS2)**
  7. Assassin's Creed: Revelations (360, PS3, PC)
  8. NBA 2K12 (360, PS3, Wii, PSP, PS2, PC)
  9. Super Mario 3D Land (3DS)
  10. Batman: Arkham City (360, PS3, PC)**

** (Inclui edições de colecionador, edições GOTY, combinados, etc., mas não inclui os jogos vendidos em conjunto com consoles)


FONTE: Eurogamer.net / 1up.com / Industrygamers.com aqui e aqui

.............................................................................................................
Outras notícias:
Vendas nos EUA – Setembro: Vendas fecham em -6%, e Gears of War 3 é superado por Madden   
Vendas nos EUA – Agosto: indústria fecha outra vez com fortes quedas, Deus Ex é o mais vendido    
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário