quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Wii U cativará a audiência hardcore, segundo a Nintendo

Presidente Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto comentam sobre os motivos que levaram os jogadores a verem o Wii como uma plataforma casual e como o novo console pode mudar esta situação a favor da empresa.


Alguns jogadores não casuais se sentiram meio deslocados quando o Wii chegou ao mercado. O sistema obteve um grande sucesso com o público em geral e recebeu títulos de grandes franquias da Nintendo, mas para alguns jogadores, acabou se tornando uma frustração não poder jogar certos jogos que podiam ser encontrados no Xbox 360 ou no PlayStation 3.



Mas a Nintendo prometeu corrigir este problema com a chegada do novo console Wii U. Durante uma nova seção do Iwata Asks, o Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, e o famoso criador Shigeru Miyamoto falaram sobre como a nova plataforma conquistará os jogadores que o atual console da fabricante não conseguiu fazer.

Isto é algo que tem sido apontado pelos desenvolvedores fora da empresa. [Com a introdução do] suporte ao HD, [aconteceu] que você conseguia fazer coisas no hardware das outras empresas, mas que era difícil de fazer no Wii,” disse Iwata. “Com o Wii U, eu também quis minimizar estas restrições o máximo possível.”
E aonde foi que a Nintendo falhou em conquistar os jogadores não casuais? Tanto Iwata quanto Miyamoto acreditam que a falta de suporte à alta definição acabou rotulando o Wii como uma plataforma casual.
Uma das principais razões para essas coisas de casual e core existirem hoje é que nós decidimos por não adotar o HD no console do Wii. É claro, além de existirem outras coisas como a questão dos controles e os desafios que eles proporcionam, as funcionalidades em rede, e muitas outras coisas, mas eu acho que o HD foi o fator principal no qual todo mundo foi capaz de compreender claramente a diferença,” disse Miyamoto.
Em termos de [ser capaz de reproduzir] HD, o Wii U pode fazer algo similar e, além disso, ele é equipado com este novo controle que proporciona uma estrutura totalmente nova aos jogos. Eu acho que esta é uma oportunidade para aqueles jogos que são considerados core agora, de evoluírem para algo ainda mais interessante, estruturalmente.”
Iwata quer que o Nintendo Wii U alcance o jogador core que acabou sendo conquistado pelos atuais consoles HD, e também o novo público descoberto desde o lançamento do Wii.
Essa discussão core vs. casual parece algo que nunca se vê uma solução, mas com o Wii U, eu tenho a sensação de que isto pode mudar. Eu acho até que a barreira que separa os dois gêneros era algo apenas psicológico, apenas uma impressão que as pessoas tiveram sobre isso. Por exemplo, os jogos The Legend of Zelda é algo voltado para as audiências mais exigentes, e assim tem sido desde o começo. Então não é como se nós na Nintendo não tivéssemos isto conosco. Mas existem um grande número de pessoas que supõe que a Nintendo é sinônimo de ser casual,” lamentou Iwata.
Se nós formos capazes de quebrar essa barreira psicológica com o Wii U, eu acredito que nós seremos capazes de alcançar o nosso objetivo de expandir a população de jogadores até mais além. Seria possível até expandir a nossa base de consumidores e trazer mais pessoas, e além destas novas pessoas, haverá aquelas que acharão certos controles ou elementos de jogabilidade intrigantes, e com o tempo se tornarão fãs apaixonados dos jogos. Esta é a forma de como a história dos videogames tem sido, e eu quero manter a tradição para que ela não desvaneça.”


FONTE: Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Presidente da Nintendo reconhece erros na apresentação do Wii U
- Wii U é 50% mais potente do que o PS3/360, segundo notícias

..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário