quarta-feira, 20 de abril de 2016

Microsoft anuncia o encerramento da produção do Xbox 360

A Microsoft anunciou hoje que a empresa está encerrando a fabricação do Xbox 360 e descontinuando a plataforma. As unidades restantes continuarão sendo vendidas nas lojas até se esgotarem os estoques, com a quantidade de consoles disponíveis variando de país para país.


O Xbox 360 completou 10 anos de vida no último mês de Novembro, e até em Junho de 2014 as vendas do aparelho haviam alcançado a marca de 84 milhões de unidades.

A Microsoft disse que o sistema presenciou mais de 78 bilhões de horas jogadas e quase 486 bilhões de Gamerscore em 27 bilhões de Conquistas desbloqueadas. Mais de 25 bilhões de horas foram gastas com aplicativos do Xbox 360 durante toda a vida do console.

"O Xbox 360 ajudou a redefinir uma geração inteira de games na Microsoft", disse o chefe da Xbox, Phil Spencer. "Estou incrivelmente orgulhoso por todo o trabalho e dedicação que tivemos no desenvolvimento do hardware, dos serviços e do portfólio de jogos do Xbox 360 ao longo da última década. E eu estou muito grato aos fãs pelo contínuo suporte e paixão".

Spencer explicou que apesar do grande significado que o Xbox 360 representa para a empresa, o peso de continuar fabricando um produto que já chegou aos seus 10 anos de vida começou a ser sentido pela companhia, daí a decisão de encerrar a fabricação do console.

Apesar do anúncio de hoje, a Microsoft garantiu que os serviços da Xbox Live voltados para o Xbox 360 continuarão operando normalmente, incluindo partidas multiplayer online, conversas em grupos, acesso a aplicativos, e também os programas Games with Gold e Deals with Gold.

Os jogos de Xbox 360 do varejo continuarão sendo vendidos nas lojas, e o suporte ao hardware da plataforma também continuará sendo feito.

O Xbox 360 foi lançado na América do Norte em Novembro de 2005 inicialmente em duas versões chamadas Pro e Core. O modelo Pro apresentava um HD de 20GB e um controle sem fio, enquanto que o modelo Core vinha com um controle com fio e exigia uma unidade de memória separada para salvar os dados.

Posteriormente, a Microsoft fez uma revisão no hardware do console e lançou um novo modelo Slim de tamanho menor e que apresentou um HD de 250GB. Por fim, uma outra revisão no hardware resultou no lançamento de um outro modelo Xbox 360 'E' em 2013.

Olhando para o futuro, a Microsoft disse que estará divulgando mais dos seus planos para o mercado de games da companhia ao longo das próximas semanas e meses, incluindo novidades para o Xbox One, o Windows 10e além”.

Tem havido uma certa especulação no meio da indústria sobre a Microsoft estar revelando um novo console Xbox durante a E3 no próximo mês de Junho.


..............................................................................................................
Outras notícias:
- Futuros DLCs de Call of Duty: Black Ops III não serão lançados para PS3 e X360
- Xbox Live passará a dar suporte à sessões de jogo multiplayer com outras redes online; Rocket League é o primeiro título confirmado
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário