Negócio de games da Microsoft perde $130 milhões em seu quarto trimestre por causa da redução nas vendas do console, mas fecha o ano fiscal com lucros de $169 milhões; 11,2 milhões de 360s distribuídos durante o ano fiscal.
No ano passado, a Divisão de Dispositivos e Entretenimento da Microsoft (Microsoft's Entertainment and Devices Division) – o segmento de negócios da empresa que contém as linhas de produtos Xbox 360 e Zune – havia reportado seu primeiro lucro operacional durante um ano fiscal inteiro. A divisão que cuida da marca Xbox alcançou essa façanha novamente, e agora por duas vezes seguidas, mas apenas depois de uma performance ruim do quarto trimestre, conforme detalhado no relatório de seu ano fiscal.
No quarto trimestre (os três últimos meses que antecederam o dia 30 de Junho), a Divisão de Dispositivos e Entretenimento da Microsoft obteve receitas de $1,19 bilhões (R$2,32 bilhões), uma queda de 25% em relação aos $1.59 bilhões (R$3 bilhões) do mesmo período do ano passado. Se existe alguma consolação aqui, é que os prejuízos do mercado como um todo caíram na mesma proporção. O negócio de games para a Microsoft teve um custo de operação de $130 milhões (R$253 milhões) durante o quarto trimestre, uma redução em relação aos $171 milhões (R$333 milhões) sobre o mesmo período do ano passado.
Para todo o ano fiscal (12 últimos meses com fim e 30 de Junho), a Divisão de Dispositivos e Entretenimento teve uma performance nas vendas de $7.75 bilhões (R$15,1 bilhões), uma redução de 6% em relação ao ano anterior. Embora as receitas no geral tenham ficado apenas um pouco menor, o lucro de operações apresentou uma significante diferença, caindo 66% para $169 milhões (R$329 milhões), em relação aos $497 milhões (R$969 milhões) do ano anterior.
A Microsoft culpou como responsável tanto pelas quedas do quarto trimestre quanto pelas quedas do ano fiscal a “redução nas receitas de cada console Xbox 360 devido à redução de preços dos últimos 12 meses, em partes compensadas pelo aumento no número das vendas do console Xbox 360 e aumento de assinaturas da Xbox Live.” Enquanto que a empresa tenha feito menos dinheiro por console, ela acabou vendendo consideravelmente mais do que no ano anterior. O ano fiscal da Microsoft em 2008 viu a empresa entregar 8,7 milhões de Xbox 360 às lojas, enquanto que o total do ano fiscal de 2009 pulou para 11,2 milhões.
O resto da empresa se comportou quase que da mesma forma, com as vendas mundiais e os custos de operações da Microsoft como um todo também caindo. Para o quarto trimestre, a Microsoft informou receitas de $13.01 bilhões (R$25,37 bilhões) – queda de 17% em relação ao mesmo trimestre do ano passado – e custos de operações de $3.99 bilhões (R$7,78 bilhões) – queda de 30%). Com relação a todo o ano fiscal, as receitas caíram 3% para $58.44 bilhões (R$114 bilhões), enquanto que os lucros operacionais caíram 9% para $20.36 bilhões (R$39,7 bilhões).
A Divisão de Dispositivos e Entretenimento da Microsoft inclui o Xbox 360, Zune, e jogos baseados em PCs para Windows, bem como outros produtos, como a Surface (mesa sensível ao toque) e o serviço Mediaroom Internet TV.
FONTE: GameSpot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário