terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Microsoft comenta sobre a falta de títulos originais exclusivos para o Xbox 360 em 2012

Com uma lista bastante reduzida de IPs originais exclusivas para o seu console neste ano, empresa afirma que sua linha de produtos se baseia em qualidade, e não em quantidade.


Olhando para a lista de jogos agendados para 2012, é de se notar que a Microsoft possui uma tremenda escassez de propriedades intelectuais que sejam originais e exclusivas para o Xbox 360. A maioria dos títulos exclusivos para o console não passam de sequencias de outros jogos.


Ano passado nós tivemos Gears of War 3, e neste ano parece que nós veremos ainda menos inovações por parte da empresa, já que os únicos títulos de peso ditos ‘core’ anunciados para 2012 até o momento são Halo 4, Alan Wake's American Nightmare e Fable: The Journey.

Em outras palavras, estamos falando de uma sequencia, de um título da XBLA e de uma franquia adaptada para o Kinect, uma situação que, compreensivelmente, deixou alguns donos do X360 aguardando por maiores novidades.

Entretanto, a falta de novos anúncios de títulos ‘core’ para a plataforma neste ano foi algo defendido pelo vice-presidente corporativo da Microsoft Studious, Phil Spencer, que alegou que a análise do resultado deve ser baseada em “qualidade e impacto”, e não em “número de lançamentos por ano.”

Em entrevista concedida para a GameInformer, Spencer comentou sobre o assunto. “Criar [séries originais para o público core], tanto o quanto tem sido criado por estúdios próprios e terceiros durante estes anos, não é uma tarefa fácil,” explicou ele.

Eu acompanhei de perto o processo de se criar Gears com a Epic, e eu sei do suor, do tempo e do trabalho que existiu nele,” adicionou o executivo. “Eu também trabalhei em [projetos] como Alan Wake, Too Human, Crackdown, e em outras coisas que não alcançaram o mesmo nível de sucesso, mas que tiveram a mesma quantidade de suor e intensidade para serem feitos.”

Spencer também revelou que a Microsoft está criando parcerias ainda não anunciadas com desenvolvedoras para a execução de futuros projetos.

E Isso continuará sendo algo que nós focaremos junto com novos parceiros como a Crytek e [outras] novas pessoas ainda não foram anunciadas. Nós pensamos ser fundamental que os jogadores core olhem para o 360 como o lugar que eles querem jogar seus jogosEu penso que isso é sobre qualidade e impacto, e não [sobre] número de lançamentos por ano,” concluiu Spencer.

É claro que a Microsoft está investindo no desenvolvimento de novos títulos, como qualquer outra desenvolvedora faria, mas a empresa está convencida de que a qualidade compensará a falta de quantidade.

Isso coloca ainda mais pressão na 343 Industries em produzir uma experiência Halo de muita qualidade com Halo 4, já que o jogo é o mais aguardado da lista – como se trabalhar com a sombra do sucesso da Bungie no calcanhar já não fosse pressão o suficiente. Em relação à Crytek, o estúdio está desenvolvendo o jogo Ryse (que fará uso do Kinect) exclusivamente para o Xbox 360.

A apenas alguns dias atrás, Major Nelson revelou que as horas no consumo de reprodução de vídeo na Xbox Live por parte dos usuários aumentaram em 140% de 2010 para 2011 no mundo todo. É uma ótima notícia saber que as pessoas passaram a usar a plataforma para assistir a videos e tal... mas e os jogos? De fato, do ponto de vista dos negócios, tornar o Xbox 360 num centro de entretenimento completo faz mais sentido.

Mas com todas as aplicações e opções de entretenimento recém adicionadas ao console, parece que a fabricante está tão focada no aspecto de proporcionar tudo quanto é entretenimento que a plataforma está perdendo a ideia central do que o Xbox 360 originalmente foi um dia, a de um console de videogame.


FONTE: Gamezone.com / CVG.com / Eurogamer.net / Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
Deadlight é anunciado para a Xbox Live Arcade
Alan Wake's American Nightmare terá duração de 4 a 5 horas de jogo
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário