domingo, 12 de setembro de 2010

Atualização de firmware do PS3 está relacionada à vulnerabilidade de segurança

Sony diz que a atualização obrigatória versão 3.42, disponibilizada na última terça-feira, tem a ver com uma “vulnerabilidade de segurança no software do sistema.”


Algumas atualizações de firmware são usadas para adicionar suporte à tecnologia 3D, outras para adicionar melhorias na XrossMediaBar (menu de navegação do PS3), e há ainda aquelas outras que são um verdadeiro mistério. A mais nova atualização de firmware para o PS3, a versão 3.42 disponibilizada na última terça-feira, parece se enquadrar nesta última categoria. A atualização é obrigatória para todos os usuários que queiram acessar a Playstation Network, e corrige uma vulnerabilidade de segurança no software do sistema, de acordo com o blog oficial do Playstation na Europa. Este fato acontece um mês após a chegada no mercado do primeiro dispositivo de pirateamento do PS3.

A luta entre a Sony e os piratas esquenta.


Apesar de a Sony não confirmar e nem negar se a atualização v3.42 desabilita a funcionalidade do dispositivo tão conhecido como PS Jailbreak, um representante forneceu à GameSpot a seguinte declaração: “Por isto estar relacionado à segurança em geral, nós não iremos fornecer maiores informações sobre o caso; entretanto, como sempre temos feito, nós continuaremos tomando as medidas necessárias tanto para o hardware quanto para o software para proteger a propriedade intelectual dos conteúdos oferecidos pelo sistema PS3.”

O Playstation 3 foi pirateado no final de Agosto por um grupo conhecido como PS Jailbreak, que lançou no mercado internacional um USB com a função de um dongle que permitiu ao público modificar o console. O desbloqueio possibilitou aos usuários a instalarem softwares piratas ou feitos em casa no HD do Playstation 3, impedindo assim a necessidade de ser ter o software original no disco.

Entretanto, as vendas do dispositivo foram temporariamente suspensas pela corte federal da Austrália até o dia 3 de Setembro e, uma semana depois, banidos permanentemente do país. A justiça ordenou que todas a vendas e pré-resevas do dispositivo fossem encaminhadas à Sony Computer Entertainment, cujas divisões européia e australiana abriram processo contra o distribuidor do dispositivo.

Tanto os blogs europeu e americano do Playstation informam que a atualização 3.42 já está disponível para download em seus respectivos territórios. A Sony Europa não informou nenhuma outra melhoria que acompanha a atualização, e os proprietários do PS3 precisarão de no mínimo 168 MB de espaço em disco para instalá-lo, seja através do HD do console, seja por meio de mídia removível.
..............................................................................................................
Outras notícias:
- Kinect não reconhecerá outras línguas européias além do Inglês britânico
- PSP 2 terá controles sensíveis ao toque?
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário