terça-feira, 22 de março de 2016

Quantum Break roda a 720p, segundo análises preliminares; estúdio responde que a resolução do jogo é uma 'questão complicada'

Neste final de semana, a Digital Foundry publicou sua análise técnica de uma versão preliminar de Quantum Break que o site pôde testar em um evento realizado recentemente pela Remedy, cujo resultado dos testes realizados mostra que o jogo possui uma resolução nativa de 720p.


Antes, a Remedy havia informado que Quantum Break daria suporte à resolução de 1080p, mas em sua análise técnica o site disse que "nós ainda não vimos evidências de um gameplay em 1080p full HD". A matéria em português você confere na edição brasileira da Eurogamer neste link.

"Em todas as cenas que testamos até agora, o resultado constante encontrado foi de uma resolução nativa de 720p em cada teste de contagem de pixeis", diz a matéria do site, "então apesar da possibilidade de alvos de renderização individuais poderem operar em resoluções maiores, a geometria básica que pudemos medir nesse momento revelam um resultado de 720p".

Apesar disso, a Digital Foundry garante que mesmo com esta resolução de 720p Quantum Break ainda assim se mostra como um título "visualmente impressionante, estonteante em diversas áreas". Isso se deve ao uso de diversos efeitos visuais pós produção tais como film grain, motion blur e anti-aliasing.

"Adicionalmente, a qualidade de imagem se mostra mais nítida e notadamente mais limpa em cenas mais estáticas, aonde a contagem de pixeis sugere algo próximo a uma apresentação de 900p. Uma solução de reconstrução temporal de anti-aliasing é um forte candidato - uma técnica aonde informações dos quadros anteriores são mescladas com o quadro atual".

A Digital Foundry informa também que o jogo roda à 30 quadros por segundo de forma constante, mesmo durante as cenas de combate com grandes efeitos visuais. Foi dito ainda que o título está "bem otimizado para o hardware do Xbox One”, apresentando assim um nível de performance relativamente estável ao mesmo tempo em que traz alguns efeitos visuais únicos.

Vale lembrar que a análise da Digital Foundry refere-se apenas à versão do jogo para o Xbox One, e foi feita com base nos dois primeiros capítulos do título. É esperado que a versão PC apresente uma performance e um visual técnico melhor nos computadores mais potentes. Além disso, a versão final de Quantum Break também poderá apresentar uma resolução maior na sua estreia.

Microsoft e Remedy Respondem às Notícias

Em seguida à publicação da Digital Foundry no final de semana, um usuário no twitter questionou o chefe da Xbox, Phil Spencer, sobre as notícias de que Quantum Break estaria rodando à 720p no Xbox One.

Spencer respondeu, "Eu o encorajo a experimentar o jogo antes de fazer qualquer pré-julgamento sobre o que faz um jogo ser bom ou ruim", agradecendo-o posteriormente pelo apoio em ter reservado uma cópia do título e dizendo que ele acha que os jogadores irão gostar do jogo.

Posteriormente a isso, a desenvolvedora Remedy Entertainment retornou as solicitações do site Inquisitr sobre o assunto, aonde o estúdio explicou de uma forma resumida como funciona a resolução em Quantum Break e quais foram os artifícios técnicos que o time de produção implementou para que o jogo apresentasse uma resolução de saída de 1080p.

Segundo o estúdio, Quantum Break utiliza a resolução de 720p como base, e em cima dela o jogo aplica a técnica de reconstrução temporal, a mesma solução que foi especulada pela Digital Foundry na sua análise técnica e que consiste em incorporar informações dos quadros anteriores ao quadro atual para se criar uma imagem mais nítida.

"[A resolução] 1080p em Quantum Break é uma reconstrução temporal dos quatro quadros de 720p 4xMSAA anteriores", explicou a Remedy. "Este método permite com que tenhamos pixeis com maior qualidade em combinação com efeitos e shaders complexos, resultando assim num visual cinematográfico".

Devido a esta solução implementada, a Remedy declarou que "falar sobre resolução, como ela é tradicionalmente conhecida, é complicado no caso de Quantum Break". Por fim, o estúdio disse que sempre focou em proporcionar uma experiência de jogo cativante juntamente com um visual artístico de grande qualidade, e desenvolvedora acredita ter alcançado este objetivo com o seu mais novo projeto.

A Digital Foundry explicou que esta técnica foi a mesma que a Remedy utilizou na produção de Alan Wake para o Xbox 360, que embora tivesse uma resolução nativa de 960x544, pôde migrar para uma resolução de saída de 720p por meio de uma técnica 4x MSAA implementada.

Quantum Break é um novo jogo de ação/aventura em terceira pessoa que mistura sessões de gameplay com segmentos em live-action, e cuja jogabilidade gira em torno de uma mecânica de jogo que permite manipular o tempo. O jogo é uma produção da Remedy Entertainment e está agendado para ser lançado para Xbox One e PC (Windows 10) no próximo dia 05 de Abril.

Abaixo você confere dois vídeos criados pela Digital Foundry referentes à análise técnica do jogo.

Análise de Performance Técnica:



Quantum Break no Xbox One Roda a 720p?



Certifique-se de selecionar a opção de qualidade '720p' ou superior nos menus do player para uma melhor visualização.

Para acessar a página da Filial dos Games no Youtube, clique aqui.

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Quantum Break - Trailer Cinematográfico Oficial - Nirvana: Come As You Are (Cover)
- Microsoft divulga uma hora do gameplay de Quantum Break no twitch - transmissão do dia 14.03.2016
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário