segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sony admite que o potencial do programa Cross Buy entre o PS3 e o Vita é limitado

Diferenças no ambiente de produção das duas plataformas tornaria a adaptação de um jogo em uma tarefa não muito simples de se executar.


Duarante a GamesCom deste ano, a Sony anunciou o programa Cross Buy, uma iniciativa que, na compra da versão de um determinado jogo para o PS3, disponibilizará gratuitamente aos jogadores a versão do mesmo jogo para o PS Vita, sem nenhum custo adicional.


O programa é sem dúvida uma boa aposta da Sony que poderia fazer com que as vendas do novo portátil alavanquem de uma vez por todas, e abre caminho para desencadear todo o potencial de conectividade possível entre o Playstation 3 e o Playstation Vita. Entretanto, do ponto de vista do desenvolvedor, a iniciativa parece não ser algo tão vantajoso assim.

De acordo com Jim Ryan, presidente da Sony Computer Entertainment na Europa, as diferenças tecnológicas entre os dois aparelhos dificulta a adaptação de um jogo para as duas plataformas, pois dois projetos distintos e separados teriam que ser criados para cada um dos sistemas.

O PS Vita é um ambiente mais parecido com o de PC, enquanto que o PS3 é um ambiente de desenvolvimento feito mais sob medida. Então a adaptação entre as duas plataformas é um tanto limitado,” disse ele em uma entrevista para a CVG.

Quando perguntado se a opinião dele era a de que poucos estúdios terceiros fariam uso do programa Cross Buy, Ryan disse: “Bem, eu acho que a nossa prioridade com as distribuidoras é proporcioná-las um ambiente, em termos de base instalada, aonde eles possam publicar [jogos] no Vita com lucratividade. Este é o nosso desafio e é algo que nós temos que aumentar.”

As declarações colocam em dúvida se os estúdios terceiros optarão por investirem tempo e dinheiro em duas versões diferentes de seus projetos, sendo que uma delas será uma licença disponibilizada gratuitamente ao consumidor. Mas, como bem lembrou o site, alguns rumores afirmam que o Playstation 4 terá um ambiente de desenvolvimento mais parecido com a plataforma PC, o que teoricamente significa que os jogos para o novo console, cuja existência ainda não foi confirmada pela Sony, seriam mais fáceis de serem transportados para o Vita.

Quando o programa Cross Buy foi anunciado, inclusive pelo próprio presidente da Sony Computer Entertainment na Europa, Jim Ryan prometeu que a empresa continuará investindo “pesado” neste campo no futuro. A iniciativa está prevista para se iniciar no final deste ano, com os jogos PlayStation All-Stars, Sly Cooper: Thieves in Time e Ratchet & Clank: Full FrontalAssault já tendo sido confirmados como fazendo parte da promoção.

.............................................................................................................. 
Outras notícias:
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário