segunda-feira, 18 de março de 2013

Xbox 360 é o mais vendido em Fevereiro nos EUA

Sistema da Microsoft movimenta mais de 300 mil unidades e chega a marca de 26 meses seguidos na liderança do mercado de consoles caseiro no país; Wii U teria comercializado apenas 64 mil durante o período, segundo site, e Sony não divulga nota.


A Microsoft anunciou no final da semana passada que o Xbox 360 foi novamente o console mais vendido dos Estados Unidos no último mês de Fevereiro. Citando números da NPD Group, a fabricante informou que o seu sistema comercializou um total de 302 mil unidades durante o período e chegou a impressionante marca de 26 meses seguidos na liderança do mercado de consoles caseiro no país.


Com o resultado, a plataforma alcançou também o 19º mês consecutivo na liderança das vendas de hardwares nos EUA, considerando todos os sistemas. A Microsoft afirmou ainda que o Xbox 360 obteve em Fevereiro 41% de toda a fatia do mercado de consoles caseiros, e que foram gastos mais com produtos relacionados ao sistema (incluindo hardware, software e acessórios) do que com qualquer outra plataforma durante o período.

Em uma nota separada, a Nintendo publicou ter comercializado um total de 455 mil aparelhos dentre todos os seus console nos Estados Unidos em Fevereiro, adicionando que o 3DS ultrapassou agora a marca de 8 milhões de unidades na região. Mas embora a fabricante não tenha especificado exatamente os números do Wii U, a NPD acabou citando em seu relatório o desempenho do novo console durante o período.

Olhando para as vendas de hardware em uma base média semanal, todas as plataformas presenciaram um aumento de Janeiro para Fevereiro”, disse o analista da NPD, Liam Callahan. “Especificamente, novas plataformas como o WIi U e o PS Vita apresentaram um crescimento desde a calmaria típica de Janeiro nas vendas de hardwares com aumentos de cerca de 40% e 30%, respectivamente” afirmou ele.

Segundo o site Gamasutra, considerando as vendas do Wii U informadas em Janeiro, o novo console da Nintendo teria movimentado algo em torno de 64 mil unidades, um número bem abaixo do desempenho obtido pela Microsoft com o Xbox 360 durante o mesmo período.

O Wii U comercializou 3 milhões de unidades no mundo todo até o final de Dezembro. Mas depois disso, o sistema parece ter estagnado nas vendas e também sofre com a falta de novos lançamentos de peso. Em Janeiro, a Nintendo reduziu as projeções de vendas do console de 5,5 milhões para 4 milhões de aparelhos.

No geral, as vendas totais do mercado varejista (incluindo hardwares, softwares e acessórios), fecharam o mês com um total arrecadado de $810 milhões (R$ 1,62 bilhões), uma redução de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. O setor que mais sofreu foi o de hardware, cujas vendas presenciaram uma queda brusca de 36% em relação a Fevereiro de 2012, fechando o período com $244,2 milhões (R$ 488 milhões).

E enquanto a Microsoft continua mantendo a sua liderança nos Estados Unidos, rumores afirmam que a empresa estará promovendo em Abril um novo evento a fim de revelar oficialmente a próxima geração dos consoles Xbox. A Sony por sua vez já apresentou oficialmente o Playstation 4 no final de Fevereiro, com o lançamento do console estando previsto para acontecer no final deste ano.


.............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................