sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Anúncio de Dragon Quest X faz as ações de Sony e Square Enix caírem

Passado ruim com FFXIV Online e desconfiança no mercado da fabricante japonesa afastam os investidores das bolsas de ações.


No começo da semana, a Square Enix anunciou o seu mais novo título Dragon Quest, Dragon Quest X, um RPG Online para as plataformas Wii e Wii U. O mais curioso é que, numa época em que a maioria dos MMOs de hoje estão sendo disponibilizados de graça, Dragon Quest X exigirá uma assinatura paga adicional para se jogar o modo online. A resposta dos investidores? Queda nas ações da Square Enix ao ponto de despencar 10% em um único dia.

 É impressionante o que o anúncio de um jogo pode causar.


E os investidores parecem ter perdido também as esperanças no mercado de jogos da Sony após o jogo ter sido anunciado como uma exclusividade do Wii e do Wii U. A queda nas ações da Square Enix acabou respingando entre os acionistas da fabricante do PS3, que viu o seu mercado de ações cair pelo terceiro dia seguido na última Terça, alcançado o seu menor valor neste ano.
A agência de notícias japonesa Nikkei conversou com o chefe da Rakuten Investment Management (conforme tradução da Andriasang) sobre as quedas. Ele acredita que a queda contínua das ações da Sony se deve à problemas no mercado de televisores da empresa, à prejuízos devido à valorização do Iene, e à uma preocupações no fato de que o aparecimento de Dragon Quest nos consoles da Nintendo poderia ser visto como uma ameaça ao mercado de consoles da Sony. A Nikkei mencionou ainda “problemas políticos” na Europa, embora não saibamos do que isso se trata.
Nenhum motivo foi dado para a queda nas ações da Square Enix, mas a fraca performance do último MMO da empresa, Final Fantasy XIV, a falta de suporte da Nintendo em relação aos jogos online e o fato de a Level-5 (desenvolvedora de Dragon Quest VIII e Dragon Quest IX) não estar no projeto são grandes indícios da desconfiança no novo título.
Poderá o Wii dar conta de um RPG Online? Haverá usuários do Wii U suficientes para que o jogo venda bem? E como a Square Enix apagará da memória dos consumidores a má experiência vivida com Final Fantasy XIV Online?


FONTE: Eurogamer.net e Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Dragon Quest X é confirmado para o Wii e o Wii U, modo online exigirá uma taxa adicional 
- Wii U cativará a audiência hardcore, segundo a Nintendo  
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário