Setor de hardwares cresce 42% e ajuda a indústria a fechar no positivo, com as vendas totais acumulando R$ 2 bilhões em vendas; vendas de consoles caseiros sobem 80%, e o novo título da popular série de tiro da Activision lidera o quadro de softwares.
A NPD Group divulgou ontem um novo relatório de vendas da indústria dos games para o mercado de jogos nos Estados Unidos, referente aos resultados obtidos pela indústria no último mês de Fevereiro. E o mercado desta vez fechou no positivo, acumulando um total de U$ 887 milhões (R$ 2,04 bilhões) em vendas durante o período, o que representou um crescimento de 9% em relação a Fevereiro de 2013.
O grande fator que contribuiu para o bom desempenho foram mais uma vez as vendas de hardwares que, assim como em Janeiro, estiveram impulsionadas pela comercialização dos novos sistemas. O setor alcançou um novo e estrondoso crescimento superior à casa dos 40%, fechando Fevereiro de 2014 com U$ 347 milhões (R$ 798 milhões) em vendas, 42% a mais do que o obtido no mesmo período do ano passado.
Considerando apenas as vendas de consoles caseiros, as vendas de hardwares estiveram ainda mais superiores durante o mês, com o analista da NPD, Liam Callahan, informando que elas chegaram a 60% em Fevereiro de 2014 em relação ao que foi obtido em Fevereiro de 2013. E isto também esteve refletido nas vendas de softwares para a nova geração de consoles, com a comercialização de jogos para PS4 e Xbox One apresentando um desempenho superior ao obtido por PS3 e Xbox 360 em suas respectivas épocas.
"As vendas de softwares para PS4 e Xbox One iniciaram com um ótimo desempenho até Fevereiro de 2014", disse Callahan. "Quando comparados com os primeiros quatro meses de vendas do Xbox 360 e do PS3, as vendas de softwares para PS4 e Xbox One durante [os primeiros] quatro meses estão superiores à 80%".
Apesar disso, as vendas gerais de softwares ainda foram mais uma vez o ponto negativo do relatório, fechando Fevereiro com -11% em relação ao ano passado ao movimentar U$ 328 milhões (R$ 754 milhões). "Apesar das performances positivas no PS4 e no Xbox One, a maior parte das perdas de softwares vieram do declínio [nas vendas de jogos] da sétima geração de consoles (Xbox 360, PS3 e Wii), algo que é esperado enquanto fazemos a transição de uma geração de consoles para a outra", afirmou Callahan.
Apesar disso, diferentemente do que vinha acontecendo nos últimos meses, os lançamentos de Fevereiro de 2014 conseguiram ficar a par com os lançamentos de Fevereiro de 2013, com o número de unidades vendidas de novos títulos entre um período e outro apresentando uma queda de apenas 1% (em relação ao desempenhos dos jogos que estrearam durante o mês).
Em relação aos títulos mais vendidos do mês, Call of Duty: Ghosts assegurou mais uma vez a primeira posição do quadro de vendas, seguido pelo estreante LEGO Movie Videogame na segunda posição, e por NBA 2K14 em terceiro. O quadro conta ainda com os estreantes Thief na quarta posição, Lightning Returns: Final Fantasy XIII em oitavo, e Bravely Default que completa a lista dos 10 jogos mais vendidos.
Em uma nota separada, a Nintendo informou que as vendas de jogos para Wii U e 3DS cresceram 180% e 25%, respectivamente, durante o mês. Donkey Kong Country: Tropical Freeze foi citado como o principal responsável pelo bom desempenho do console, movimentando um total de 130 mil cópias entre as versões físicas e digitais.
Já Bravely Default comercializou mais de 200 mil cópias do jogo considerando tanto as versões físicas quanto digitais. A Nintendo informou ainda que se a lista dos 10 jogos mais vendidos da NPD não fosse composta pelas vendas combinadas entre as várias plataformas, Bravely Default e Donkey Kong Country: Tropical Freeze teriam sido respectivamente os segundo e quarto jogos mais vendidos do mês.
Também em uma nota separada, a Microsoft disse que as vendas de jogos para o Xbox One ultrapassaram a casa das 772 mil cópias, e que somadas aos jogos vendidos para o Xbox 360, as plataformas Xbox asseguraram 48% da fatia do mercado de softwares nos EUA em Fevereiro. O Xbox One tem comercializado uma taxa de 2,75 títulos por console, segundo a empresa.
Por fim, o setor de acessórios presenciou um crescimento de 3% durante o mês ao acumular um total de U$ 221 milhões (R$ 508 milhões) nos EUA, com a NPD citando especialmente as vendas de cartões de pontos e assinaturas como o maior mês de vendas.
Contando os demais setores não contabilizados pelo relatório, tais como as venda de jogos digitais, jogos usados, locações, assinaturas, conteúdos adicionais, microtransações, jogos para celulares, etc., a estimativa é de que um total de U$ 1,47 bilhões (R$ 3,38 bilhões) tenham sido gastos pelos consumidores americanos durante o mês de Fevereiro.
VENDA DA INDÚSTRIA DOS GAMES NOS EUA - FEVEREIRO DE 2014
VENDAS GERAIS
- Vendas totais no varejo: $887 milhões (9%)
- Total de hardware: $347 milhões (42%)
- Total de software: $328 milhões (-11%)
- Acessórios: $221 milhões (3%)
10 JOGOS MAIS VENDIDOS EM FEVEREIRO:
- Call Of Duty: Ghosts (360, PS3, XBO, PS4, NWU, PC)** - Activision
- The LEGO Movie Videogame (360, PS3, 3DS, NWU, XBO, PS4, PSV) - Warner Bros.
- NBA 2K14 (360, PS4, PS3, XBO, PC)** - Take 2
- Thief (PS4, XBO, 360, PS3) - Square Enix
- Grand Theft Auto V (360, PS3)** - Take 2
- Battlefield 4 (PS4, XBO, 360, PS3, PC) - Electronic Arts
- Assassin's Creed IV: Black Flag (360, PS4, PS3, XBO, NWU, PC)** - Ubisoft
- Lightning Returns: Final Fantasy XIII (PS3, 360) - Square Enix
- Minecraft (360) - Microsoft
- Bravely Default (3DS) - Nintendo
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Outras notícias:
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