segunda-feira, 13 de junho de 2011

THQ fecha a Kaos Studios, desenvolvedora de Homefront

Como parte de uma “reestruturação estratégica,” distribuidora termina com os trabalhos da empresa criadora de Homefront e também com os estúdios Digital Warrington; franquia é transferida para a Montreal Studios.


Homefront, o jogo de tiro em 1ª pessoa da Kaos Studios, causou uma grande dor de cabeça à THQ durante o seu lançamento em Março depois que os investidores fugiram das ações da distribuidora por causa da média que o jogo alcançou. E embora o título tenha comercializado mais de 2,6 milhões de unidades, a Kaos Stúdios não estará mais por perto para produzir uma possível seqüência.

Homefront provou ser o ultimo trabalho da Kaos Studios.


A notícia foi dada primeiramente por meu de uma postagem no Twitter de Zach Wilson, escritor e projetista da Kaos Studios, aonde ele diz que "É isso o que eu estou ouvindo. Que a Kaos Studios está sendo fechada, detalhes ainda aparecerão. A maioria dos desenvolvedores já estão trabalhando em novos estúdios, de qualquer forma."

Momentos depois, a THQ confirmou a notícia à Gamespot e à Gamasutra. Para esta última, a distribuidora disse que ela está "dando continuidade à sua estratégia de alinhar os melhores talentos da indústria com as principais franquias da empresa. A Montreal Studio ficará responsável pelo desenvolvimento do produto e pela administração geral de criação da franquia Homefront."

Depois a THQ confirmou à GameSpot que ela fechou a Kaos Studios, sediada em Nova Iorque, bem como a Digital Warrington (conhecida anteriormente como Juice Games). A THQ se recusou a dizer quantos funcionários serão demitidos por causa do fechamento, comentando apenas que serão dadas oportunidades ao pessoal afetado a se alistarem à outros grupos da empresa.

A THQ confirmou hoje que ela realizou uma reestruturação estratégica em seus estúdios internos e está em processo de fechamento de duas localidades: o estúdio da empresa no Reino Unido e a Kaos Studio em Nova Iorque,” pode ser lido em uma declaração da distribuidora ao site.

A franquia Homefront da Kaos Studios estará sendo transferida para a Montreal Studio da THQ. De acordo com a empresa, o estúdio da Montreal esteve constantemente ligada ao desenvolvimento do jogo junto a Kaos. Também foi dito que a THQ Montreal estará criando uma nova propriedade intelectual para a distribuidora.

Em Março, Danny Bilson, um dos chefes da THQ, havia explicado que o futuro da Kaos Studios dependia do sucesso de Homefront. "Eu disse a eles que quanto maior fosse o sucesso do jogo, melhor seria a economia para a franquia, e isto ajudaria a influenciar o que temos feito," disse Bilson. "Nós não tomamos nenhuma decisão no momento. Essa é a verdade. Vamos ver como as coisas saem. Nós não queremos realocar pessoas apenas por realocar pessoas."
E continou, "Muito disso tem a ver com o quanto de sucesso ele terá(...) Eu adoro esses caras. Eu tenho trabalhado muito próximo à eles em seus jogos por anos. Não tem nada de desrespeitoso acontecendo de forma alguma. Nós estamos tentando fazer o que é melhor para todo mundo."
A Kaos Studio, que também foi responsável pelo desenvolvimento de Frontlines: Fuel of War em 2008, foi fundada em 2006 com os membros restantes da extinta desenvolvedora Trauma Studios.
Já a Digital Warrington está mais associada à Red Faction: Battlegrounds, um lançamento no formato digital que acabou recebendo análises medianas em sua estréia em Abril. A empresa também é conhecida pela série de corrida Juiced.


FONTE: GameSpot.com e Eurogamer.net

.............................................................................................................
Outras notícias:
- THQ afirma estar no mesmo nível de EA e Activision  
- Estúdio de HomeFront: “desenvolvedores de FPS precisam correr mais riscos”
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário