Documento detalha um sistema que marca/rotula os jogos que já
foram usados, impedindo assim que eles rodem em diferentes consoles.
A Sony Computer Entertainment deu entrada em um novo registro
de patente que descreve uma tecnologia com a função de bloquear o uso de jogos usados anteriormente em outros consoles.
De acordo com o documento, cuja entrada foi dada no dia 09
de Dezembro pela SCE Japan, a tecnologia criará uma ligação entre o disco do
jogo e uma conta, uma ID do jogador mesmo que ele não esteja conectado à
internet, significando que qualquer futura tentativa de rodar este mesmo disco
em outro console não funcionará.
“Quando o jogo está para ser rodado, o aparelho de reprodução
transmite a ID do disco e a ID do jogador para a tag de permissão de uso,” pode
ser lido na patente. “A tag de permissão de uso armazena os termos de uso do
jogo e determina se a combinação da ID do disco e da ID do jogador transmitidos
pelo aparelho de reprodução atende os termos de uso ou não.”
O documento explica ainda que tal tecnologia faz parte de
uma iniciativa da Sony de eliminar as vendas de jogos usados, explicando que “um
esquema aonde o conteúdo eletrônico é comprado e vendido nos mercados de
segunda mão ou algo do tipo, as receitas decorrentes destas vendas não são
redistribuídas aos desenvolvedores. Além disso, considerando que os usuários
que compraram itens de segunda mão de certa forma não são mais potenciais
compradores do conteúdo, os desenvolvedores perdem os lucros que eles teriam
ganhado de outra forma.”
A Sony descreve ainda que o novo sistema é mais eficaz do
que as soluções de DRM e senhas. “Quando o aparelho de reprodução não está
conectado à internet, o uso do conteúdo não pode ser controlado,” pode ser lido
no texto, e o fruto disso é que “os usuários podem combinar de compartilharem
as senhas entre eles e portanto as compras e vendas de segunda mão não podem
ser eliminadas com certeza.”
O objetivo da empresa é de mudar esta situação com a nova
tecnologia. “Como resultado [desta nova ideia], o negócio dos conteúdos
eletrônicos nos mercados de segunda mão são eliminados, que em troca sustenta a
redistribuição de parte dos rendimentos das vendas de conteúdo eletrônico para
os desenvolvedores. "
É claro que a patente por si só não garante que a Sony
estará implementando o bloqueio em seus consoles, e vale lembrar também que a
fabricante não confirmou a existência de um aparelho que tivesse ou terá esta
tecnologia e que o documento não cita nenhum nome de console. Mas a ideia vem
de acordo com os rumores que afirmam que o PS4 (assim como o novo Xbox) não
rodará jogos usados.
Interessante notar, o texto chega a informar também que ideia
poderia ser usada até mesmo em acessórios e dispositivos licenciados.
Entretanto, tudo isso levanta algumas dúvidas e gera algumas
preocupações. Tal iniciativa causaria um impacto catastrófico no mercado de
locação de jogos, visto que as locadoras não poderão mais tocar o seus negócios.
Além disso, lojas varejistas como a GAME e a GameStop não contarão mais com as
receitas do mercado de jogos usados, e considerando o bom relacionamento que as
distribuidoras de jogos procuram manter com os lojistas, esta iniciativa parece
soar um tanto estranha.
Isto, no entanto, não impediu que o conteúdo da patente atingisse
as ações da GameStop. No dia seguinte após a divulgação da notícia, a gigante
americana do varejo viu o seu preço de mercado na bolsa de valores cair em 7%,
fechando o dia com queda de $1,57 em suas ações.
Jack Tretton, diretor geral da Sony Computer Entertainment
America, chegou a dizer no ano passado que ele era contra a ideia de
implementar um sistema de bloqueio aos jogos usados, isso de acordo com uma
conversa citada pelo analista Michael Pachter. Segundo ele, a posição de Tretton
é a de que os jogos usados são “ótimos para os consumidores,” e bloqueá-los
seria uma iniciativa “anti-consumidor.” Entretanto, ele fez questão de frisar
que isso era apenas a opinião pessoa dele, ao passo que a Sony do Japão (a qual
geralmente é quem dá a palavra final) poderia ter uma opinião diferente sobre o
assunto.
Outros famosos estúdios desenvolvedores como a Crytek e a
DICE também se declararm abertas à iniciativa de bloquear os jogos usados.
A IGN publicou ter tentado contatar a Sony para falar sobre
o assunto, mas um representante disse apenas que a empresa não comenta sobre
rumores ou especulações.
FONTE: CVG.com / Eurogamer.net / IGN.com
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