Documento obtido pela Eurogamer mostra que a XLBA não possui jogos já publicados na PSN ou em outros canais digitais de distribuição por causa da Política dos Termos de Exclusividade exigida pela Microsoft.
A Microsoft está se recusando a publicar na Xbox Live Arcade jogos que já tenham sido lançados primeiro nas plataformas concorrentes, de acordo com documentos obtidos pelo site Eurogamer. A fabricante do Xbox 360 também dá preferência àquelas distribuidoras que, ao lançarem títulos no formato de disco (no varejo), definem o mesmo conteúdo entre as diferentes plataformas.
Durante uma entrevista para a própria Eurogamer, o chefe da Xbox na Europa, Chris Lewis, defendeu estas políticas, alegando que é isto o que os jogadores querem da empresa.
“Nós somos um pouco tendenciosos, então obviamente que nós procuraremos proteger o nosso espaço o melhor que pudermos para termos exclusividades,” disse Lewis. “Embora eu não possa ser específico sobre os termos e condições, esteja certo de que nós procuramos maximizar a nossa vantagem para assegurar que o campo de jogo seja igual, e logicamente jogar ao nosso favor sempre que possível.”
“Como você pode imaginar também, nossos parceiros devem ser cuidadosos no relacionamento que eles têm com todas as donas de plataformas, e eles devem ser equitativos. Mas existem situações contratuais aonde nós fazemos acordos com pessoas diferentes para fazer coisas diferentes, e devido ao que nós temos disponibilizado na Xbox Live, nós somos capazes de oferecer coisas que as outras pessoas não podem oferecer, que permitem estas exclusividades e elementos únicos [dentro da Xbox Live] que de outra forma não podem estar disponíveis em nenhum outro lugar.”
As políticas da Sony são de longe mais flexíveis do que a ‘Política de Concordância e Lançamentos de Conteúdos para a Microsoft, ’ que foi obtida pela Eurogamer. Jogos como Limbo e Castlevania: Harmony of Despair apareceram primeiro na Xbox Live Arcade, tendo sido disponibilizados posteriormente na PlayStation Network.
“Títulos para o Xbox 360 devem ser lançados no mínimo simultaneamente com outras plataformas de videogames, e devem conter pelo menos características e conteúdos iguais no disco em relação às versões das outras plataformas de videogames em todas as regiões em que o título estiver sendo disponibilizado. Se estas condições não forem atendidas, a Microsoft se reserva no direito de não permitir que o conteúdo seja lançado no Xbox 360,” pode ser lido na política.
E isto também se aplica aos jogos da Xbox Live Arcade. Outros conteúdos online “devem ser lançados simultaneamente na Xbox Live Marketplace em todas as regiões em que o jogo for disponibilizado.” Qualquer versão de demonstração de um título a ser disponibilizado na Xbox Live Marketplace “deve ser lançado na mesma semana do seu lançamento em outras plataformas de videogames ou através de revistas.”
A Microsoft continua acreditando que esta política é a melhor forma de proteger os conteúdos que chegam à Xbox Live Arcade.
”Honestamente, isto vai soar um pouco como uma invenção, [mas] nós só queremos o que os nossos consumidores querem de nós. Nós queremos estar aonde eles querem que nós estejamos. Nós queremos que o nível de qualidade que eles tem experimentado conosco continue crescendo. Eu acredito que é isto que deveria acontecer. Todo mundo deveria fazer isto. Se nós queremos continuar dominando esta saudável média de preços de venda, [algo que] todos nós fazemos, aquilo que oferecemos aos nossos consumidores tem que estar sempre melhorando,” declarou Lewis.
“Apesar do fato de se tornar cansativo ter uma competição tão forte assim o tempo todo, ela na verdade nos ajuda a manter os pés no chão. Isto é ótimo para todo mundo, e isto proporciona uma disputa bastante saudável para níveis cada vez maiores de qualidade de experiências de jogos.”
Entretanto, nem todos concordam. Um representante de uma distribuidora que pediu para não ser identificada disse à Eurogamer que as políticas da Microsoft impede os desenvolvedores de tirar vantagem do que as outras plataformas tem de melhor para oferecer.
“A Microsoft sugere que apenas a paridade resultará na [continuação por parte deles de levar o título adiante]. Eles podem achar que isto é competitividade, mas não é. Eles estão matando toda a exposição de criatividade para compensar as deficiências de sua própria plataforma.”
FONTE: Industrygamers.com
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FONTE: Industrygamers.com
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