terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sony faz duras críticas às políticas de conteúdo da Microsoft

Vice Presidente de Relações Públicas da Sony Rob Dyer declara: “a nossa visão é que a Microsoft está fazendo tudo o que pode para eliminar isso porque eles possuem uma tecnologia inferior.”


No final de Agosto, surgiu uma polêmica história referente a uma ‘Política de Concordância e Lançamentos de Conteúdos para a Microsoft, obtida pela Eurogamer. O ponto central dela é que a Microsoft possui algumas políticas bastante severas sobre as condições para que um jogo/conteúdo possa ser publicado em sua plataforma, seja em mídia física ou mesmo na Xbox Live Arcade, e que se este jogo for lançado primeiro no console da Sony ou possuir mais conteúdos no console da Sony, a Microsoft não o publicará. E o que a Sony teria a dizer sobre isso? Aparentemente, muita coisa.

Imagem do jogo Limbo.


A IndustryGamers conversou com Vice Presidente Sênior de Relações Públicas da Sony Computer Entertainment da América, Rob Dyer, que esteve mais do que disposto a compartilhar os seus sentimentos a respeito das políticas da Microsoft.
Eu acho que o que o [chefe da Xbox na Europa] Chris Lewis se referiu é algo que nós já tínhamos conhecimento já a um bom tempo, algo que nós temos lidado, e temos tentado lidar com... no espírito da competição, mais do que tudo, nós procuramos meios de dar aos nossos consumidores razões para se ter um PS3."

"Eu acho que o que o Chris e outros representantes da Microsoft tem feito é proteger uma tecnologia inferior. Eu acho que eles querem nivelar por baixo e manter o mais inferior possível, pois assim se você quiser fazer algo com o Blu-ray ou se você possui um conteúdo extra acima dos 9GB ou se você quiser fazer qualquer outra coisa dessa natureza, é melhor se lembrar de uma vez por todas que a Microsoft não consegue dar conta disso,” disse Dyer, iniciando o seu ataque.
E isto é um problema enorme para eles. Começou primeiro com as pequenas distribuidoras, e nós podemos falar sobre o que aconteceu na XBL e sobre a política que eles possuem lá que obrigam as distribuidoras a terem uma ladainha de coisas para que elas possam entrar em sua rede, senão [seus jogos] terão que passar a ser distribuídos pelo Xbox, pela Microsoft, [algo] que essencialmente [permite à Microsoft] a ditar por quanto tempo eles permanecerão exclusivos ou se eles possuirão ou não a IP, etc, etc."

"Eles... por exemplo, se você quiser estar apto a fazer algo na XBL, você precisará de um escritório, tem todos os tipos de restrições. Nós não fazemos isso. Nós não temos nenhum tipo de política do tipo. Nós não obrigamos isso. Na verdade, nós temos andado para o lado inverso e tentado encorajar as distribuidoras por meio de nosso ‘Pub Fund’... Nós queremos dar as boas vindas aos [produtores independentes] e nós temos visto isto se tornar numa grande parte dos nossos negócios porque os [produtores independentes] estão reconhecendo que nós não exigimos [coisas absurdas] para que eles tenham os seus jogos publicados em nossa rede.”
E Dyer enfatizou que isto não é mais um problema apenas das pequenas empresas. “Isso é algo que até as maiores distribuidoras tem tido que lidar. Naturalmente, a Sony sente que isto lhes dá uma vantagem quando o assunto é relacionamento com os desenvolvedores.”
Veja só … Isto agora progrediu não mais apenas para estas pequenas desenvolvedoras/ distribuidoras que obviamente são muito fáceis de jogar para encanteiro. Isto se transferiu para toda a cadeia alimentar. Isto chegou até às distribuidoras de níveis A e B às quais a Microsoft está exigindo – eles soltaram algo, e eu estou lendo diretamente disso, tenho certeza de que vocês já viram isso: ‘Caso o conteúdo não seja lançado simultaneamente com as plataformas competidoras em todas as regiões aonde o conteúdo estiver sendo disponibilizado, ou caso o conteúdo e as características disponíveis no Xbox 360 não estiverem em paridade com as versões das plataformas competidoras, a Microsoft se reserva no direito de não permitir que o conteúdo seja publicado no Xbox 360 ou lançado na Xbox Live marketplace.’ Então, potencialmente, todas as vezes que nós fomos e negociamos um conteúdo exclusivo de coisas que nós havíamos anunciado para coisas como a DPS ou a E3, as distribuidoras acabam [tomando uma grande bofetada] da Microsoft porque eles estão fazendo algo para o consumidor que é melhor em nossa plataforma...
Então, do ponto de vista da criação e [em relação] ao que nós estamos tentando criar para torná-lo melhor para o consumidor, a nossa visão é que a Microsoft está fazendo tudo o que pode para eliminar isso porque eles possuem uma tecnologia inferior.”
A rede fechada e as políticas a Microsoft em geral estão começando a se tornarem um problema se você perguntar ao Gabe Newell da Valve, que chamou a Microsoft a “abrir” a Xbox Live porque os jogadores de lá estão [limitados] enquanto que os jogadores do PS3 estão se beneficiando do melhor que a Valve tem para oferecer.
Também eu li os comentários de Gabe e esta é uma relação que eu tenho ajudado a promover e a termos esta conexão entre plataformas acontecendo. Eu estou bastante empolgado com ela,” continuou Dyer. “Eu penso que isto dá ao jogador – especialmente ao jogador ‘core’ – todas as grandes razões para se querer jogar no nosso console. E é aqui que está a coisa. Nós queremos que as pessoas estejam plugadas no PS3 – se elas não estão jogando, então nós queremos que elas estejam em nossa rede ou então usando-o para baixar vídeos ou navegando ou fazendo qualquer outra coisa."

"E isto apenas os proporciona mais uma razão para usá-lo... E sobre o que disse Gabe, sim, eu mal posso esperar para ver o que irá acontecer com Counterstrike. Nós estamos trabalhando com eles nisso. Eu acho que nós teremos algumas coisas bem legais. Nós estamos muito empolgados. Na verdade nós estamos empolgados também por trabalhar com pessoas como a CCP ao tentarmos sermos mais inclusivos ao invés de restritivos.”
No final das contas, Dyer quer ver os desenvolvedores e as distribuidoras se levantando contra a Microsoft. “Eu só quis esclarecer os comentários de Chris Lewis da semana passada e sobre o fato de ele ter dito, ‘Bem, isto é ótimo para os consumidores,’ e de que eles estariam protegendo os seus consumidores. Eu acho que isto é uma posição admirável a se tomar. Dito isso, se eles estão querendo proteger os seus consumidores, eles estão querendo protegê-los do que?"

"E ao que parece eles estão protegendo eles é do fato de se ter grandes conteúdos aparecendo em uma tecnologia superior. E isto, para mim, é o problema que nós estamos tendo nesse momento, é esta ameaça e estes sérios problemas que a Microsoft está enfiando goela abaixo nas distribuidoras (....) E se as pessoas estarão dispostas ou não a enfrentar a Microsoft sobre este assunto [é algo que] cabe apenas a estas distribuidoras e a elas fazerem isto por suas próprias contas e riscos,” adicionou ele.


FONTE: Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Política da Microsoft só permite jogos na XLBA se eles forem lançados antes ou ao mesmo tempo dos concorrentes
-
PS3 ultrapassará o X360 nestas férias se a Microsoft não reduzir o preço, segundo analista

..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário