Chefe do estúdio Renegade Kid revela a sua preocupação em
não conseguir sustentar a sua empresa por não receber o retorno dos investimentos
gastos.
O chefe da desenvolvedora Renegade Kid, Jools Watsham,
revelou a sua preocupação com a recente notícia de que hackers parecem ter
conseguido piratear o Nintendo 3DS. O diretor de jogos e cofundador do estúdio que
criou os títulos Mutant Mudds e Dementium usou o seu blog para expressar a sua apreensão
em relação ao caso, afirmando que a empresa não poderá mais criar títulos para o
portátil caso as cópias ilegais de seus jogos passem a ser distribuídos
livremente entre os consumidores.
“A pirataria no
Nintendo DS mutilou o mercado do DS no varejo, especialmente na Europa,”
escreveu Watsham em uma nova postagem. “Se a pirataria se tornar grande no 3DS,
nós não teremos outra escolha senão não mais dar suporte à plataforma com novos
jogos,” alertou ele.
O desenvolvedor comentou ainda sobre o argumento utilizado pelos
defensores da pirataria de que a cópia ilegal acaba resultando em maiores
vendas no futuro.
“Alguns dizem que a pirataria resulta em maiores vendas,
alegando que ela permite aos jogadores a experimentarem [o jogo] antes de
comprar. Besteira,” afirmou Watsham categoricamente. “A porcentagem de pessoas que gastam o seu
dinheiro em um jogo que eles já possuem de graça é com certeza muito pequena -
especialmente com tantos jogos “gratuitos” já disponíveis no mercado. A linha
entre o que deveria /não deveria ser de graça está ficando muito deformada.”
Watsham chegou até mesmo a sugerir aos hackers a utilizarem
os seus conhecimentos para uma causa legítima. “Se estes hackers realmente
querem bagunçar com o 3DS, porque não se tornarem legítimos desenvolvedores [da
plataforma] e deixarem que o mundo desfrute de seus talentos? Muitos dos
grandes programadores de hoje costumavam ser hackers antigamente. É uma ótima
forma de aprender o ofício. Colocar estes esforços na criação de jogos
legítimos ao invés de mutilar o mercado me parece ser um caminho muito mais
proveitoso.”
No entanto, as palavras do desenvolvedor acabaram sendo
recebidas com pouca admiração por algumas pessoas, e Watsham então decidiu por
publicar uma segunda postagem sobre o assunto para esclarecer alguns de seus pontos.
“Eu sempre fui um grande defensor da Nintendo, do Nintendo
DS e do Nintendo 3DS,” escreveu ele. “Se você tem acompanhado os meus vlogs,
blogs e tweets nos últimos 6 anos você saberá disso. O que me chateou é que algumas
pessoas entenderam os meus comentários como um ataque à Nintendo, ao 3DS e aos
jogadores. Nada poderia estar mais longe da verdade.”
E então ele continuou, “O que [os comentários] significam é
que se nós não pudermos fazer dinheiro com o desenvolvimento de jogos nós não poderemos
mais desenvolver jogos. Isto é o que vai acontecer se a pirataria se espalhar.
Se muitas pessoas optarem por obter de graça cópias ilegais dos meus jogos ao
invés de pagar por elas, isso afetará diretamente o meu negócio e a minha casa.”
Mas apesar de tudo, Watsham está esperançoso de que a
Nintendo possa tentar impedir que a pirataria se espalhe de vez no 3DS, “A boa
notícia é que a Nintendo é capaz lutar de contra a pirataria através das atualizações
do sistema do 3DS e coisas do tipo,” disse ele. “Vamos torcer para que isso
seja o suficiente para barrar a pirataria. Só o tempo dirá.”
Antes do
lançamento da plataforma em Março de 2011, a fabricante japonesa havia dito que
o portátil possuía a mais sofisticada tecnologia antipirataria já criada pela
empresa.
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