quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Console portátil do Xbox chegando... em algum momento no futuro - Microsoft

Shane Kim diz que planos de um aparelho portátil para a divisão de games da empresa ainda chegará, mas que isto foi colocado em segundo plano por causa de outros projetos, como o Projeto Natal.


Próximo da abertura da Electronic Entertainment Expo de 2009 surgiram alguns rumores de que a Microsoft estava prestes a anunciar o ZuneX. O ZuneX seria um console portátil que integraria com a Xbox Live Arcade e com a “ZuneX originals”, e teria ainda funções de aparelhos celulares. Este aparelho, que iria oferecer apenas uma meia dúzia de jogos, entraria em contraste com o que havia sido prometido na GDC do ano passado de que seria possível transferir títulos do Xbox 360 para o portátil.


Na época esse rumor foi rapidamente reduzido a apenas um aparelho celular por várias pessoas da indústria. Mas a gora a Microsoft sinalizou mais uma vez que o seu projeto de console portátil pode se estender além do foco da Zune. Em uma entrevista para o site de games Kikizo, o vice presidente corporativo da Microsoft Shane Kim disse que a marca Xbox é destinada para a plataforma portátil.

Para nós, é uma questão de focarmos em ‘quando’”, disse Kim, que foi transferido do cargo de chefe da Microsoft Game Studios para uma posição mais estratégica de desenvolvimento da divisão de Dispositivos e Entretenimento Interativos (Interactive Entertainment and Devices) no ano passado.

Sobre qual seria o motivo para esse “quando”, Kim disse que o setor tem estado focado essencialmente no Xbox 360 e nas experiências com a Xbox Live.

Se nós fôssemos atrás de um mercado móvel ou portátil, nós não teríamos os recursos e a disponibilidade para fazer coisas como HD 1080p instantâneo, Facebook, Twitter, Projeto Natal,” disse ele. “Então nós decidimos focar em uma experiência de comunidade online do ponto de vista de um hardware,(...), mas nós estamos construindo um serviço online que irá... “írá” se estender a outras plataformas.” [Ênfase em "irá" feita pelo próprio Kim.]

Uma outra questão que foi colocada é qual seria o formato do aparelho portátil. “Como nós entramos neste mercado,” ponderou Kim. “Como nós produzimos nosso próprio aparelho, com nós criamos o nosso próprio telefone – são questões que cabem apenas à empresa – como nós continuamos desenvolvendo o Windows Mobile, em qual direção nós estamos indo hoje, etcetera, etcetera."

Kim concluiu reenfatizando o desejo da Microsoft em estar no mercado de todas as plataformas importantes, sejam elas consoles, desktops ou aparelhos portáteis.


FONTE: GameSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário