quarta-feira, 12 de maio de 2010

Miyamoto: A Nintendo poderia cobrar pelo serviço online

Criador de Mario sugere que a distribuidora fortaleça o seu plano de negócios para jogos online e outras funções de rede.


Desde que o Wii foi lançado, a Nintendo tem mantido as funcionalidades online básicas do console totalmente grátis. Entretanto, este modelo de negócio pode estar com os dias contados. Durante uma entrevista para a Edge, o diretor sênior da Nintendo e criador de Mario, Shigeru Miyamoto, falou sobre os planos da Nintendo para os serviços online, e sugeriu que a empresa necessite de incluir a rede online nestes planos.

Miyamoto sugere que o mercado online da Nintendo possa ser melhor orquestrado.


Provavelmente a outra coisa que nós estamos desesperados para fazer é a estrutura principal do mercado [online],” disse Miyamoto. “Nós precisamos exigir que nossos consumidores paguem uma taxa mensal para usufruir os serviços online? Ou disponibilizar uma assinatura online que é livre de taxas, mas oferecer também alguma coisa extra para as pessoas que pagarem, para que elas tenham conteúdo extra? Com estas estratégias de negócio, eu acho que nós seríamos menos ativos do que precisaríamos ser.”

Entretanto, Miyamoto defendeu os esforços da Nintendo para com os serviços online até agora, lembrando que a empresa quer que seu console esteja constantemente conectado à rede online. Ele também reconheceu que a empresa “não tem sido muito pró-ativa” quando se trata de segmentos do gênero MMO, mas disse que a empresa tem implementado bem as funcionalidades nas áreas “aonde nós possamos proporcionar aos nossos consumidores mais diversão e entretenimento.”

A aproximação da Nintendo com os jogos online tem sido objeto de muita discussão desde a época do GameCube. A uma semana do lançamento do sistema na América do Norte em 2001, Miyamoto havia dito que a Nintendo só entraria no mercado online quando o mercado estivesse pronto. A atitude da empresa em relação aos serviços online permaneceu praticamente a mesma até o anúncio do Wii. Em 2002, um executivo da Nintendo da América considerou os jogos que usavam a rede online como “um pequeno mercado,” e em 2004 o Presidente da empresa Satoru Iwata declarou que “os consumidores não querem jogos online.”


FONTE: GameSpot.com

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