terça-feira, 15 de março de 2011

O que a High Voltage Software gostaria de ver no novo console da Nintendo?

Desenvolvedora de Conduit 2 comenta sobre o que o novo console da Nintendo deveria ter sob a perspective do desenvolvedor.

Especulações sobre a possibilidade de a Nintendo revelar um novo console não portátil na E3 deste ano têm sido algo recorrente nos últimos dias, chegando ao ponto de um analista declarar que não seria surpresa alguma se a empresa anunciasse o sucessor do Wii no evento que será realizado em Los Angeles.

Mas o que o novo console deveria ter?
Para a desenvovledora High Voltage Software, que tem trabalhado bastante com o Wii e lançando vários jogos para a plataforma (entre eles Conduit), é crucial que o console tenha gráficos em alta definição e possua mais memória.
Por quê? Porque os jogos do Wii parecem “fadigados.”
Do ponto de vista de um desenvolvedor e sob a perspectiva de um jogo, não há realmente tanta coisa assim que ele necessite,” disse o supervisor de criação Eric Nofsinger à Eurogamer. “As coisas principais que ajudaria e muito o sistema é mais memória, é claro – você sempre quer mais memória em qualquer sistema que você esteja trabalhando – e saída [de vídeo] em HD.”
Ter uma resolução de saída fixa de 480p, é complicado, porque você cria estes conteúdos e você sabe que eles têm um visual muito bom. Mesmo que você apresente estes mesmos tipos de gráficos, mas os coloca numa saída com uma resolução maior, no mesmo instante eles se parecem melhores na maioria dos atuais televisores caseiros. Se eles pudessem ter apenas uma resolução de saída maior e mais memória, o sistema poderia fazer muito. Você também quer um processador mais rápido. Um de vários núcleos seria ótimo. Mas mesmo que eles fizessem apenas estas duas coisas nós ficaríamos empolgados com ele como um desenvolvedor. Seria uma dificuldade sem estas duas coisas.”
Semana passada, o analista da Stern Agee, Arvind Bhatia, disse à Gamasutra: “Nós não nos surpreenderíamos se a Nintendo revelasse as especificações de um novo console durante a E3 em Junho deste ano, seguido da introdução do produto [no mercado] no começo do ano que vem.” Segundo ele, a Nintendo precisa alcançar um nível mais avançado de hardware, mais parecido com os usados por Microsoft e Sony.
Para Nofsinger, que está preparando o lançamento do jogo de tiro exclusive para o Wii, Conduit 2, as capacidades gráficas do Wii estão ultrapassadas atualmente – ultrapassadas até mesmo pelos aparelhos celulares.
Na época em que ele foi lançado você podia conviver com [uma resolução em 480p]. Mas agora eles estão meio que um pouco fadigados. Você tem aparelhos celulares que reproduzem HD. Ele está começando a incomodar um pouco.”
A Nintendo reconhecidamente transformou o mercado de consoles caseiros com a introdução de controles por movimento. O Wii Remote, e as subseqüentes melhorias, foi quem, para muitos, preparou o caminho para a entrada do Move da Sony e o Kinect da Microsoft no mercado.
Deveria o próximo console caseiro da Nintendo, o qual alguns estão chamando de Wii 2, continuar fazendo uso dos controles de movimentos?
Eu adoraria ver [os controles por movimento] sendo transferidos,” disse Nofsinger. “Eu acho que eles foram líderes nesta tendência. Ele funciona muito bem, especialmente com o Wii MotionPlus. Eu adoraria vê-los expandindo-o mais. Eu gostaria de vê-los incorporados à unidade do console.”
Entretanto, o tipo de controle por movimentos livre de controles proporcionado pelo Kinect não é o que Nofsinger espera do próximo console da Nintendo.
É um aparelho interessante, mas eu ainda sinto que ninguém apareceu com aquele conceito que, como um jogador, te faz querer tê-lo o quanto antes e dizer, ‘Eu tenho que ter um desses! É fantástico!’ É bacana, nós gostamos dele. É só que eu não acho que alguém tenha vindo com aquela idéia ainda. Eu ainda estou esperando por aquela idéia brilhante que só funciona porque é próprio do Kinect. Will Wright ou outra pessoa qualquer aparecerá com [essa idéia] e então todo mundo acabará fazendo uma dezena de imitações.”
Não ter um botão é um risco tremendo, e é um desafio e tanto para se criar idéias. Mesmo que eles lhe forneçam ao menos um botão, é complicado. É realmente um desafio e tanto. Eu tenho certeza que as pessoas descobrirão [uma forma] e que daí haverá jogos com idéias muito boas.”

............................................................................................................
Outras notícias:
-
Nintendo explica o porque da atual falta de jogos para o Wii
  
-
Combinados do Kinect vendeu mais do que os do Move numa proporção de 5:1 em Fevereiro
   
............................................................................................................ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário