Mercado presencia quedas de dois dígitos em todos os setores, com as vendas de hardware sofrendo o maior declínio; Electronic Arts assegura cinco das dez posição do quadro de vendas de softwares e Madden NFL 13 é o mais vendido.
E seguindo a contínua tendência de queda de dois dígitos apresentada
durante o ano, a indústria dos games nos EUA não escapou de novos resultados
negativos em Setembro. De acordo com o mais novo relatório divulgado pela NPD
Group, as vendas da indústria no varejo fecharam o mês com um total arrecadado
de $848.3 milhões (R$ 1,7 bilhões), o que representou uma queda de 24% em
relação ao mesmo período do ano passado.
FIFA 13 foi o terceiro título mais vendido nos EUA em Setembro.
Tecnicamente, a janela do período de Setembro para este ano
foi composta por cinco semanas, com a contabilização das vendas sendo feita
entre os dias 26 de Agosto e 29 de Setembro. Todos os setores (hardware,
software e acessórios) apresentaram queda brusca de dois dígitos, com as vendas
de consoles de videogames/portáteis tendo sido o grupo mais afetado.
Já as vendas de softwares (incluindo a comercialização de
jogos para PC no formato físico) caíram 14%, arrecadando um total de $547.3
milhões (R$ 1,09 bilhões). Callahan mencionou que o resultado do setor só não
foi pior porque as vendas de jogos para PC aumentaram 12% em relação ao ano
passado, graças às excelentes performances de jogos como Guild Wars 2, Diablo
III e Mists of Pandaria. No geral, as vendas de jogos para consoles de
videogames apenas ficaram em -18%.
Por fim, o setor de acessórios apresentou uma queda 11%,
fechando o período com $139.9 milhões (R$ 279,8 milhões) em vendas. Callahan
informou que 8 dos 10 acessórios mais vendidos são pacotes de personagens para Skylanders
Spyro’s Adventure e cartões de assinaturas/pontos. “Estes tipos de acessórios
estão ajudando a compensar [o mau desempenho] de acessórios ligados às vendas
de hardwares, como gamepads,” comentou o analista da NPD.
Em relação à lista dos 10 jogos mais vendidos do mês, a
Electronic Arts dominou o quadro de vendas e se saiu como a grande vencedora de
Setembro. No geral, 5 dos 10 títulos são de franquias da empresa, dois quais 4
pertencem à sua divisão de jogos EA Sports, dentre eles o jogo de futebol
americano Madden NFL 13, que se tornou no jogo mais comercializado em Setembro.
A EA Sports obteve também um ótimo desempenho com FIFA 13,
que comercializou 4,5 milhões de unidades no mundo todo em apenas cinco dias e
nos EUA foi o terceiro título mais bem vendido durante o mês, embora ele tenha
sido lançado apenas no final do período contabilizado, assim como a nova expansão
de World of Warcraft, Mists of Pandaria. Devido a isso, os resultados de vendas
destes dois títulos deverão ser refletidos no relatório de Outubro.
Mas apesar do amplo domínio da EA, a Take-Two também obteve
um ótimo desempenho com Borderlands 2 e conseguiu colocar o título na segunda
posição do quadro de vendas. Tendo sido desenvolvido pela Gearbox Software, o
jogo comercializou 1,4 milhões de unidades nos EUA, de acordo com a Gamesindustry,
e nestes números não estão inclusas as vendas da versão digital do jogo. A NPD
chegou a comentar que Borderlands 2 superou o mês de estreia do primeiro título
lançado em Outubro de 2009 em 234%, o que, pelas contas, daria um total de 1,8
milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos.
Mesmo com o lançamento de um novo sistema e de títulos de
peso para este final de ano, como Halo 4, Call of Duty: Black Ops II e
Assassin's Creed III, o analista Michael Pachter da Wedbush disse acreditar que
as vendas do final de ano serão relativamente fracas, e que o mercado precisa
de novos consoles para reverter o quadro negativo. Callahan, no entanto, foi
mais otimista, afirmando que “apesar dos declinios ano-a-ano estarem presentes nos
softwares de videogames, nós podemos ver um momento de crescimento à caminho
das férias quando se compara as vendas de Agosto com Setembro, que foram de 67%
de aumento em média numa base semanal.”
Callahan fez questão de lembrar que o relatório em questão
cobre apenas as vendas realizadas no varejo, ou seja, as vendas físicas de novo
produtos, vendas estas a NPD acredita representar apenas 50% do total gasto
pelos consumidores com a indústria dos games nos EUA. Os outros 50% são gastos
com jogos completos e conteúdos adicionais no formato digital, venda e locação
de jogos usados, assinaturas mensais e jogos para celulares e redes sociais.
VENDA DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA – SETEMBRO DE 2012
VENDAS GERAIS
- Vendas totais no varejo: $848,3 milhões (-24%)
- Total de hardware: $210,9 milhões (-39%)
- Total de software: $547,3 milhões (-14%)
- Acessórios: $139,9 milhões (-11%)
10 JOGOS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO:
- Madden NFL 13 (360, PS3, Wii, PSV) - Electronic Arts
- Borderlands 2 (360, PS3, PC)** - Tale 2 Interactive
- FIFA Soccer 13 (360, PS3, PSV, Wii, 3DS, PSP) - Electronic Arts
- New Super Mario Bros. 2 (3DS) - Nintendo
- Guild Wars 2 (PC)**- Ncsoft
- NHL 13 (360, PS3)** - Electronic Arts
- World of Warcraft: Mists of Pandaria (PC)**- Activision Blizzard
- NCAA Football 13 (360, PS3) - Electronic Arts
- Lego Batman 2: DC Super Heroes (Wii, 360, NDS, PS3, 3DS, PSV, PC) - Warner Bros. Interactive
- Battlefield 3 (360, PS3, PC)** - Electronic Arts
** Inclui edições de colecionador, edições GOTY, combinados,
etc., mas não inclui os jogos vendidos em conjunto com consoles.
FONTE: Gamesindustry.biz / IGN.com
.............................................................................................................
Outras notícias:
- Vendas nos EUA – Agosto : Mês apresenta outra forte queda de 20% e Darksiders II estreia em primeiro
..............................................................................................................