quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Remake de Final Fantasy VII viria com algumas modificações caso ele fosse feito

Produtor Yoshinori Kitase afirma que, se fosse para relançar o clássico do PS1, ele não estaria interessado em fazer uma adaptação direta porque isso seria repetitivo; ao invés, ele decidiria por cortar algumas coisas e adicionar outras.


Final Fantasy VII é um dos jogos mais solicitados pelos jogadores para receber uma adaptação atualizada, seja entre os jogos da série Final Fantasy ou mesmo entre os jogos em geral. Mas cuidado com o que você deseja: caso isso venha a acontecer, o jogo pode acabar não saído exatamente do jeito que os fãs se lembram dele.


De acordo com o produtor e veterano da série, Yoshinori Kitase, se a Square Enix viesse a recriar o RPG clássico do Playstation, ele não resistiria à tentação de fazer mudanças significativas no jogo original.
Kitase, que atualmente está trabalhando como produtor em Final Fantasy XIII-2 e foi o diretor de Final Fantasy VII, afirmou não ter interesse em criar uma adaptação direta ou uma versão em HD, mas ao invés, ele preferiria reimaginar o jogo adicionando novos elementos e deletando outras partes que não funcionaram tão bem.

Em entrevista concedida à Official Xbox Magazine do Reino Unido, Kitase disse o que ele gostaria de fazer caso o clássico fosse refeito.
Se eu puder falar como um criador de jogos, se fosse para nós produzirmos um remake do 7, por exemplo, eu seria muito tentado a deletar coisas e adicionar novos elementos, novos sistemas ou o que seja, por que se fosse para nós fazermos exatamente a mesma coisa agora, ele seria como uma repetição,” disse ele.
Ele teria um problema de repetição e não seria muito divertido fazer tal jogo. Então eu realmente me interessaria em rearranjar jogos ou dar um novo formato aos jogos em algo um pouco diferente mesmo embora ele deva ser supostamente o mesmo jogo.”
Entretanto, ele entende que tal decisão poderia não se tornar muito popular entre certos membros dos fãs da série. Kitase acredita que exista aqui uma situação de perde-e-ganha nesta abordagem, já que ao mesmo tempo em que as lembranças e as reações particulares dos fãs veteranos da série talvez os façam sentir falta de algo em uma versão reimaginada, aqueles que vierem a experimentar o jogo pela primeira vez numa adaptação direta podem presenciar algumas falhas e acabarem julgando o jogo com mais rigor.

Se nós fizermos isso, os fãs podem ficar desapontados ou [dizerem] ‘não era isso que eu estava esperando’, então neste sentido talvez alguns digam que seja melhor deixar a memória ser memória,” disse Kitase.
Quando nós jogamos os jogos que nós fizemos a anos atrás, algumas vezes nós pensamos ‘oh, isso não é legal’ ou ‘isso provavelmente deveria ter sido um pouquinho melhor do que isso’, e esse tipo de coisa,” adicionou ele.
E continuou, “Mas por outro lado, estas pequenas características e partes negativas, para alguns dos fãs mais entusiasmados destes títulos, é o que dá ao jogo um gosto ou uma personalidade extra, ou o que seja. Então talvez eles prefiram que nós não façamos nada sobre [o jogo] e nós simplesmente o deixamos como ele está. É muito difícil decidir o que nós devemos manter e o que nós devemos tirar fora.”
Alguns outros desenvolvedores têm tentado investir nesta abordagem de criar uma edição modificada ou uma versão editada de seus jogos do passado. A série Broken Sword da Revolution Software é um bom exemplo disso. No caso deles, a adição de uma versão editada tanto do jogo Broken Sword quanto do jogo Broken Sword II provou ser bastante polêmica entre os fãs, com alguns apreciando as novas cenas e interfaces, enquanto que outros acharam que as adições se tornaram muito óbvias e não se encaixaram na narrativa original que eles conheciam e amavam.
Kitase não chegou a confirmar se haverá ou não uma nova versão de Final Fantasy VII sendo lançada em algum momento, e seus comentários podem ser aplicados a outros jogos além de FFVII, já que ele usou este jogo em particular apenas como um exemplo. Mas enquanto que não há garantias nenhuma de que isso aconteça, este é um assunto que tem rondado a indústria constantemente nos últimos anos. Além disso, o fato de Kitase se dispor a comentar sobre isso pode ser um indicativo de que ele esteja levando algo em consideração.
Haviam rumores no passado de que uma adaptação do jogo seria lançada em 2006, algo que não aconteceu. Em 2009, ano em que o jogo foi relançado na PSN (disponibilizando-o assim para ser jogado no Playstation 3 e no PSP), Kitase reafirmou que uma nova versão do clássico não estava sendo feita, algo confirmado posteriormente no começo de 2010 pelo o designer de personagens do jogo, Tetsuya Nomura. Kitase então comentou que uma transição do estilo do jogo original para uma versão em alta definição seria difícil de ser executada e que, a menos que tal projeto pudesse ser finalizado no período de um ano, isso não aconteceria.
Enquanto isso, nós temos uma versão de Final Fantasy X em alta definição que será lançada para Playstation 3 e Playstation Vita num futuro próximo.


FONTE: Eurogamer.net / 1up.com / Gamepro.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Registro de domínio para Final Fantasy XIII-3 aparece na internet
- Distant Worlds: concerto musical ao vivo de Final Fantasy é lançado em DVD pela Square Enix
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário