terça-feira, 24 de maio de 2011

Modern Warfare 3: transformando informações vazadas em sucesso de marketing

Eric Hirshberg da Activision explica como a empresa fez para remediar o vazamento de informações do novo jogo, aproveitando a situação a seu favor.


A Activision compartilhou a sua perspectiva sobre o maciço vazamento de informações que acabaram revelando Modern Warfare 3 a duas semanas atrás, e detalhou em como a empresa tentou transformar esta situação em um sucesso de marketing.


Conversando com o blog Joystiq, o executivo da Activision, Eric Hirshberg, condenou o vazamentos das informações, mas explicou que, no final, a distribuidora mudou a situação a seu favor. “Sexta foi realmente um dia interessante, meio que um dia bem legal,” disse Hirshberg.

Enquanto que definitivamente não é bom roubar propriedades intelectuais de outras pessoas, e enquanto que definitivamente não é legal vazar coisas que não são suas, existem maneiras nas quais você consegue responder e que acaba transformando limões em limonadas. E foi isso que nós tentamos fazer na Sexta,” declarou.
E continuou, “Seria muito fácil apenas observar os acontecimentos, que foram os vazamentos, e tentar descobrir como isso aconteceu, e isto é apenas olhar para trás. Então nesse meio tempo nós demos início ao nosso anúncio. E você nem sempre está no controle do cronograma e das conversas, e você precisa lidar com estas [rápidas mudanças] nos dias de hoje.”
Após o vazamento, a Activision decidiu por dar início ao plano original e divulgou quatro trailers do seu próximo jogo de tiro em 1ª pessoa.
Por meio de vários canais, por meio de Robert Bowling na Infinity Ward, por meio do Facebook e por meio do nosso canal no YouTube, nós fomos até aos nossos fãs e dissemos, ‘Olha, nós não programamos isto. Isto não era algo que havíamos planejado. Mas todos [vocês] parecem empolgados, então nós simplesmente decidimos continuar com isso. Então aqui estão eles, algumas outras amostras que não estavam programadas para serem divulgadas até as próximas semanas, nós estamos lançando-as hoje para vocês’,” disse Hirshberg.
Nós acordamos com uma crise de marketing e quisemos ir para a cama com uma vitória no marketing,” complementou.
Hirshberg também revelou que a Activision não conseguiu chegar até as pessoas que fizeram isso, especulando que os culpados “tinham claramente muitos acessos.” “O mistério do vazamento em si não foi solucionado, e é melhor deixar isto se desenrolar,” explicou ele, confirmando que uma investigação ainda está em andamento.
Call of Duty: Modern Warfare 3 está previsto para ser lançado no dia 8 de Novembro.


FONTE: Eurogamer.net

.............................................................................................................
Outras notícias:
- Modern Warfare 3 receberá grande suporte pós-lançamento  
- Call of Duty: Modern Warfare 3 é confirmado, notícias apontam para o dia 8 de Novembro    
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário