quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vendas mundiais do Vita chegam a 2,2 milhões, mas PSP vendeu duas vezes mais no último trimestre

Novos dados divulgados pela Sony revelam as vendas totais da nova plataforma até o final de Junho, e indicam que ele está sendo superando pelo antigo portátil da fabricante numa proporção maior do que 2:1 em unidades vendidas.


A Sony revelou nesta semana novos dados de vendas de seu mais novo portátil, o Playstation Vita. Tendo sido lançada em Dezembro no Japão e no final de Fevereiro internacionalmente, a nova plataforma possui agora a marca de 2,2 milhões de unidades vendidas até o final de Junho deste ano.

A informação foi divulgada primeiramente pela Playstation na Alemanha ao site Playfront.de, e confirmada posteriormente por representantes da Sony Computer Entertainment Europe aos sites CVG e Joystiq.

Até então, os dados de vendas mais recentes que se tinha era o de 1,8 milhões de unidades comercializadas até o dia 31 de Março, números que haviam sido divulgados em conferência telefônica com investidores sobre os resultados financeiros anuais da empresa, publicados em Maio. Isto significa que o Vita movimentou mais 400 mil unidades durante os meses de Abril, Maio e Junho no mundo todo.

Acontece que este período de três meses citado acima é exatamente o período que compõe o primeiro trimestre do atual ano fiscal da Sony, e os resultados financeiros deste primeiro trimestre já foram publicados pela empresa no começo de Agosto, em que a fabricante divulgou que as vendas combinadas do Playstation Vita e do Playstation Portable durante os meses de Abril, Maio e Junho foram de 1,4 milhões de unidades.

Uma conta simples aqui revela então que, no mesmo período em que o Vita comercializou 400 mil unidades, o PSP vendeu cerca de 1 milhão de aparelhos, ou 71% do total divulgado pela Sony durante o trimestre em questão, o que representa uma proporção de quase 2,5:1.

No começo do mês, o chefe da Sony Computer Entertainmente no Reino Unido, Fergal Gara, admitiu que ele gostaria de ver o Vita vendendo mais, mas disse acreditar que a plataforma possui um futuro promissor pela frente.Nós adoraríamos que ele estivesse vendendo mais e temos a intenção de fazê-lo vender mais e ajudá-lo a vender muito mais,” disse ele ao site MCV. “O feedback de muitos dos consumidores que o experimentaram é positivo - então isso e um bom começo.”

E continuou, “O ponto chave para o resto do ano é [possuir] títulos chaves para o console, então quando olhamos para Setembro, LittleBigPlanet, [é um jogo] que realmente leva o conceito a um outro nível por causa das funcionalidades do Vita. E claro, as outras grandes IPs chaves dos estúdios terceiros - Call of Duty, FIFA, Assassin’s Creed - proporcionarão algo tremendo para o Vita. Então é nosso trabalho agora aproveitar esta forte leva de softwares e dar às pessoas mais razões para comprá-lo.”

Gara concluiu dizendo que “eu acho que nós ainda não chegamos ao ponto ideal [de uma linha arrasadora de] softwares , e eu tenho todos os motivos para pensar que isso irá acontecer nos próximos meses.”


A Sony também disse estar focando em dois aspectos principais para tentar elevar as vendas do Vita: mais conteúdos e edições especiais de final de ano. Em entrevista concedida para a Gamesindustry semana passada, o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, também afirmou o desejo da empresa de ver o Vita vendendo mais, e disse que a prioridade da fabricante é trazer novos jogos.

Em termos de reações das pessoas que já compraram o Vita, nós estamos muito contentes. Eles estão felizes com o hardware," disse ele. "Em termos de vendas, nós definitivamente gostaríamos de ver mais. Existem milhões de pessoas que nós estamos certos que iriam adorar jogar os jogos do Vita. Nosso trabalho agora é decifrar o que está prevenindo estas pessoas de adquirem um. Nossa prioridade no momento definitivamente é de trazer mais conteúdos.”

E adicionou posteriormente, “E para as pessoas que estão na expectativa de que o PS Vita ganhe um preço mais acessível, nós estamos criando novos combinados e incluindo novos [itens] de valor no produto. Nós esperamos que nestas férias de final de ano mais pessoas migrem para o Vita.”

Passada a feira de eventos da GamesCom, o aparelho possui agora uma bela lista de novos títulos chegando para a plataforma, tais como Call of Duty: Black Ops Declassified, Assassin’s Creed III: Liberation, Need for Speed: Most Wanted, PlayStation All-Stars Battle Royale, Sly Cooper: Thieves in Time, Killzone: Mercenary, Ratchet & Clank: Full Frontal Assault, Tearaway, Silent Hill: Book of Memories, Soul Sacrifice, Little Big Planet, um título da série Bioshock e jogos da série Oddworld, entre outros.

A Sony também anunciou durante o evento o programa Playstation Cross Buy, uma iniciativa que permitirá que os jogadores adquiram, sem nenhum custo adicional, a versão portátil de jogos de PS3 comprados, e vice-versa, com os títulos PlayStation All-Stars, Sly Cooper: Thieves in Time e Ratchet & Clank: Full Frontal Assault já tendo sido confirmados no programa.


.............................................................................................................. 
Outras notícias:
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário