Segundo o diretor do estúdio, “você só deve substituir o hardware quando você tiver um salto dramático em qualidade, e não apenas 2 ou 3 vezes mais.”
É provável que o Xbox 720 e o PS4 estejam ainda a um ou dois anos longe de serem lançados, mas não há dúvidas de que as grandes desenvolvedoras já estão pensando no que será possível fazer com uma nova geração de consoles mais potentes. A Epic Games, por exemplo, espera que ela possa ajudar a expandir ainda mais as fronteiras da tecnologia.
Conversando com a VentureBeat, o diretor geral da Epic, Tim Sweeney, admitiu que “a longevidade desta geração de consoles tem sido uma faca de dois gumes,” mas comentou que os aparelhos de hoje só deveriam serem substituídos “quando você tiver um salto dramático em qualidade, e não apenas 2 ou 3 vezes mais. Tem que se [algo] grandioso e fundamentalmente novo.”
“Do lado dos jogos, tem sido muito bom para os nossos negócios. Nós temos sido capazes de lançar três jogos Gears of War na mesma geração de hardware, cada um deles com melhorias dramáticas em relação ao anterior e com um ciclo de desenvolvimento de dois a três anos. Então, hoje, tem sido uma coisa boa para os negócios de jogos. A cada novo título, há uma base de usuários do Xbox 360 cada vez maior, então os jogos podem vender mais.”
“Por outro lado,” continuou ele, “fica cada vez mais difícil de gerar entusiasmo com o mesmo hardware. É quando um novo hardware é justificável. Mas então você reseta a base instalada a zero e fica muito mais difícil de vender muitos jogos outra vez.”
Então Sweeney concluiu dizendo que, “você só deve substituir o hardware quando você tiver um salto dramático em qualidade, e não apenas 2 ou 3 vezes mais. Tem que se [algo] grandioso e fundamentalmente novo.”
Sweeney também comentou que a Epic Games sempre procura conversar com as fabricantes para assegurar que os hardwares estejam preparados o suficiente para permitirem grandes saltos de qualidade. Com o Xbox 360, por exemplo, o estúdio persuadiu a Microsoft a aumentar a memória do console de 256MB para 512MB, e apesar da decisão ter custado a fabricante cerca de $1 bilhão (R$ 1,82 bilhões) a mais no projeto, isto também permitiu que os jogos Gears of War se tornassem mais detalhados.
Então é certo afirmar que a Epic esteja tentando convencer Sony e Microsoft em algumas decisões no que seria melhor para a futura geração de consoles.
“A cada geração, nós analisamos profundamente sobre o que será preciso para distingui-la fundamentalmente das gerações anteriores. Nós não queremos que ela seja apenas duas vezes melhor. Nós a queremos dramaticamente melhor. E nós lutamos muito duro com os nossos parceiros para chegar até lá. E fazemos a nossa parte do lado dos softwares,” disse Sweeney.
E adicionou, ”… nós fazemos isso em cada geração. Vocês ouvirão algumas dessas conversas, mas elas também estão acontecendo por detrás dos bastidores. As conversas acontecem em todos os lugares, e não apenas com as fabricantes de consoles.”
No caso do novo Xbox, rumores estão afirmando que ele dará suporte à discos de Blu-ray, incluirá uma nova versão mais aperfeiçoada do Kinect, e possuirá um poder de processamento gráfico seis vezes maior do que a atual geração de consoles, o que parece ser um grande salto de qualidade.
Do ponto de vista das distribuidoras de jogos, uma outra boa novidade que foi especulada é que o novo console poderia incluir um sistema que impedisse a reprodução de jogos usados.
FONTE: Gamezone.com / Industrygamers.com
..............................................................................................................
Outras notícias:
- Microsoft confirma: ‘Nenhum novo Xbox em 2012’
- Próxima trilogia Gears of War será feita pela desenvolvedora de Bulletstorm, segundo rumores
..............................................................................................................
Outras notícias:
- Microsoft confirma: ‘Nenhum novo Xbox em 2012’
- Próxima trilogia Gears of War será feita pela desenvolvedora de Bulletstorm, segundo rumores
..............................................................................................................