quinta-feira, 25 de julho de 2013

Microsoft volta atrás e confirma que os estúdios independentes poderão lançar os seus próprios jogos no Xbox One

Fabricante altera as suas políticas e não mais exigirá que os desenvolvedores tenham uma distribuidora atrelada aos seus projetos para lançar os seus títulos no console; todas as unidades do Xbox One poderão ser usadas como um kit de desenvolvimento para a criação de jogos.


Em uma iniciativa parecida com as alterações de políticas feitas em Junho sobre os jogos usados e a exigência de uma conexão online, a Microsoft voltou atrás em seus planos e confirmou ontem que os desenvolvedores independentes poderão lançar os seus títulos por conta própria no Xbox One sem a necessidade de se ter uma distribuidora atrelada ao processo, sendo eles mesmos os próprios distribuidores de seus jogos.


A fabricante afirmou também que cada unidade do Xbox One poderá ser usada como um kit de desenvolvimento para desenvolver jogos, permitindo assim que cada pessoa em individual que adquira uma unidade do console possa ser capaz de tornar-se um criador de jogos.

"A nossa visão é que cada pessoa possa ser um criador", disse o vice presidente corporativo da Xbox, Marc Whitten. "Que cada Xbox One possa ser usado para desenvolvimento. Que cada jogo e experiência possa tirar vantagem de todas as funções do Xbox One e da Xbox Live. Isto significa auto distribuição. Isto significa o Kinect, a nuvem, os achievements. Isto significa uma grande capacidade de descobrimento [de jogos] na Xbox Live."

No entanto, estas opções, incluindo a função de se fazer do Xbox One um ambiente de desenvolvimento, não estarão disponíveis logo de imediato durante o lançamento do console em Novembro. Conversando com o site PolygonWhitten disse que isso se deve porque, apesar de a plataforma ter sido criada em cima desses conceitos, estes sistemas ainda não estarão prontos até o momento da estreia do console.

Esta nova conduta representa uma mudança em relação ao que a Microsoft havia planejado fazer anteriormente. No último mês de Maio, a fabricante havia dito que os estúdios independentes precisariam obter um contrato de distribuição com a Microsoft ou com uma outra distribuidora da indústria para que eles pudessem lançar os seus jogos no Xbox One.

Atualmente no Xbox 360, a política da Microsoft diz que os desenvolvedores independentes precisam ter uma distribuidora terceira atrelada aos seus jogos para que eles possam lançar os seus títulos na Xbox Live, com os estúdios independentes podendo optar por uma distribuidora de renome da indústria ou pela própria Microsoft Game Studios.

A mudança de postura da Microsoft acontece dias após a Sony ter declarado que "cada desenvolvedor em individual é um distribuidor" no Playstation 4, e que os estúdios independentes serão os próprios distribuidores dos seus jogos e terão controle sobre a data de lançamento de seus projetos na nova plataforma da empresa.

Por fim, a Microsoft prometeu que maiores informações sobre o programa serão divulgadas durante a GamesCom deste ano que será realizada entre os dias 21 e 25 do próximo mês de Agosto.


..............................................................................................................
Outras notícias:
Xbox One gravará os últimos 5 minutos de jogo para edição
Jogos do Xbox One serão vendidos pelo preço de $59.99
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário