quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ghost Recon: Future Soldier não será lançado para PC, e um dos motivos é a pirataria

Ao invés, os jogadores da plataforma receberão o jogo grátis para jogar Ghost Recon Online; segundo o produtor da versão para o PC, o motivo é que “nós sabemos que 95% dos nossos consumidores irão piratear o jogo. Então nós dissemos, ‘Ok, temos que mudar o nosso pensamento.”


Quando a Ubisoft demonstrou Ghost Recon: Future Soldier na E3 deste ano, ela acabou deixando os jogadores de todas as plataformas ainda mais ansiosos pelo mais novo título da famosa série de esquadrão tático, previsto inicialmente para ser lançado para Playstation 3, Xbox 360, PSP, Wii, DS e PC.


Porém, em algum momento do projeto, a Ubisoft tomou a decisão de transformar a versão para os PCs de Ghost Recon: Future Soldier no jogo grátis para jogar Ghost Recon OnlineConversando com a Eurogamer semana passada, a distribuidora disse que “Ghost Recon: Future Soldier não havia sido anunciado para PC,” e que “Ghost Recon Online é o equivalente no PC.”

Entretanto, em 2010, Future Soldier havia sido anunciado para os PCs, embora de forma parcial – detalhes mais específicos ficaram de ser anunciados posteriormente (algo que nunca aconteceu). Um fórum oficial de Ghost Recon: Future Soldier para PC fornece ainda mais evidências de que a intenção da Ubisoft anteriormente era mesmo de ter um lançamento multiplataforma.

Em entrevista para a PC Gamer, o produtor sênior de Ghost Recon Online, Sebastien Arnoult, explicou a situação. Segundo ele, a decisão de se fazer para os PCs uma versão grátis de Ghost Recon é na verdade uma resposta à pirataria, e também uma alternativa ao restritivo sistema DRM que tanto tem irritado os jogadores da plataforma nos jogos lançados recentemente pela empresa.
Nós estamos disponibilizando a maior parte dos conteúdos de graça porque [assim] não há barreiras para se entrar. Aos usuários que costumam jogar o jogo adquirindo-o por meio do Pirate Bay, nós dissemos, ‘Ok, vão em frente pessoal. Era isso que vocês estavam pedindo. Nós ouvimos vocês – nós estamos lhes dando esta experiência. É fácil de se fazer o download, e não há nenhuma DRM que irá poluir as suas experiências.’”

A Ubisoft Singapore é quem estará desenvolvendo Ghost Recon Online. O jogo não parece muito diferente de Future Soldier que será lançado para PS3 e X360, mas, ao que parece, ele não possuirá um modo campanha/história. Enquanto que Ghost Recon Online é uma exclusividade dos PCs, a Ubisoft disponibilizará Ghost Recon Future Soldier apenas nos consoles através do modelo tradicional de negócios.

Nós estamos adaptando a oferta ao mercado de PCs," disse Arnoult. "Eu não gosto de comparar o PC com os produtos vendidos em caixas porque eles possuem um modelo que claramente foi feito para se ter grandes conteúdos no valor de €60 do tipo de Hollywood naquelas plataformas. No PC, nós estamos adaptando o nosso modelo à demanda.”
O valor dos jogos para PC tem sido extremamente afetado por causa da pirataria, segundo o produtor – tanto para os jogadores quanto para as distribuidoras.
Quando nós começamos Ghost Recon Online, nós estávamos pensando em Ghost Recon: Future Solider; em ter algo adaptado do jeito tradicional sem nenhum grande desenvolvimento, porque nós sabemos que 95% dos nossos consumidores irão piratear o jogo. Então nós dissemos, ‘Ok, temos que mudar o nosso pensamento. Nós temos que adaptarmos, nós temos que abraçar isso ao invés de nos afastar disso. E esta é a grande reflexão por detrás de Ghost Recon Online e da escolha que nós fizemos de ir nesta direção.”
Ghost Recon Online está em fase de testes na Alemanha e na França. A versão de testes está prevista para acontecer no Reino Unido nos próximos meses, segundo a PC Gamer. É possível se inscrever a ela através do site oficial do jogo no Reino unido.



A Ubisoft é uma empresa sinônimo de problemas quando o assunto é a prataria nos PCs. A distribuidora tentou combater a pirataria com o sistema DRM, mas isso acabou prejudicando os compradores legítimos de jogos de PC no caminho. Além de serem afetados pelos restritivos DRMs, estes compradores também tiveram que esperar semanas após o lançamento de alguns jogos nos consoles para que eles pudessem jogar a versão dos desktops.
O resultado foi uma grande ira dos jogadores contra a Ubisoft. Recentemente a empresa decidiu por lançar I Am Alive em formato digital na XLBA e na PSN, e uma versão para os PCs ainda não foi confirmada, embora também não tenha sido descartada.
Nós temos ouvido em alto e bom som que os jogadores de PC estão reclamando sobre não haver uma versão para eles,” disse Stanislas Mettra, diretor de criação de I Am Alive. “Mas estas pessoas estão fazendo barulho apenas porque não há uma versão ou porque é um jogo que eles realmente querem jogar? Eles o comprariam se ele fosse feito?
A versão para o PSP de Future Soldier acabou virando Ghost Recon: Predator, e a versão para o Wii simplesmente em Tom Clancy’s Ghost Recon. Ambos foram lançados no dia 16 de Novembro de 2011. A versão para o DS, segundo o site oficial, ainda possui o nome Future Soldier e está marcada como um lançamento para 2011.


FONTE: Eurogamer.net / Pcgamer.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
..............................................................................................................

Um comentário: