segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sony admite estar atrás do Xbox, mas afirma que em vendas de jogos o PS3 brilha

Rob Dyer afirma que, proporcionalmente, a plataforma da empresa vende mais softwares do que o concorrente devido principalmente aos conteúdos exclusivos que são adicionados nas versões do PS3, e refuta a idéia de que o Xbox 360 seja o console do gênero de tiro.


Rob Dyer, Vice Presidente de Relações Públicas da Sony Computer Entertainment na América, depois ter criticado duramente as políticas de publicação da Microsoft, sentou com a IndustryGamers pra conversar sobre as vendas de softwares no PS3 e o desempenho delas em relação ao Xbox 360.

A Sony trabalha com ‘taxa de proporção’ como peso de medida, algo que ajuda a empresa a ter uma ideia de como as vendas de um jogo estão se saindo em relação à base instalada de um console (quantidade total de vendas de um determinado console).

Rob Dyer, Vice Presidente de Relações Públicas da Sony Computer Entertainment na América.

Antes de começar, entretanto, Dyer admitiu a “maciça liderança” do Xbox 360 no que se refere ao hardware; a taxa de proporção é de 1,6, o que significa que é vendido 1 PS3 para cada 1,6 unidades de Xbox 360 comercializadas. Mas quando o assunto é software, Dyer afirma que o PS3 brilha.

Então se você olhar para a taxa de proporção e ver que apesar de eles terem esta maciça liderança do lado do hardware, as pessoas que estão comprando softwares, no momento em que acontece o crescimento [nas vendas de] softwares, isso está acontecendo no PS3,” disse ele.

Dyer citou diversos exemplos em relação aos lançamentos multiplataforma aonde a versão do PS3 tem se saído melhor do que a versão do Xbox 360 quando comparados os números das respectivas bases instaladas das duas plataformas. A Sony considera favorável para o seu lado tudo o que ficar abaixo da taxa de proporção de 1,6. Talvez o melhor exemplo para explicar tudo isso seja o jogo Mortal Kombat da Warner Bros.
Disse o executivo: “Se você precisa escolher entre comprar uma versão do PS3 e uma versão do Xbox de Mortal Kombat, qual delas você compraria? Você compraria a versão do PS3 porque você pode jogar com Kratos. Embora a Microsoft tenha uma taxa de proporção de 1,6 por 1 contra nós [no hardware], nós os ultrapassamos em algo próximo de 1 por 1. E isso é devido em grande parte ao conteúdo exclusivo que você está recebendo no disco. Você vê isso acontecer em praticamente todos os casos em que nós temos jogos recebendo suporte com conteúdo no disco ou com DLC exclusiva.”
Abaixo estão os exemplos que a Sony forneceu à IndustryGamers em relação aos softwares (dados da NPD) que se saíram melhor devido à parcerias ou DLC exclusivos.

Mortal Kombat: taxa de proporção de 0,91 (significa que para cada 1 cópia vendida para o PS3, 0,91 cópias foram vendidas para o Xbox 360) - inclui Kratos como um personagem exclusivo na versão do PS3

Medal of Honor: taxa de proporção de 1,2 - inclui exclusivamente uma versão remasterizada em HD de MOH Frontline

Portal 2: taxa de proporção de 1,6 - comentário da Sony:

Apesar da taxa de proporção 1,6 ter ficado igual à taxa de proporção do hardware, ela é menor do que a taxa de proporção total do gênero de shooters de 1,9 [em relação às] duas plataformas. A versão do PS3 incluiu exclusivamente uma versão para o PC do jogo e integração com o Steam. Além disso, é importante lembrar que a Valve tinha uma herança no Xbox, e este foi o primeiro título nesta geração a ser lançado no mesmo dia nas duas plataformas.”

NBA 2K11: taxa de proporção de 1,2 - suporte ao Move ao 3D / parceria na promoção PlayStation/Coke durante o lançamento do Move
LA Noire: taxa de proporção de 1,22 - versão do PS3 incluiu o pacote exclusivo "The Consuls Car" para ser baixado

Dante’s Inferno: taxa de proporção de  0,93 - edição Divine exclusive, versão de demonstração exclusiva na PSN

Dyer parece estar particularmente orgulhoso com exemplo de Medal of Honor por causa da idéia que as pessoas têm de que a Microsoft domina a categoria de jogos de tiro com o Xbox 360. ”Então aqui a Microsoft domina a categoria shooter aonde... todo mundo fala sobre como este é o gênero deles. Medal of Honor, por que nós incluímos uma cópia grátis de Frontline no disco, terminou extremamente proporcional para o nosso lado. A Microsoft com certeza sentiu isso,” disse ele.

Com isto em mente, o site decidiu por perguntar à Dyer sobre o maior jogo de tiro do mercado atualmente, Call of Duty. A Microsoft tem liderado quando o assunto é Call of Duty, parcialmente por que a edição do Xbox 360 recebe DLCs primeiro. Mas Dyer não parece concordar com isso.

Eles possuirão o mesmo acordo. E eles possuirão os pacotes de mapas deles,” disse ele, se referindo ao lançamento de Modern Warfare 3 no final deste ano e a relação do jogo com a Microsoft.

Eles possuirão um mês de exclusividades... Mas eles não chegarão a ser maiores do que é a taxa de proporção – eles ficarão em 1,6. Apesar de todos estes milhões que a Microsoft tem gasto neste relacionamento com a Activision, as pessoas não votarão por comprar a versão do 360 mais do que e acima da versão do PS3, dada a base instalada.”

E adicionou, “Por mais que as pessoas associem Call of Duty e o gênero de shooter com o 360, nós não vemos isto como uma preocupação no momento. O que nós esperamos é que, dado o anúncio que nós fizemos na E3 sobre Battlefield (o jogo completo de Battlefield 1943  será incluso no disco do PS3), nós acreditamos que nós lideraremos aqui com a EA em nossa plataforma – e bem acima da [taxa de] proporção dado o que nós temos feito com eles para promover este título.”


FONTE: Industrygamers.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Sony diz que o segundo direcional do 3DS é ‘chocante’
- Uncharted teve o seu gênero alterado por causa dos 'abundantes shooters’ do X360
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário