quinta-feira, 30 de maio de 2013

Xbox One exigirá conexão com a internet de forma periódica

Microsoft confirma que o novo sistema fará uso regular da rede online que precisará estar conectada ao aparelho de tempos em tempos, mas descarta a necessidade de o consoles estar sempre conectado à internet; novo rumor afirma ainda que o sistema fará uma checagem periódica na internet para verificar a autenticidade dos jogos.


Dentre todos os rumores que giravam em torno do Xbox One antes do seu anúncio oficial, uns dos que mais preocupavam os jogadores eram aqueles que sugeriam que o sistema precisaria estar sempre conectado à internet para funcionar. Agora, após a apresentação oficial da plataforma na última semana, a Microsoft confirma que parte destes rumores de fato são verdadeiros.


A fabricante revelou que o Xbox One exigirá dos usuários uma conexão com a internet mas disse que o sistema não precisará estar sempre conectado à rede online para funcionar. É o que afirma a empresa em uma seção de perguntas e respostas sobre o aparelho no site oficial do Xbox, aonde pode ser lido que o novo console “não precisa estar sempre conectado, mas o Xbox One exige uma conexão com a internet”.

A informação, no entanto, é um tanto vaga e não esclarece com exatidão como esta exigência com a rede online funcionará com o Xbox One. Em que período o console exigirá a conexão com a internet? Por quanto tempo o sistema poderá ficar sem acesso a ela? O que acontecerá se a plataforma não for conectada à rede online? Eu não poderei de nenhuma forma utilizar o sistema caso eu não tenha como inserir o console à rede?

A verdade é que a Microsoft tem divulgado informações conflitantes e desencontradas sobre esta questão desde que a empresa apresentou o console na semana passada. Embora na página citada acima a empresa afirme que o sistema não precise estar conectado à rede, o vice-presidente da Microsoft, Phil Harrison, chegou a afirmar ao site Kotaku que o Xbox One poderia exigir uma conexão com a internet ao menos uma vez ao dia.

Se eu estou jogando um jogo single player, eu terei que estar online pelo menos uma vez a cada hora ou algo do tipo? Ou eu poderei ficar semanas e semanas?” perguntou o site ao executivo, ao passo que ele respondeu: “Eu acredito que seja 24 horas”. A Kotaku então pediu uma nova confirmação: “Eu teria que estar conectado online uma vez ao dia”, e Harrison confirmou, “Correto”.

Harrison explicou ao site que “Existem muitos aparelhos em nossas vidas que exigem a Internet para funcionar. O Xbox One não é diferente neste sentido de que ele exige, em algum ponto no início e em vários momentos durante o seu funcionamento, conectar-se à nossa nuvem e à nossa internet. Isso é para proporcionar a funcionalidade da Xbox Live, é para proporcionar a você conteúdos para download, é para proporcionar algumas das inovações relacionadas a TV e ao entretenimento que nós mostramos hoje. Mas ele não exige estar online o tempo todo”.


Mais tarde, no entanto, a própria Microsoft afirmou ao site Polygon que as declarações de Harrison se tratavam apenas de “conversas sobre um possível cenário”. Ao ser contatada pelo site para comentar sobre a questão, a fabricante respondeu: “Tem surgido notícias sobre um período de tempo específico – estas foram conversas sobre um possível cenário, mas nós não confirmamos nenhum detalhe por hoje, e nem o faremos [hoje]”.

Entretanto, de acordo com um novo rumor, ainda existe um certo debate internamente dentro da Microsoft sobre como funcionará o produto final do Xbox One em relação a esta questão da exigência de uma conexão com a internet, e isto seria o motivo pelo qual a Microsoft se mostra tão relutante em vir a público para esclarecer esta questão de uma vez por todas.

Segundo uma segunda publicação da Polygon, fontes familiarizadas com o assunto afirmaram ao site que a fabricante tem discutido as reações das pessoas e a forma confusa de como a mensagem foi passada e recebida pelos consumidores, com a empresa planejando explicar os detalhes de como o sistema funcionará em relação a autenticação com a internet antes mesmo do início da E3 que ocorrerá no próximo mês de Junho.

As fontes do site afirmaram ainda que o Xbox One de fato exigirá uma conexão com a internet de forma periódica para verificar a autenticidade dos jogos que estão sendo reproduzidos no console. Segundo a publicação, o console fará checagens regulares à rede para se certificar de que o conteúdo que está sendo jogado não é ilegal ou pirata.

De acordo com a fonte, a Microsoft também estaria trabalhando em uma solução para casos excepcionais de lugares em que a internet não é uma opção, como por exemplo o período de serventia no exército em zonas de guerra. A fabricante estaria realizando experimentos com algum tipo de código que poderia ser disponibilizado a usuários específicos sem acesso à internet em situações bastante particulares.

É esperado que a Microsoft se posicione em breve de forma oficial para sanar todas as dúvidas sobre esta questão. O que temos por enquanto é o que foi divulgado pela empresa em seu site: “Nós projetamos o Xbox One para ser o seu sistema de entretenimento ‘tudo em um’ que esteja conectado à nuvem e sempre pronto. Nós também estamos projetando-o para que você possa jogar games e assistir a filmes em Blu-ray e TV ao vivo caso você perca a sua conexão”.




..............................................................................................................
Outras notícias:
Xbox One não rodará jogos do Xbox 360
Microsoft anuncia série de TV baseada na franquia Halo
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário