quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Nova patente da Sony detalha informações sobre controle por sensor de movimentos

Pedido de patente preenchida recentemente em orgão americano detalha um possível acessório adicional para o novo controle do PS3 que está para ser lançado; microfone, lanterna, leitor biométrico e bastão de baseball estão entre as funções adicionais.


A Sony planeja lançar o seu controle baseado em câmera de sensor por movimentos para o Playstation 3 nos próximos meses, mas a distribuidora ainda não informou em detalhes o que pode ser esperado dele. Entretanto, algumas das possíveis funções do acessório puderam ser conhecidas, cortesia de um pedido de patente da Sony Computer Entertainment preenchida semana passada na US Patent and Trademark Office, órgão do governo americano que gerencia patentes no país.

Os acessórios dos controles podem ser conectadas de várias formas.


De acordo com o pedido de patente e de alguns esquemas anexados, a Sony parece estar focada em introduzir uma série de acessórios para expandir as funcionalidades do controle. Os acessórios daquilo que parece ser o novo controle do PS3 vão desde itens técnicos quando do mundo real, com o pedido dando como exemplo um range que vai desde microfones e lanternas a maracas e miras. O pedido de patente também detalha uma forma de conectar dois controles para torná-lo um só.

O pedido de patente da Sony também detalha bastante o acessório em forma de bola que pode ser iluminado com diferente cores. Os exemplos de uso destas bolas coloridas incluem diferenciação entre os jogadores, fornecer feedback do usuário “do tipo quando o jogador foi atingido”, ou para mostrar ao jogador quando o controle não foi reconhecido pela câmera do PS3.

A solicitação de patente também detalha possíveis usos para o slot USB do controle. Formalmente, a Sony comenta que o slot USB embutido permitirá aos jogadores a transferir certas informações para a memória interna do controle, conferir uma série de opções por meio de reconhecimento das preferências dos usuários para transferência de conteúdos para download.

Por exemplo, um arquivo é um jogo que é carregado à estação base para jogar, outro arquivo contém músicas de karaokê que podem ser usadas em um jogo de música, outro arquivo contém novos dados e estatísticas de jogadores para a atualização de um jogo de esporte,” pode ser lido na solicitação.

Conectar um bastão de baseball aparentemente será simples.


E outro interessante e potencial acessório para o controle do PS3 é o que a Sony chama de leitor biométrico. O acessório “inclui um leitor usado para validar a identificação da pessoa que está segurando o controle ao analizar os dados biométricos fornecidos pelo acessório.” Com estes dados, o pedido de patente informa que o controle pode ser desabilitado se for segurado por um usuário não autorizado ou ativar configurações alternativas para diferentes jogadores.

Embora os objetos descritos na patente não tenham sido oficialmente anunciados pela Sony, existe um bom motivo para se acreditar que alguns deles – senão todos – chegarão ao mercado. Os pedidos de patentes anteriores preenchidos pela Sony revelaram novas tecnologias, entre elas uma que apareceu no último mês de Outubro e que mostrou a própria tecnologia de sensor de movimentos. Em Agosto, outra solicitação de patente que surgiu indicou que a Sony também está trabalhando em uma tecnologia de sensor de emoções.


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Sony patenteia tecnologia de sensor de emoções e reconhecimento de expressões faciais para games
- Controle de sensor por movimentos do PS3 disponível no 1º semestre de 2010
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário