sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Próximo portátil da Nintendo pode ter a tecnologia 3G usadas nos aparelhos celulares

Presidente Satoru Iwata diz que o sucessor do DS pode não ter mais entrada para cartuchos, tendo seus jogos baixados diretamente da rede de dados para celular; custos para implantação da tecnologia deverão ser repassados aos consumidores.


No mês passado a Sony introduziu no mercado o PSP Go, um portátil que não possui entrada para mídias, sendo possível rodar jogos nele somente por meio de downloads feitos diretamente na Playstation Store, ou por meio de um PC ou Playstation 3. Agora, um dos maiores rivais da Sony parece estar seguindo o mesmo caminho ao levar em consideração o lançamento de um portátil que também tenha apenas a opção de rodar jogos por meio de downloads – mas que use a rede wireless 3G dos aparelhos celulares para fazer a distribuição dos jogos.

Será o conceito dos aparelhos Kindle o futuro dos consoles portáteis?


Conversando com o Financial Times, o presidente da Nintendo Satoru Iwata disse que a empresa está de olho em um sistema parecido com aquele usado nos aparelhos Kindle. Os proprietários desse aparelho podem fazer o download de milhares de e-books usando a conexão wireless 3G. Os custos da tecnologia para se transferir os dados através da rede wireless estão inclusas no preço do Kindle, que é de $259 (R$ 466,20) para o Kindle 2 de 2Gb e $489 (R$ 880,20) para o Kindle DX de 4Gb. O mais sofisticado aparelho voltado para games a oferece jogos por meio da rede wireless é o iPhone que, segundo a Apple, tem se mostrado um forte competidor para o PSP e o DSi.

Eu estou interessado porque [o Kindle é] um novo conceito de negócio no qual o usuário não assume os custos de comunicação.” Disse Iwata ao Times. “Apenas as pessoas que podem pagar milhares de yens por mês [em uma assinatura de uma linha de celular] podem ser consumidores do iPhone. Isto não combina com os consumidores da Nintendo porque nós fazemos produtos de entretenimento.”

Dito isso, Iwata também foi cauteloso em relação ao futuro preço do portátil, que poderá crescer devido à inclusão da nova tecnologia. Ele avisou, “Na realidade, se nós fizermos isso, poderá aumentar o custo do console, e os consumidores poderão reclamar sobre a Nintendo estar aumentando os preços, mas não deixa de ser uma opção para o futuro.”

Estes comentários de Iwata vieram a apenas dois dias depois de ele ter causado um alvoroço ao admitir que as vendas do console Wii – que tem agora uma base instalada mundial de 56 milhões – havia “estagnado”. A afirmação veio logo após a Nintendo ter publicado o seu último relatório financeiro, que mostrou uma queda de 52% nos lucros da empresa num período de seis meses devido as fracas vendas do Wii e do DS. Na quinta-feira retrasada a empresa revelou o novo DSi XL de tela mais larga, o quarto modelo do DS desde o seu lançamento em 2004. Até o final de Setembro, as vendas totais de todos os modelos DS combinados ultrapassaram a casa das 113 milhões de unidades.


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Novo DSi XL chega aos EUA e Europa no primeiro trimestre de 2010, vendas do DS ultrapassam 113 milhões
- Legend of Zelda: Spirit Tracks chega no dia 7 de Dezembro
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário