terça-feira, 2 de agosto de 2016

Xbox One S possui uma GPU mais rápida que é capaz de melhorar levemente a performance de certos jogos

O novo modelo mais compacto do Xbox One, o Xbox One S, está sendo oficialmente lançado hoje em algumas regiões do globo, e agora é noticiado que o sistema possui uma GPU um pouco mais rápida do que a versão original do aparelho que é capaz de melhorar a performance dos jogos.


A informação foi revelada pelo diretor sênior de marketing e planejamento de produto da Microsoft, Albert Penello, ao site Digital Foundry em uma matéria publicada hoje (via VideoGamer). A Digital Foundry também publicou uma extensa análise sobre o ganho de performance do aparelho.

O site revela que o processador gráfico (GPU) do Xbox One S possui uma velocidade de clock de 914MHz. Isso representa um aumento de 7,1% em relação à velocidade de clock do modelo Xbox One original, que é de 853MHz. Já o clock do processador principal (CPU) é o mesmo em ambos os modelos.

Penello explicou que este aumento no clock da GPU foi definido pela Microsoft com o objetivo de permitir aos desenvolvedores a criarem seus jogos com suporte à reprodução de imagens HDR (High Dynamic Range) sem que houvesse perda de performance. Contudo, como um bônus isso por fim acabou beneficiando também os atuais jogos da plataforma.

Na análise da Digital Foundry, o site descobriu que alguns jogos como Hitman e Project CARS apresentaram uma taxa de quadros por segundo levemente mais alta no Xbox One S; outros jogos como Rise of the Tomb Raider e Batman: Arkham Knight apresentaram melhorias gráficas tais como menor queda de quadros e menos efeitos de tearing.

O aumento no clock da GPU do Xbox One S, no entanto, não resulta em melhorias em todos os jogos, com os títulos Fallout 4 e Resident Evil 5 tendo sido citados como dois deles. O site explica que o ganho de performance deverá ser notado mais em jogos que possuam um framerate não travado ou resolução dinâmica.

Comentando sobre a decisão da Microsoft de oferecer um clock maior na GPU, Penello explicou à Digital Foundry que como o ganho de performance nos jogos atuais é pequena, a empresa optou por não incluir este elemento dentro do marketing comercial do Xbox One S.

"Por meio desta mudança (aumento do clock), os desenvolvedores que criarem jogos HDR não precisarão passar por nenhuma perda de performance", disse ele. "Nós também decidimos por tornar os 6% extras disponíveis em todos os títulos. Então alguns jogos (os que utilizam resolução dinâmica e framerates não travados) poderão presenciar uma pequena melhora de performance"

"Nossos testes internos mostraram que [estas melhrias de performance] são bem pequenas, e só podem ser verificadas em certos jogos, então nós não quisemos promover isso como um diferencial de venda do novo console", completou.

A Digital Foundry também publicou um vídeo (em inglês) mostrando exemplos de melhorias de performance dos jogos no Xbox One S, que você confere abaixo.

O Xbox One S é um novo modelo mais leve e compacto do Xbox One original que apresenta um tamanho 40% menor, vem com a fonte de energia embutida de fábrica, dá suporte à reprodução de videos na resolução de 4K, e pode ser posicionado na posição vertical.

O modelo de 2TB do aparelho está sendo lançado hoje, dia 02 de Agosto, e está podendo ser adquirido pelo preço de U$ 399 em algumas regiões específicas do globo. O Xbox One S é compatível com todos os jogos, acessórios e serviços da Xbox Live criados para o Xbox One original.



Certifique-se de selecionar a opção de qualidade '720p' ou superior nos menus do player para uma melhor visualização. Para acessar a página da Filial dos Games no Youtube, clique aqui.

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Xbox One S tem data de lançamento anunciada; trailer dentro
- Xbox One S é capaz de reproduzir jogos na resolução nativa de 4K, mas apenas para jogos mais leves
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário