sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Controle por sensor de movimentos do PS3 já está nas mãos de desenvolvedores de jogos

Vice Presidente de marketing da SCEA confirma que distribuidoras third-party e desenvolvedores já estão trabalhando com a tecnologia baseada em sensor de movimentos mostrada durante a conferência de imprensa da Sony na E3 deste ano.


Quando a Microsoft relevou sua câmera por sensor de movimentos - o Projeto Natal - em sua conferência de imprensa na E3, ela citou que os kits de desenvolvimento para o dispositivo haviam sidos enviados naquele mesmo dia. Depois, em uma entrevista para a GameSpot, o chefe da Microsoft Game Studios Phil Spencer revelou que o dispositivo havia sido mostrados a dois grandes desenvolvedores - Epic Games (Gears of War 2) e Bungie Studios (Halo 3: ODST) – que estavam fazendo experimentos com a tecnologia.


Quando a Sony mostrou o seu sistema de sensor de movimentos - baseado no PlayStation Eye, diodos para transmissão com emissão de luz e controle wireless com botões – parecia que o sistema estava em um estágio prematuro de desenvolvimento. Enquanto o estúdio da Microsoft Lionhead Studios já tinha criado um programa interativo que respondia de acordo com o humor do jogador, a Sony tinha uma demo da tecnologia um pouco mais primitiva (mas ainda impressionante) aonde objetos eram manipulados e inimigos despedaçados com armas virtuais.

Agora, entretanto, parece que o projeto de sensor por movimentos da Sony tem sido trabalhado já bem antes do que a maioria imaginava. Conversando com a GameSpot em Junho, o vice presidente sênior de marketing da Sony Computer Entertainment America Peter Dille divulgou que a tecnologia já está nas mãos dos desenvolvedores.

Nós já estamos um pouco a frente dessa fase de pesquisa”, disse ele. “Nós estamos tendo conversas com a comunidade third-party. Os kits de desenvolvimento começaram a serem enviados às third parties também. Eles estão trabalhando na tecnologia. Não existe excitação maior do que a deles sobre isso.”


FONTE: GameSpot