terça-feira, 19 de abril de 2016

Rumor: PS4.5 tem o codinome NEO e possuirá CPU, GPU e memória RAM melhorados; jogos serão lançados em dois modos 'Base' e 'NEO'

O site Giant Bomb publicou ontem à noite uma série de novos rumores do agora tão especulado novo modelo mais potente do Playstation 4, que até então estava sendo chamado de PS4.5 ou de PS4K. Segundo o site, a nova versão do console da Sony possui o codinome "NEO".


O site alegou ter recebido de "múltiplas fontes" novos detalhes e documentos relacionados ao aparelho que informam que o PS4 NEO possuirá um processador com uma velocidade de clock maior do que o atual modelo, bem como também um processador gráfico melhorado.

O modelo apresentará ainda uma memória com uma maior taxa de transferência (largura de banda). Foi dito também que o HD do console será o mesmo do original atual, mas o site disse não estar claro se isso se refere à capacidade de armazenamento ou à velocidade de transferência de dados.

A Giant Bomb alegou ter recebido até mesmo as especificações técnicas do PS4 NEO, que você confere listadas abaixo:

  • CPU - AMD Jaguar 8 Cores de 2.1 GHz
  • (Atual - AMD Jaguar 8 Cores de 1.6 GHz)
  • GPU - AMD GCN aprimorado com 36 CUs de 911 MHz
  • (Atual - AMD GCN com 18 CUs de 800 MHz)
  • Memória RAM - 8 GB GDDR5 com 218 GB/s
  • (Atual - 8 GB GDDR5 com 176 GB/s)

Nenhum preço chegou a ser revelado pelas fontes, mas rumores anteriores indicaram que o novo modelo do PS4 será comercializado por U$ 399. O site alega que ambos os modelos coexistirão mutualmente no mercado, de forma que o NEO não virá em substituição ao atual PS4.

Uma outra importante informação que a Giant Bomb alegou ter confirmado é que, a partir de Outubro, todos os jogos criados para o PS4 deverão vir obrigatoriamente com dois modos: um chamado 'Base Mode' (Modo Base), que fará o jogo rodar nos atuais modelos do PS4, e outro chamado 'NEO Mode' que será usado para o novo modelo.

No entanto, o site disse que isso não significa necessariamente que o novo modelo do PS4 será lançado em Outubro, já que nos documentos recebidos é informado que os desenvolvedores terão permissão de lançar jogos no mercado que estejam prontos e otimizados para rodar no PS4 NEO mesmo antes da estreia do novo modelo.

Mais ainda, segundo os supostos documentos, a Sony declara que não poderá haver jogos que sejam exclusivos do PS4 NEO, porque a fabricante não permitirá que os jogadores do PS4 sejam separados/divididos entre os dois modelos enquanto eles estiverem jogando online.

Também foi dito que os desenvolvedores serão proibidos de oferecer opções de gameplay exclusivas ou conteúdos destraváveis especiais que só sejam possíveis de se jogar no modelo NEO, e isso inclui até mesmo suporte a acessórios e dispositivos externos - o que significa que os jogos voltados para o NEO não oferecerão modos de Realidade Virtual exclusivos para o modelo.

Contudo, os recursos de jogos poderão ser otimizados e trabalhados para apresentarem uma versão aprimorada deste mesmo recurso no modelo NEO. Por exemplo, se um jogo possui o recurso de se jogar de forma cooperativa localmente para até quatro jogadores no PS4, poderá haver uma opção de se jogar de forma cooperativa localmente para até oito jogadores no modelo NEO. Entretanto, esta diferença não poderá ser transferida para o componente online do jogo.

Fora isso, os desenvolvedores poderão criar jogos para a plataforma Playstation 4 que estejam otimizados para se tirar proveito das capacidades técnicas do novo modelo, mas o jogo em si deverá rodar nas duas versões do modelo por meio dos dois modos Base e NEO citados acima. Em outras palavras, isto parece significar que os novos títulos do PS4 virão em duas versões diferentes: uma otimizada para o atual modelo, e outra otimizada para o modelo NEO.

A Giant Bomb diz que as as versões dos jogos voltadas para o modelo NEO estarão oferecendo um visual gráfico de maior qualidade e também uma taxa de quadros por segundo mais estável. Segundo o site, a Sony repete insistentemente aos desenvolvedores nos documentos que as taxas de quadros por segundo no modo NEO precisarão estar no mínimo nas mesmas taxas do modelo atual, senão superiores.

Foi dito também que o console dará suporte a uma resolução de saída de 4K, mas que os jogos não serão obrigados a rodar em uma resolução nativa de 4K. Os jogadores que tiverem TVs com suporte à resolução de 4K deverão estar vendo seus jogos redimensionados para a resolução de 4K.

Os atuais jogos de PS4 também poderão tirar proveito das novas especificações do modelo NEO, mas isso não será feito de forma automática, já que dependerá de cada desenvolvedora individualmente criar um patch de atualização para seus jogos. Em adição a isso, os jogos que forem lançados por volta de Setembro também precisarão receber um patch de atualização no dia do lançamento para atualizar o jogo para o padrão do modelo NEO.

Oficialmente falando, a Sony ainda não anunciou ou confirmou os planos de lançar uma nova versão aprimorada do PS4.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Rumor: PS4.5 terá o dobro do poder de processamento gráfico, Deep Down e God of War 4 serão títulos de lançamento
- Novo modelo do PS4 com gráficos de 'ultra-alta definição' coexistirá paralelamente com o atual modelo, segundo site
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário