quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Microsoft oferecerá servidores dedicados a todos os jogos do Xbox One

Fabricante também detalha como a nuvem da nova rede da Xbox Live ajudará no processamento dos jogos.


A Microsoft informou que a nova rede de computação na nuvem do Xbox One oferecerá gratuitamente servidores dedicados para todos os jogos que forem lançados para a plataforma, um processo que resultará em uma jogabilidade "muito mais confiável" aos jogadores.


A confirmação foi feita pelo diretor sênior da Xbox, Albert Penello, através de seu Twitter. Quando perguntado se os recursos de computação que serão oferecidos gratuitamente pelo Xbox incluiriam servidores dedicados para todos os jogos do Xbox One, Penello respondeu simplesmente que "sim".

Posteriormente através de uma nova postagem publicada no site oficial da Xbox, o gerente de supervisão de programas da Xbox Live, John Bruno, trouxe novas informações de forma mais detalhada sobre o que ele chamou de Computação da Xbox Live.

"Bem, para começar, vamos falar sobre o que é a nuvem da Xbox Live", escreveu Bruno. "Falando de forma simplificada, se trata de um número maciço de servidores de alta-performance rodando nos datacenters da Microsoft ao redor de todo o mundo - todos executando diversos trabalhos de computação"

Com este serviço computacional na nuvem, explica Bruno, os estúdios desenvolvedores de jogos serão capazes de utilizar a rede de servidores da Xbox Live na nuvem através dos datacenters da Microsoft para realizar tarefas de computação dos jogos afim de aperfeiçoar a experiência de jogo para além do que seria possível se fosse utilizado apenas os recursos limitados do console.

Esta opção permitirá estender as limitações técnicas do que é normalmente possível obter com apenas a unidade do console durante o processamento de um jogo, e isso resultará não apenas em um número maior de pessoas jogando ao mesmo tempo, mas também tornará a experiência de jogo mais estável.


"O desafio com o poder computacional de qualquer aparelho eletrônico, no entanto, é que os recursos que são lançados com ele são finitos. Construir jogos que elevam o poder dos hardwares dos aparelhos requer frequentemente que os criadores cheguem em um o balanço entre a fidelidade na experiência do jogador e os recursos computacionais disponíveis no aparelho. Essencialmente, a riqueza do mundo que eles criam para o jogo é geralmente limitada pelo que eles podem fazer com o poder deste aparelho", adicionou ele.

Segundo Bruno, a rede do Xbox One poderá ser usada pelos desenvolvedores para alocar processos de computação nos servidores da nuvem ao invés de sobrecarregar a unidade do Xbox One com todos os trabalhos de computação. Isso permitirá às empresas a balancear o que será processado no console, de forma que alguns processos poderão ser transferidos para a nuvem da Xbox Live para fazer o serviço.

Os desenvolvedores serão capazes de alocar por exemplo processamentos de renderização, de física, de iluminação e de inteligência artificial à rede do Xbox One, bem como o gerenciamento dos controles, do mapa do jogo e de conexões de rede, dentre outras coisas. Isso resultará com que os estúdios criem mundos mais reais e personagens não controláveis com uma inteligência artificial mais realista, dentre outros exemplos.

Bruno também citou exemplos que irão melhorar a experiência multiplayer através dos servidores dedicados. "Com as partidas multiplayer centradas nos servidores, não apenas mais jogadores poderão jogar (pense em centenas de jogadores simultaneamente), mas a jogabilidade será muito confiável aos jogadores. Não haverá mais interrupções na migração do host, experiências com qualidade inferior para o host, restrições do NAT nas redes domésticas, ou jogadores trapaceando".

A Microsoft já confirmou anteriormente que os jogos Call of Duty: GhostsTitanfall farão uso de servidores dedicados no Xbox One. O novo Xbox da próxima geração será lançado no próximo dia 22 de Novembro em 13 regiões do globo, incluindo o Brasil e os EUA.


..............................................................................................................
Outras notícias:
Killer Instinct terá o seu balanço ajustado através da nuvem do Xbox One
DVR do Xbox One não gravará todos os Achievements de forma automática
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário